30 de nov. de 2009

De primeira classe na TAM

Foi só eu tuitar ontem que a British Airways , em acordo com o luxuosíssimo hotel londrino The Dorchester, passou a oferecer o famoso afternoon tea inglês aos passageiros da first que um monte de gente reclamou que eu nunca postei as fotos da minha experiência no finalzinho de outubro ao voar na primeira classe da TAM.
Eu contei sobre o voo e dei minha opinião sobre se viajar de primeira classe é válido ou não lá no Saia pelo Mundo. Mas o povo tem razão: eu acabei esquecendo de fazer o fotolog. Então aqui vai:
A sala vip caidérrima da Aena, já que a TAM não tem sala própria em Barajas, deixou super a desejar, com móveis quebrados, atendimento zero, wifi pago e foodies e drinks mínimos e insípidos – aliás, foi a pior sala da Aena que eu já vi (as do terminal 4 e 4S são BEM melhores).

O atendimento da TAM foi vip do princípio ao fim: todo mundo me chamava pelo nome e uma funcionária me acompanhou até eu entrar no avião em Barajas e outra até a minha mala estar em minhas mãos em Guarulhos, com muita cortesia. À bordo, o atendimento das duas comissárias – éramos apenas 3 pessoas na first – também foi pura atenção e gentileza. Ganhei presente de boas vindas com grife Trosseau

Mas os móveis, BEM velhinhos, deixaram a desejar – assim como a decoração, bem ultrapassada (o espaco, ah, sim!, esse era fenomenal)
Deu pau no entretenimento de bordo, mas ganhamos Tvzinhas portáteis para poder assistir os filmes durante a madrugada. O cardápio, como eu também já contei lá no Saia, era de N pratos mas meio sem sabor (gostei muito mais da comida nas pouquissimas vezes em que viajei de business); a apresentação dos pratos tava bem legal.
A poltrona reclinava a quase 180 graus, com um menu self service para escolher a posição adequada de cada parte da poltrona, de forma independente.

Na hora de dormir – ainda que eu não durma mesmo em avião – as comissárias arrumaram a poltrona como uma cama, com lençol, travesseiro e cobertor. Tinha até pijama (breguissimo!) e chinelinhos de quarto para quem quisesse, além de necessaire customizada – você mesmo escolhe que itens quer.

Reitero aqui: adoro um luxo. E nada como ser mimado num aviao quando estamos acostumados a ser maltratados ou ignorados feito sardinha em lada na economica. Mas, sinceramente, pra simples mortais como nós, acho que só vale viajar de first como eu, torrando as suas milhas; pagar cerca de dez mil dólares por um único voo é, pra mim, puro desperdício – e grana suficiente pra financiar umas belas férias.
Duro mesmo foi desembarcar em Guarulhos e enfrentar mais de uma hora nessa fila para passar pela Receita Federal...

10 comentários:

Patricia de Camargo disse...

Quando fui em agosto, era difícil saber onde estava a fila, por que não organizam isto de uma vez?!
Beijos

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Eh verdade: todo desembarque em Guarulhos eh essa vergonha, sempre!

Bia disse...

Ai que maximo!!
Acho q vc deve se sentir uma princesa né rsrsrs mas realmente o preço nao compensa!!

Sylvia disse...

Está na hora de todos os blogueiros fazerem um post sb Guarulhos e enviar o link pra ANAC.
Quem sabe não criam vergonha e tomam uma providencia ?

Gustavo - Viajar e Pensar disse...

Passei por esta fila em Guarulhos no começo de Outubro, mais estava pior na Polícia Federal no desembarque, onde os estrageiros se identificam, estava atolado até a escada rolante.
Para meu consolo estava no fim da fila o ministro do Esporte, voltando da reunião que havia elegido o RIO como sede da Olimpíadas.
Foi bom que eles também sentem na pele o luxo dos nossos aeroportos.
Mais voltando a Primeira Classe da TAM realmente um luxo, pena que não é para muitos.

Anônimo disse...

Adoro viajar em primeira classe sobre todo pelas salas VIP. Aguardar a partida do avião ali se torna mais curto...
Tchau
Carmen

Tiago disse...

Fa;a sério Mari, comer em avião em prato de louça e beber em copo de vidro é uma experiência quase que inacreditável né? rsrs
Duro é que na chegada não dá vontade descer do avião não!!!

Anônimo disse...

Eu acho que o aeroporto de Guarulhos eh uma vergonha...o Brasil tem tanto dinheiro (so nao divulga), viajo constantemente para o Brasil e morri de vergonha quando viajei pelo primeira vez com o meu marido para o Brasil...ele me olhou e disse, que aeroporto horrivel e a salinha VIP eh um vexame.
Todas as vezes que os nossos amigos comentam sobre o aeroporto "a minha cara vai no chao".
ja passou da hora de arrumar aquilo.
bjs
estou adorando o blog.

Fê Costta disse...

Putz! Que fila é essa da Receita Federal?? Ninguém merece! Nem mesmo quem vai de econômica! rsrs

Ps: Pelo que eu ví das fotos, a First Class da Tam é bem caidinha mesmo. As cias aéreas aqui do oriente médio são um luxo só! Emirates, Etihad, Royal Jordania... é tudo coisa de louco e tem até chuveiro! Mas dá para imaginar o preço, né... rs

Bjos

Edu disse...

Qual o valor da viagem de primeira classe . só tem para fora do páis ?

Obrigado!