Enquanto rodávamos pela Moyenne Corniche, saídos de Nice e em direção a Menton, onde visitaríamos o Museu Cocteau (eu estava naquela excursão pela França da Biarritz, lembram?), fizemos uma parada mais que estratégica em Eze para o almoço.
Eze é um vilarejo medieval erguido também no alto de uma colina, a mais de 400m acima do Mediterrâneo. Ali, como no Saint Michel, os carros não entram; a gente estaciona na base da colina e sobe a pé pelas ruelinhas lindas-maravilhosas.
Bem menor, mas no mesmo estilo de Saint Paul de Vence: ruelinhas tortuosas, galerias de arte e lojinhas espalhadas, aquele jeitão de parada no tempo. E ainda com direito às ruínas de uma belíssima fortaleza no alto, de onde se vê - mesmo com o dia cinza e garoando - boa parte da riviera ao longe. Imagino que num dia de céu azul limpo seja um desbunde.
É claro que a maioria do grupo optou por não almoçar e sim subir e descer zanzando por aquelas ruelinhas da cidade para conhece-la na hora e meia que tinhamos por ali. E foi suficiente, porque a cidade é pequenininha; aliás, tão pequenininha que você pode "se perder" N vezes entre escadarias, ladeiras e ruelas e vai se encontrar logo em seguida :D
As casinhas de pura pedra se misturam à vegetação tropical que rodeia a colina. E a fortaleza lá do alto (a gente paga para entrar) inclui também um jardim apaixonante. Eze foi vítima de sucessivas ocupações, a começar pelos próprios romanos, é claro - e, muito tempo depois, Luis XIV se encarregou de destruir toda a muralha da cidade, humpf.
Lindo passeio; e olha que estávamos debaixo de chuvisco. Paradinha perfeita para quem estiver viajando de carro pela riviera.
(para os shopaholics: ali ainda tem uma loja da fábrica da Fragonard que é sensivelmente mais barata que as demais)
Mostrando postagens com marcador Côte d´Azur. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Côte d´Azur. Mostrar todas as postagens
6 de jul. de 2012
Menton e o Museu Cocteau
Menton é mais uma das cidadezinhas à beira-mar na Riviera Francesa. Tranquila, com prainha de calheta, um belo mercado, trenzinho pro tour turístico de inspiração cinematográfica.
E foi justamente ali que foi instalado o novo Museu Jean Cocteau - Collection Wunderman.
Dentro do museu é proibido fotografar, por isso só fotos externas ilustram esse post. E olha que o exterior vale a pena, não vale? O prédio à beira-mar destoa completamente da paisagem francesinha de Menton, é verdade; mas é um belo trabalho arquitetônico, e que ajudou a dar uma revitalizada na área.
E por dentro, baita acervo. Estão ali o Cocteau das letras, dos quadros, do cinema, mil caras, em distintas fases de sua vida (o subsolo é quase todo dedicado aos seus filmes, com vários setores exibindo trechinhos de obras como "A bela e a fera"). E ainda tem um ateliê de 70m quadrados destinado às crianças e escolas em visita ao museu.
O acervo de obras é tão grande que não há espaço disponível para tudo, não; as obras expostas devem ser trocadas a cada ano do museu.
A boa? O ingresso completo, por 8 euros, que dá direito tanto ao novo museu, como ao Musée do Bastion e as exibições temporárias.
E foi justamente ali que foi instalado o novo Museu Jean Cocteau - Collection Wunderman.
Dentro do museu é proibido fotografar, por isso só fotos externas ilustram esse post. E olha que o exterior vale a pena, não vale? O prédio à beira-mar destoa completamente da paisagem francesinha de Menton, é verdade; mas é um belo trabalho arquitetônico, e que ajudou a dar uma revitalizada na área.
E por dentro, baita acervo. Estão ali o Cocteau das letras, dos quadros, do cinema, mil caras, em distintas fases de sua vida (o subsolo é quase todo dedicado aos seus filmes, com vários setores exibindo trechinhos de obras como "A bela e a fera"). E ainda tem um ateliê de 70m quadrados destinado às crianças e escolas em visita ao museu.
