29 de abr de 2007

Tailândia - Sawasdee kaaaaaaa...



Quer ir para um lugar de cultura totalmente diferente, templos incríveis, cheio de tradições, praias paradisíacas, povo hospitaleiro, gastronomia de primeira e onde nosso dinheirinho brasileiro valha bastante? Rume para a Tailândia já! Não é à toa que o país é conhecido como a Terra do Sorriso: ô gente simpática! Até quando eles trocam o "r" pelo "l" ao falar em inglês ficam fofos! Sabe aquelas praias de capa de revista? Estão lá! Com infra-estrutura, mas sem super-população, com charmosos jogos de cadeira e guarda-sol te esperando, areias brancas, águas cristalinas verde-esmeralda e todo tipo de peixinhos te rodeando aonde quer que você vá.

Eu sei, todo mundo pensa em tsunami quando se fala em Tailândia. O susto foi mesmo grande, e as perdas foram enormes. Mas hoje já está tudo reconstruído, e até melhorado. Rotas de fuga, sistemas de alarme, também já está tudo colocado em prática. A única coisa ruim é que algumas praias deixaram de ser tão desertas, atingidas pela grande invasão hoteleira que assolou o país no pós-tsunami.

A boa é eleger como base as cidades de Phuket ou Krabi (apenas 1h de vôo de Bangkok), que têm melhores hotéis e vida noturna agitadíssima (Patong Beach que o diga!!!), e dali partir para explorar destinos idílicos como Phi Phi, Coral Island, Railay Bay e outros daqueles locais em que só de olhar o horizonte você já se sente recompensado.

Hospedagem é o que não falta, ao alcance de qualquer um: desde as guest houses de USD10 por dia até os megaresorts de USD250. É possível encontrar hotéis incríveis, como o Andaman (http://www2.beachsuites.com/), em Phuket, com diárias a partir de USD70 para duas pessoas. Vale pesquisar bastante na internet antes de reservar porque os hotéis tailandeses fazem muitas promoções. Comida boa e barata também pode ser encontrada em cada esquina: salada de papaya, fried rice, noodles...hummm...

Nas praias, esportes aquáticos para todos os gostos e águas perfeitas, daquelas em que você enxerga tudinho mesmo e dá até nervoso o tanto de peixinhos (e até polvo, diga-se de passagem).

À noite, baladas mil em todos os destinos. Phuket é a capital litorânea do agito e Patong Beach é o endereço que concentra a maioria dos bares e casas noturnas. Sem falar dos muitos inferninhos, em que as tailandesas (e os travestis) dançam em cima de mesas até serem escolhidos pelos turistas, em geral alemães.

Para se locomover lá dentro, tudo é muito organizado. Há ferries para tudo quanto é lugar e várias opções aéreas também, com ótimos preços (tente as low fare locais Air Asia e One-Two-Go, cheias de promoções). Para conhecer outras ilhas e praias, vale comprar um dos passeios à venda nas recepções de guest houses e hotéis ou nos quiosques espalhados pelas cidades - apesar dos horários mais restritos, a diferença de preço compensa.

Para todos, há compras, muitas compras: desde as camisetas bem humoradas até objetos de decoração incríveis, feitos à mão (destaque para as almofadas bordadas e os porta incensos). Nem precisa resistir, é tudo baratinho.

20 comentários:

Ju disse...

O que significa Sawasdee kaaaaaa????

Mari Campos disse...

Ju, Sawasdee Ka é saudação mais comum dos tailandeses, e serve pra bom dia, olá, tudo bem, bem-vindo, um monte de coisas. Eu escrevi esse monte de "as" porque eles falam assim esticado, meio cantado, um barato. Foi o que mais ouvimos por lá, junto com "thai massaaaaaaage" e "tuk-tuk, sir?".

Bruna disse...

Menina, que hotel que tem por lá a dez dólares? E essas guest houses, são muito fuleiras?

Mari Campos disse...

Tem um monte de opções baratinhas por lá. As guest houses variam muito, tem que pesquisar na internet antes. Tem muita coisa boa, mas tem picaretas também, como em qualquer lugar. Em Chiang Mai, no norte da Tailândia, por exemplo, tem uma fofíssima (www.julieguesthouse.com/) que cobra inacreditáveis cinco dólares pela noite, com banheiro no quarto, chuveiro quentinho e tal. Só não tem café da manhã incluído!

aline fontanetti disse...

Mari...seu blog está demais, altamente cultural e com fotos lindas...parabéns!
Desde que te conheço, das suas super viagens e fotos que vc mostrava pra gente...a que mais amei até hj foi a Tailândia, fotos magníficas, pessoas e cultura diferente...muito afrodisíaco pelo que vi nas fotos, com ctza, um dia quero conhecer tb esse lugar que parece mágico né?
Queria saber se eles tem como cultura tb ou tradição, sei lá, a prática da YOGA?
Pq sou apaixonada por isso e pratico, mas minha professora sempre diz q é uma filosofia de vida vinda da Índia, mas acho q lá é o Budismo né?
Bjoss e sucesso!

Mari Campos disse...

Aline, a Yôga vem da Índia, sim, embora lá tenha muita gente que pratique, como aqui. O que eles fazem muito lá é jogar futebol (acredite!) e dançar. Há muitas danças típicas, todas muito interessantes - e sempre muito delicadas, principalmente quando executadas pelas mulheres.
Agora, o Budismo, é outra história... é filosofia de vida, sim, mas é sobretudo religião. Por isso que lá tem imagem do Buda em tudo quanto é canto, de tudo quanto é jeito.

aline fontanetti disse...

