Mostrando postagens com marcador Cruise Review. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Cruise Review. Mostrar todas as postagens

11 de fev. de 2012

Cruise Review: Silver Whisper

O check in com champagne: imbatível
Não escondo de ninguém que a Silversea se tornou minha armadora favorita desde o primeiro cruzeiro que fiz em um de seus navios, em 2007. A preferência continua firme e forte até hoje e posso dizer que absolutamente todas as minhas expectativas foram atendidas agora, na minha primeira viagem no Silver Whisper, meu terceiro cruzeiro com eles.
 É claro que o valor de uma cabine num dos navios da companhia é sensivelmente mais alto em comparação à maioria das armadoras do mercado; mas eu continuo achando que o custoXbenefício é super dooper. Ali tudo está incluído: refeições, room service 24h, open bar 24h, vasta carta internacional de vinhos, serviço de butler, entretenimento, lavanderia self-service, shuttle bus nas escalas até o centro etc.
As cabines-padrão sempre ultra espaçosas, todas externas e com vista (90% com varanda)
Só não estão incluídas as excursões em cada porto de escala e, minha grande birra, a internet a bordo (humpf). Mas o serviço é irrepreensível: desde o momento em que a gente embarca, é chamado pelo nome por cada membro do staff. 
Aulas de culinária local a bordo (aqui a head-chef Anne-Marie cozinhando pratos sul-africanos)
 A rota por si só já era mais que tentadora: do Brasil à África do Sul, com escalas em Santa Helena e Namíbia.  E o diretor de cruzeiro, o português ultra gente fina Fernando de Oliveira, soube fazer cada dia em alto mar valer a pena (e olha que, em 14 dias, tivemos vários; só do Rio a Santa Helena foram 5 inteirinhos), com zilhões de atividades diárias, de palestras e aulas de culinária típica de cada escala a jogos de trívia e competições mil, sempre ultra bem humorado.
O kit-viagem enviado à domicílio antes da data de embarque
 A gastronomia a bordo foi impecável da primeira à última noite - além do menu que mudava a cada refeição e a cada dia, avisando com 24h de antecedência era possível pedir individualmente o que se desejasse.  Ao longo do dia, são 4 restaurantes disponíveis: o principal, The Restaurant, com a carta mais variada e requintada, sempre a la carte; o Le Champagne, com chancela Relais&Chateaux e aberto só para jantar (o único com reserva paga - US$30 - do navio); o italiano La Terraza, buffet durante o dia e a la carte no jantar; e o Pool Deck, mais informal, à beira da piscina.
Os banheiros com banheira e ducha separadas e amenities Bulgari ou Ferragamo (ou ainda hipoalergênicas)
 Os bares - também quatro, no total - são um capítulo à parte. Além da extensa carta de vinhos, com rótulos de toda sorte e de tudo quanto é continente, e dos destilados de boas marcas, os barmen sabiam preparar todos os drinks clássicos com perfeição e viviam inventando novos coquetéis para fazer graça com os hóspedes (inventaram, por exemplo, um tal de "cucumber martini" pra uma hóspede que pediu um drink diferente e refrescante como pepinos :-P).
Agenda de palestras todos os dias
A agenda de palestras diária foi bem boa, mas poderia ter sido melhor na minha opinião. Tivemos um especialista nos destinos, um astrônomo e um embaixador como palestrantes, mas acho que faltou alguém mais entendido nessa rota (um Amyr Klink, que tal? :-D) para encantar todos os apaixonados pelas navegações que estavam a bordo. No finalzinho da viagem rolou também um especialista em vinhos africanos.
A tranquila vida a bordo, com baita serviço de piscina
O mais bacana dessa série foi  que o astrônomo, além das palestras, promoveu em 3 noites uma observação noturna do céu, lá pela meia-noite, nos decks externos do navio. Coisa linda mesmo.
Um dos 4 restaurantes a bordo
Alta gastronomia todos os dias
Mimo de boas-vindas
Circulei muito pouco por esses ambientes, mas boutiques, cassino, spa e salão de beleza também completam as instalações, é claro. Equipe de recepção ok e equipe do deck de excursões muito gracinha.
O hall das boutiques
Os oficiais entram na brincadeira e são postos para cozinhar massas no deck da piscina ;-)
Mas o imbatível de verdade na Silversea, na minha opinião, é o staff em geral. O serviço é louvável, da rapidez com que preparam sua cadeira na piscina assim que você encosta ao lado de uma à gentileza com que te servem um simples copo d´agua (os garçons todos sempre lembram que água você gosta, como você gosta do seu café, se sua bebida vem com gelo ou não etc).  E eles respondem com a mesma simpatia por mais chato que seja o hóspede. Claro que todo mundo se afeiçoa rapidinho a todos eles.

