Mostrando postagens com marcador Cusco. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Cusco. Mostrar todas as postagens

25 de jan. de 2011

Chinchero: mais um gostinho de Peru

Cusco

 Cusco é uma graça de cidade. Uma reunião impressionante de turistas de todo canto do mundo, dos mochileiros mais duros aos ricaços mais abonados.
 Mas, muito francamente, como eu já contei no twitter, Cusco me decepcionou um pouco. No fundo, eu já tinha lido e ouvido tanta coisa bacana sobre ela que acabei me frustrando.
 O centro histórico é uma graça, com museus e igrejas riquíssimos, interessantíssimos. A arquitetura é de babar, dia e noite.
A Catedral é um verdadeiro desbunde e vale os 25 soles (+-9 dólares) de entrada que cobra.
 As ruelas de pedra são uma graça, tranquilíssimas, deliciosas de subir e descer ladeiras.
 Mas também Cusco testa nossa paciência, com o assédio inesgotável de vendedores, engraxates, operadores de turismo, promotores de restaurantes. "amigo", "amiga"! Todo mundo te chama assim, o tempo todo, inclusive tocando e puxando pelo braço.
 E, saindo do lindo quadrilátero do centro histórico, a cidade é grande, muito grande - mas também muito confusa e, lamentavelmente, muito suja, uma pena.
 Cusco me pareceu bastante segura, dia e noite, para caminhar, passear, sair - ali no centrinho, é claro, onde há movimento inclusive de madrugada, com a agitada vida noturna dos mochileiros.
 Então, meu conselho: curta Cusco, que ela é fofa. Mas, pelamordedeus, pegue um hotel/hostal em pleno centro - há ótimas opções por lá - porque ficar afastada do quadrilátero é FURADA (uns brasileiros hospedados de pacote no Sonesta estavam possessos)
 Janeiro por lá é conhecido como o "mês dos brasileiros" de tantos brazucas que aportam por lá - mas a quantidade de argentinos ali também é impressionante. Explorar as ruelas e ladeiras é programaço.
 E divertidíssimo que parece o território mais gay-friendly do planeta - a bandeira coloridíssima da cidade está em todo canto, das varandas e janelas à entrada de lojas e restaurantes :-D
A chuvinha que me recebeu em Cusco só parou no dia de vir embora. Por isso mesmo, talvez seja necessario eu visita-la mais uma vez, numa outra oportunidade, pra me entender melhor com ela ;-))))

Um gostinho de Peru

No bus voltando do Valle Sagrado de los Incas...

24 de jan. de 2011

Vale Sagrado: vá, vá, vá!



Não precisei nem chegar ao Peru pra perceber que tinha planificado errado minha viagem. Muito pouco tempo pra tudo, muita coisa deixada de fora. Mas pouca coisa me deu um pânico tão grande quando pensar que eu iria embora do país sem nem ter pisado no famoso Valle Sagrado de los Inkas.
Então eu fiz o que faz a maioria dos turistas que visita Cusco: comprei um passeio de um dia, tipo bate-e-volta, para o Vale Sagrado. Dá pra comprar em qualquer uma das 16783498738765 agências da cidade - vai custar sempre 25 soles - algumas, abusadas, cobram 30. Só que não vale comprar só o passeio: tem que comprar o "boleto turístico", que dá direito a entrar nos sítios arqueológicos - 70 soles (estudante sempre tem meia entrada lá).
Não espere nenhum glamour no passeio. O passeio sai todos os dias, zilhões de micro-ônibus, da pracinha atrás de Plaza de Armas. É assim: não importa com quem vc tenha comprado o seu passeio, eles vão enchendo os ônibus um a um até lotar e sair. CoUsa de dodjo. Mas funciona.
Dei sorte de pegar um guia gente finíssima - e um ônibus quase 100% mochileiros sul-americanos (eu era a única exceção :-D ). Logo de cara, o guia Jorge foi perguntando: "vcs estão a fim de fazer compras ou conhecer a história peruana?". Trato feito, tivemos full tour histórico, sem parada para comprinhas (o único mico foi o almoço buffet).

O Jorge nos explicou tintim por tintim cada detalhe, de cada canto, de cada pedra. Tinha seus momentos Lair Ribeiro., mas era cultíssimo, adorei. E nunca subi tanta montanha na minha vida.

 Meu veredito? Vá, vá e vá. Mas, se puder, fique. Fique 1 ou 2 noites por lá, pra poder conhecer tudo direitinho e não só os 3 lugares principais (Ollantaytambo, Pisaq e Chinchero). Se não der, vá como eu, no bate-e-volta. Imperdível.

