Sobre o blog - modo de usar

Se você já leu meu perfil, já sabe que sou jornalista diplomada e há alguns anos trabalho exclusivamente como freelancer de textos de viagem para diversas publicações no Brasil, em outros países da América do Sul, México, EUA e China. Mas isso não quer dizer que minhas viagens são sempre "pagas" nem que eu "recebo" para viajar.  A maior parte das minhas viagens é financiada por mim mesma, com meus próprios recursos, e, posteriormente, posso vender textos e/ou fotos sobre a mesma para os editores com os quais trabalho. Ainda assim, vale lembrar que, em diversos casos (sobretudo nas grandes redes hoteleiras), costumo fazer uso da chamada "press rate", que é uma tarifa reduzida (em comparação com as tarifas de balcão comuns) específica para jornalistas que viajam a trabalho.

As viagens-convite (chamadas popularmente de press-trip, em que uma empresa convida o jornalista para a viagem com despesas pagas) são sempre especificadas como tal aqui no blog, para ninguém confundir as coisas.  Assim como também os raríssimos posts patrocinados (ou publieditoriais) são obrigatoriamente sinalizados como tal e taggeados do mesmo jeito, pelas mesmas razões. Afinal, respeito e transparência com o leitor são preceitos básicos do bom jornalismo e da boa blogagem. E, que fique claro, seja numa viagem a convite ou numa viagem paga por mim mesma, o que você lê nessas páginas é minha sincera opinião (pessoal e profissional), com justificativas (sejam prós, sejam contras) sobre o destino, produto ou serviço citado.

Aqui no Pelo Mundo o menu de assuntos é essa nuvem de "tags" localizada no menu à direita, que inclui, em forma de ícones, tópicos que vão desde restaurantes a aeroportos, passando por destinos, hotéis, temas etc. No ícone Diário de Viagem, por exemplo, você pode acompanhar o dia-a-dia das minhas viagens por aí, com fotos e textos-relatos das coisas que ando vendo e fazendo no destino em questão, de passeios legais a restaurantes, conforme a viagem vai se desenrolando; no ícone Hotel Review, você encontra análises ilustradas e detalhadas, com fotos, dos hotéis nos quais me hospedei; no Beabá, você encontra informações mastigadinhas para planejar suas viagens: quanto custa, quantos dias, quando ir, como ir etc em diversos destinos; no Madri, todas as dicas sobre a cidade... e assim por diante. É só clicar na tags/marcador/ícone no final da coluna da direita do blog para encontrar as informações específicas sobre o assunto que te interessa.

As atualizações desse blog você pode conferir via RSS (deixe seu email no campo correspondente do menu à direita), via o meu twitter, o twitter do próprio blog, pela página do Pelo Mundo no Facebook (é só curtir pra receber as notificações) ou pela minha página no Facebook, que você também pode assinar.

Hit the road! ;-)