Sem contar que a Silversea sabe tratar os solo travelers como ninguém: logo na primeira noite, rola um "solo travelers get together" pra todo mundo que viaja sozinho já se conhecer de cara (eramos 41 nessa viagem!) e se enturmar. E também tem hosts e hostesses pra garantir que todo mundo esteja socializando e se divertindo na viagem.
Café da manhã servido na cabine
Silversea experience: um jantar em pleno deserto da Namíbia para todos os hóspedes
O fofo capitão Angelo Corsaro à frente de sua equipe na Farewell night
O capitão, o italiano Angelo Corsaro, estava sempre acessível. Todo dia dava uma circulada pelo deck da piscina para bater um papo com os hóspedes na hora do almoço e toda noite convidava alguns passageiros para jantarem com ele.
Staff 100% fofo e eficiente (aqui o barman Oliver que todas as noites preparava meu White Lady com esmero :-D)
O Silver Whisper ancorado em Santa Helena
No saldo final, meu melhor cruzeiro até hoje.  Pela rota, pelo navio, pelo staff e, claro, pelos ótimos companheiros de viagem que tive.

29 de mai. de 2011

Cruise Review: Silver Spirit, Silversea

 Inauguro hoje uma nova seçãozinha aqui no blog, as cruise reviews. Já que as hotel reviews são as páginas de maior sucesso do Pelo Mundo, e levando em consideração que eu adoro cruzeiros e já fiz alguns, de diferentes armadoras, nada mais justo que ter uma parte do blog avaliando também esse setor, né?
Nos posts anteriores, vocês acompanharam minha viagem no Silver Spirit, da Silversea, pelo Mediterrâneo. A viagem foi excelente, posso dizer com segurança. Cruzeiro que faz jus ao título de cruzeiro de luxo, em sistema all inclusive com marcas e produtos que realmente valem a pena consumir.
 Não houve nem check in no excelente porto de Barcelona (excelente mesmo, limpo, funcional, organizadíssimo, um terminal diferente para cada navio ancorado!) - você só passa pelo raio-X de segurança do porto apresentando seu voucher, mas o check in é todo feito dentro do navio. Aí vai minha única crítica à viagem em geral: talvez por não ser um dia tradicional de embarque (o navio dormiu uma noite em Barcelona e a maioria dos check ins aconteceu no dia seguinte ao meu, antes do barco zarpar), não havia ninguém da companhia no porto. Eu mesma levei minha mala do táxi ao navio - o que não combina com um cruzeiro de luxo, certo? Mas dos males o menor.
 Ao fazer o check in na recepção do navio, o mordomo responsável pela minha ala de cabines veio ao meu encontro, me levou até a cabine (chamada a bordo de suite) e me apresentou todas as funcionalidades e serviços da mesma - não sem antes me entregar uma taça de champagne :-)
 A cabine é maravilhosa, muito parecida àquela na qual eu já tinha viajado em 2007 em outro barco da mesma companhia, o Silver Wind (ter uma cabine com varanda na Silversea é facílimo, já que seus barcos têm mais de 95% das cabines com varanda :-D). Espaçoso, elegante, funcional - eu só deixaria mais espaço entre a cama e a "penteadeira", que é local de passagem. No fundo, tem até espaço de sobra, mas é que levam em consideração os passageiros que fazem o World Cruise durante 4 meses e realmente precisam de espaço extra.
 Prateleiras para acomodar seus livros e objetos pessoais e que também fazem às vezes de cristaleira, já que o minibar também está incluído. ipod doc, controles independentes de temperatura, rádio, TV interativa de LCD embutida no espelho na sala de estar E em frente à cama, binóculos para empréstimo, mesa de trabalho, orquídeas naturais, ótimo.
 Walk in closet, com espaço realmente suficiente para duas pessoas guardarem suas roupas, seja penduradas, seja nas gavetas.
 Banheiro moderno e ultra-funcional, com banheira e ducha separadas - tremendo chuveiro por sinal, delicioso.
 As amenities você escolhe: ou Bulgari ou Ferragamo.
 E a programação diária, como de costume, você fica sabendo pelo jornal de bordo, uma gracinha.