Mari...eu vi nas fotos q vc me mandou...vi muita imagem do Buda mesmo, religião e filosofia de vida.
Agora, eu jamais iria imaginar que os tailandeses gostava de jogar futebol.
Bjoss

Anônimo disse...

有什么 有什么网址 有什么新闻 有什么博客 有什么论文
有什么图片 有什么音乐 有什么搜商 有什么帖客 天气预报

Anônimo disse...

Morei 8 meses na tailandia e sinto saudades conheci bangkok pataya puket kosamed kosamui fui a full moon e tenho muitas historias p contar sobre la e a primeira coisa que aprendi a falar adivinha....
Sawasdee ka
kkk

Sem falar nos tuk tuk e tive oportunidade de fazer curso de thai massage tbm em wat pow no templo uma escola de massagem super conceituada com alunos do mundo todo

bom tailandia fui e volto!!!
facil...

Anônimo disse...

Olá, em que época você foi ?
Estou pensando em ir prá lá em julho e gostaria de saber se chove muito.
Abraço e parabéns pelo Blog.
Silene

Pelo Mundo disse...

Silene, eu fui em fevereiro, que é uma das melhores épocas pra ir pra lá; julho ainda pode coincidir com o final das monções, ok?
Melhor você dar uma checadinha num site de tempo, tipo o weather channel, pra ver as previsões de precipitação para esse ano.

sheila disse...

Olá Mari, os seus posts sobre a Tailândia me fizeram decidir, vou pra lá em fevereiro ;-). Pensei em conhecer Bangkok e a Costa de Andaman (Pucket, Phi Phi, etc), mas ainda vai me sobrar tempo. O que vc acha mais legal, a Costa Leste (Ko Chang, Ko Samet, Chanthaburi) ou a Costa do Golfo (Hua Hin, Ko Samui, etc?) Vc conheceu alguma delas? Beijos e obrigada pelas dicas.

Pelo Mundo disse...

Sheila, que legal! Acho que Ko Samui vale muito; mas, se fosse vc, iria tambem pro norte, pra Chiang Mai, a cidade dos templos. Linda, linda, linda.

sheila disse...

Li bastante sobre Chiang Mai, mas ainda estava em dúvida, valeu a dica. Dois dias em Chiang Mai e dois dias em Hua Hin e Ko Samui devem ser suficientes, né? Temos horror a viajar em grupo, então estou procurando guia particular (para os mercados flutuantes), se tiveres alguém para indicar, tbém agradeço.. desculpa abusar.

Pelo Mundo disse...

Sheila, em Chiang Mai, contrata um taxista um dia todo pra te levar em todos os templos. Acerta com ele o preco antes; mas sai baratissimo, vc vai ver. Aproveita um outro dia para andar de elefante rs. E para passeios como o mercado flutuante, compra em Bangkok mesmo, numa das agencias da Kao San Road. Sao baratinhos e confiaveis.

sheila disse...

Gente, você resolveu a minha vida rs. Muito obrigada querida, já tô me sentindo muito mais segura. Quero confessar que em outras duas oportunidades em que escrevi para blogs de viagem, meus questionamentos - apesar de totalmente pertinentes ;-) - foram simplesmente desconsiderados, e eu fiquei achando que só funcionava pra quem era da patotinha, sabe? Vc mudou minha opinião. Quando quiser dicas de Floripa, é aqui eu eu me escondo ;-))) Bjs.

Pelo Mundo disse...

Tks, Sheila! Depois vc escreve contando pra gente como foi a viagem, ta? ;-)

Paulo disse...

Olá Mari, como vai?
Irei para Tailandia em outubro, ficarei 4 dias em bangkok, de lá iremos a Siem Reap, onde passaremos 3 dias, depois vamos para phuket ou Kabri e ficamos 5 dias, ainda não decidimos.

Vc pode me ajudar?
Minhas dúvidas:

1 Qual a melhor forma de fazer SP/ Bangkok? custo benefício?
Tenho milhas TAM, vale a pena?

2 é meelhor ir primeiro a Siem reap ou para as Praias?

3 E que praia ficar? preferimos algo mais calmo e bonito, mas não deserto!!

obrigado e um abraço

Paulo Futami

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Paulo, se vc tem milhas TAM e esta disposto a usar, sempre vale - mas sao necessarias MUITAS milhas para chegar la, vc ja checou isso? O custoxbeneficio depende de vcs - quando eu fui, quis ir de Air France, que estava entre as que tinham as melhores tarifas e porque eu queria parar em Paris tanto na ida quanto na volta, para amenizar o cansaco da viagem. Acho que vale escolher pelo preco, mas levando em consideracao coisas desse tipo, entende? Siem Reap nao conheco, entao nao posso dar palpite. Ja praias, valem Krabi, Koh Samui, Phi Phi e ate da malfadada Phuket eu tenho boas recordacoes. Eui fui em 2007, faz tempo. Entao da uma olhada tambem no blog Achados, da Dri Setti, que ninguem entende mais de Tailandia do que ela e ela tem informacoes fresquissimas.Mas, please, nao deixe de ficar uns dias em Bangkok, que eh absolutamente fascinante!!! E, se puder, va para o norte da Tailandia, em Chiang Mai, linda de morrer.

Paulo disse...

Obrigado Mari!!