22 de jan. de 2011

No Vistadome

 Dei um pouquinho de azar na viagem de trem de Cusco a Machu Picchu: dois dias antes da viagem, recebi um email da Peru Rail avisando que, graças a trabalhos de manutenção da ferrovia, metade do trecho total da viagem seria feito em ônibus. Uma pena.
 Tivemos que chegar à estação 45 minutos antes, pra tomar os minibuses que nos levaram a Ollayatambo- 5h30 da matina. O ruim mesmo é que nos mantiveram todos, em pé, por esses mesmos 45 minutos, em Ollayatambo, esperando para poder embarcar no trem que nos levaria a Machu Picchu. Paciência.
 Depois de tudo que tinham me contado de ruim do Backpacker e elogiado o Vistadome, claro que eu reservei o segundo (142 dólares ida e volta, uma diferença de preço até pequena para o Backpacker). Achei as poltronas bem confortáveis e o serviço bem bacaninha (um bom café da manhã na ida e esse lanchinho frugal na volta). As janelas, bem grandes, inclusive no teto, deixaram todo mundo babando na ida.
 A volta teve uns momentos mico. Como esse "personagem" peruano zanzando pelos vagões e tirando tuirstaas para dançar. E depois um equivocado "desfile de moda" com as roupas (caríssimas) vendidas pela própria Peru Rail.
Chato que, na volta, também tivemos que pegar o busão pra chegar a Cusco; e, como começava o rally que cruza do Peru ao Brasil esses dias, chegamos 1h mais tarde que o previsto na estação - e, claro, quando eu cheguei na praça, a lançamento oficial do rally já tinha terminado :-(

Saldo final: é caro? Sim, é bem caro. Mas a diferença para o backpacker (de 22 dólares por trecho) parece bem válida. E o serviço como um todo é decente, de boa qualidade, dos funcionários à alimentação e conforto das poltronas.

Maratona Peru Puro Lujo

 Pra quem perdeu as tuitadas, estou agora em plena Maratona Peru Puro Lujo. Como o turismo de luxo é o que mais cresce no Peru (e um dos que mais cresce no mundo, por sinal), com grande participação do público brasileiro, tô testando alguns dos hotéis mais vendidos para os brazucas nesse segmento. Nessa maratona, uma noite em cada hotel, nada mais, nada menos. Corridíssimo, mas dá pra ter ótimas ideias dos serviços e custosXbenefícios - além de dormir muitíssimo bem, é claro ;-)
Tudo começou com o excelente Casa Cartagena, em Cusco (acima)...
 ... ontem a noite foi no adorável Inkaterra Machu Picchu (acima)...
...e hoje sonho com os anjinhos no quarto fabuloso do La Casona Inkaterra, em Cusco.

Logística complicada e cansativa ficar mudando de mala e cuia todo dia. Mas belíssimos, belíssimos hotéis, viu? E aguardem que ainda vem mais por aí.

20 de jan. de 2011

Live, from Peru :-)

Pois é, eu sei que o povo tava curtindo os posts sobre a Ilha de Páscoa. A viagem foi mesmo linda de morrer. Mas com a história de não ter internet direito lá, os posts acabaram ficando atrasados... já faz uns dias que cheguei ao Peru e, quem me acompanha via twitter e facebook também, já tava ficando desnorteado com as infos de Peru e Páscoa misturadas.

Então, peço uma licencinha pra começar a postar, ao vivo e a cores, de terras peruanas. Os posts sobre Lima, que eu adorei, ficam pra depois, porque ontem de manhã eu cheguei a Cusco; e Machu Picchu e Vale Sagrado vêm na sequência.


Por agora, posso dizer que, apesar da chuvinha característica dessa época, que baita destino é o Peru!
Além das atrações turísticas e gastronômicas - que são igualmente deliciosas - hoje começo também uma Maratona Peru Puro Lujo, me hospedando cada noite num hotel diferente, e só hotelaços (afinal, o turismo de luxo peruano é dos que mais cresce no mundo inteiro - 25% no ano passado!)

Então, entre tuitadas, fotinhos no FB e postzitos aqui, declaro definitivamente aberta a temporada peruana do Pelo Mundo. Me gusta, me gusta, me gusta ;-)

7 de jan. de 2011

Dicas de Lima, Cuzco e Ilha de Páscoa? Deposite aqui, por favor ;-)

Semana que vem eu embarco pra primeira trip de 2011: ilha de Páscoa, Lima, Cuzco e Machu Picchu. Sim, eu sei que essa não é a melhor época para ir ao Peru, sobretudo a Machu Picchu; mas é que, como eu sairia de Lima para a Ilha de Páscoa anyway, não tinha como deixar de passear pelo país, aproveitando a oportunidade, certo?
Então, se você tiver dicas dos passeios mais legais, atrações mais bacanas, onde comer, onde sair, o que ver e tal, por favor, fique à vontade: deposite suas preciosas dicas na caixa de comentários. Serão todas muito, muito bem vindas.
Gracias :-D