 O que eu achava mais legal é que, dentro do jornalzinho, sempre vinha encartado o menu a la carte do restaurante principal para almoço e jantar, caso você desejasse pedi-lo na cabine.
 A boa gastronomia é realmente uma marca da companhia; não é à toa que possuem restaurantes Relais&Chateaux em seus navios. Eu ainda lembrava muito bem dos pratos excelentes que comi em 2007 e nessa viagem comi pratos excelentes outra vez. Seja das saladas rápidas à beira da piscina...
 ... aos pratos esmeirados dos restaurantes ou do serviço de quarto.
 O serviço na piscina também era super cuidadoso, fosse para oferecer drinks e coquetéis ou na rapidez para providenciar novos jogos de toalhas para as cadeiras recém-desocupadas. E tudo muito limpo, sempre.
 As atividades à bordo eram muitas, fosse dia de escala ou dia no mar. Dos tradicionais bingos a aulas básicas de alguns idiomas, todo mundo encontrava seu lugar. Eu, claro, me inscrevi em todas as atividades ligadas à gastronomia que pude e participei de excelentes workshops da École des chefs, como o Lunch and Learn da foto.
 O serviço foi muito atencioso. A bem da verdade, bem menos atencioso que na viagem em 2007, quando todos me chamavam sempre pelo nome (todos os tripulantes recebem um arquivo com foto - feita no check-in - e nome de todos os passageiros). Mas ainda assim muito gentil e solícito, como se espera num hotel do gênero.
 O serviço de quarto é um detalhe à parte. Não bastasse a história dos mordomos para as cabines - tem gente que os utiliza até para fazer e desfazer malas, pra buscar um petisco assim, um negocinho assado - o room service também está incluído na tarifa, 24h. Ou seja: você pode pedir o que quiser durante as 24h do dia na sua cabine que será servido com o maior esmero.
 A estrutura para embarque e desembarque também era organizadíssima. Em todos os portos - à exceção de Guernsey, que a gente realmente desembarca e míseros passos do centro - colocam shuttle do navio a algum local chave da cidade de escala (como a Plaza Catalunha em Barcelona, por exemplo) para levar e trazer aos passageiros, com saídas a cada 30 minutos, sem nenhum custo extra.
As excursões, overpriced como em qualquer cruzeiro, também são super bem executadas: tomei duas, uma em Málaga, para ir a Granada e a Alhambra, e outra em Bilbao, para ir à costa basca, e fiquei muito satisfeita. Mesmo em Granada, que tinhamos almoço incluído por ser uma excursão de dia inteiro, o almoço foi exatamente nos mesmos moldes do navio, num restaurante excelente.
 E o navio é cheio de cantinhos interessantes: cyber (mas internet caríssima, infelizmente), duas bibliotecas, sala de jogos, terraços mil, vários salões, big spa (pago à parte). São cinco restaurantes e quase uma dezena de bares para você curtir o prazer da navegação saboreando pratos, petiscos, vinhos e drinks de ótima qualidade.
 O melhor french martini EVAH, por sinal :-)))))
 Música DJ ou ao vivo em todos os bares, todas as noites, e shows também todas as noites à bordo, de espetáculos musicais a shows de jazz no Teatro. Teve até show de flamenco em pleno deck da piscina na Espanha.
 No fim da noite (vale lembrar que o entretenimento termina lá pela uma, uma e meia da manhã, simplesmente porque o navio inteiro dorme), vira e mexe rolavam atividades como uma excelente degustação de portos e jerez que fizemos.
Destaque para a Silversea Experience - uma atividade que acontece em alguns dos roteiros da companhia, aberta e gratuita para todos os hóspedes. No meu roteiro, foi uma visita em plena segunda-feira ao Guggenheim de Bilbao, exclusiva para os passageiros, com direito a mini coquetel, uma delícia.

Excelente viagem. Taí uma companhia de cruzeiros que eu continuo recomendando, porque acho que sua propaganda é totalmente compatível com seu serviço.

Em tempo: apesar de ter roteiros com preços elevados, já que são viagens de luxo com tudo incluído, vale ficar de olho no site da companhia; vários roteiros vira e mexe são oferecidos com chamadas "super savings", com descontos de até 60%.