O acervo de obras é tão grande que não há espaço disponível para tudo, não; as obras expostas devem ser trocadas a cada ano do museu.
A boa? O ingresso completo, por 8 euros, que dá direito tanto ao novo museu, como ao Musée do Bastion e as exibições temporárias.
Postado por
Mari Campos - Pelo Mundo
às
8:30 AM
Nenhum comentário:
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Links para esta postagem
Marcadores:
arte,
artes,
Côte d´Azur,
Excursão na Europa,
França,
Menton,
Museu Cocteau,
museus,
Nice,
Riviera Francesa
30 de jun. de 2012
Nem só de glamour vive a Riviera Francesa
| As paredes pintadas por Cocteau en Santo Sospir |
| A arquitetura impressionante do novo Museu Cocteau em Menton |
| Picasso no meio da rua... |
| ... e Picasso sobre o mar na Riviera |
| O Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Nice por fora... |
| ... e por dentro |
| Nice tem arte até na fachada da Prefeitura... |
| ... no meio da rua... |
| ... e na genial biblioteca |
| Chagall nas paredes... |
| ... e nos Vitrais |
| Artista em plena função nos ateliês da Villa Arson |
| A entradinha da tocante capela pintada por Matisse em Vence |
Postado por
Mari Campos - Pelo Mundo
às
11:52 AM
Nenhum comentário:
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Links para esta postagem
Marcadores:
arte,
artes,
Cannes,
Cap Ferrat,
Côte d´Azur,
diário de viagem,
Excursão na Europa,
França,
museus,
Nice,
Riviera Francesa,
Saint Paul de Vence,
tours
29 de jun. de 2012
Excursão na Europa
![]() |
| O roteirinho detalhado da viagem, no material enviado pela operadora antes do embarque |
O roteiro tinha tudo para dar certo mesmo: fazer a Côte d´Azur (Nice, Cannes, Mônaco, Cap Ferrat, Eze e várias outras), Paris e Metz, tudinho atrás do melhor da arte contemporânea e moderna nas regiões; e acompanhados de um professor especialista em História da Arte, o que tornou cada visita simplesmente genial - nada como a arte mediada ;-)
| Santo Sospir, a genial casa de Cocteau em Cap Ferrat |
Claro que viajar em grupo tem seus ônus: o que mais me incomodou foram os atrasos, muito desmensurados nos dois primeiros dias. Depois da bronca da guia, o povo se tocou nos dias seguintes; mas, ainda assim, estávamos sempre à espera de alguém o tempo todo, mesmo sendo tão poucos os passageiros.
| A bela marina de Cannes |
Fizemos toda a Côte d´Azur em ônibus - porque eram vários deslocamentos por dia, mas sempre curtinhos - e em Paris fizemos tudinho em metrô, bem prático e rápido. Em todos os museus tinhamos visitas guiadas já programadas e os dias não eram tão puxados - pouquíssimas vezes saímos antes das 9h do hotel ou retornamos depois das 18h. E a guia era prática, zero frescuras, paciente e bem atenciosa com todo mundo (alguns passageiros tinham bastante idade e ficavam bem dependentes da opinião/orientação dela para tudo).
Quem me segue no twitter, facebook e instagram, acompanhou os relatos e fotinhos diárias da viagem, que durou um pouco menos de duas semanas - incluindo a aventura da volta, com o mega delay do voo da Air France ;-P Nos próximos dias, você confere aqui o relato detalhadinho dos passeios lindíssimos da viagem, tintim por tintim.
Postado por
Mari Campos - Pelo Mundo
às
9:21 PM
5 comentários:
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Links para esta postagem
Marcadores:
arte,
artes,
Biarritz,
Cannes,
Côte d´Azur,
diário de viagem,
Europa,
excursão,
Excursão na Europa,
França,
Nice,
Paris,
Riviera Francesa,
tours
Assinar:
Postagens (Atom)

