6 de mai de 2007

Comida típica


Ainda falando em comida... nham nham... alimentação é um quesito que gera muita controvérsia entre viajantes. Tem gente que acha que viajar significa comer bem e que isso quer dizer frequentar só bons restaurantes o tempo todo. Tem gente que acha que comida nao é tão importante num passeio e que, em nome de visitar tudo, deve-se trocar as refeições típicas por lanches em fast food. Outros pensam que todo viajante tem que provar a comida típica do país, seja ela qual for, pra conhecer de verdade o país. Conheço gente que não pede nada que não consiga entender no cardápio e gente que só pede aquilo que não conseguiu decifrar do cardápio... Eu, particularmente, acho que as experiências gastronômicas fazem parte da cultura do país e conhecê-las é importante para a impressão geral do viajante sobre o destino. Mas é preciso buscar um equilíbrio: não dá pra passar a viagem correndo atrás dos restaurantes indicados nos guias, que nem louco, e passar batido em atrações legais só pra dizer que provou isso ou aquilo. Mas também não dá pra comer só McDonalds porque o real não vale tanto assim. Imagina uma viagem à Argentina sem alfajores, Uruguai sem a tradicional parillada, França sem o creme brulée, crepe ou steak au poivre, Itália sem pizza, Portugal sem bacalhau e vinho do Porto... dá pra viajar assim? Dá, claro que dá, mas perde grande parte da graça. Não consigo imaginar ir à Tailândia e não provar aquele monte de delícias culinárias que eles têm. Tive experiências gastronômicas incríveis em viagens, sem ir à bancarrota (não mesmo!), e unindo o útil ao agradável, tipo comer moussaká em Atenas num restaurante do bairro de Plaka com vista inesquecível para a Acrópole. E, particularmente, não me lembro de nada que eu tenha comido que tenha odiado ou preferido esquecer (ainda que tenha deixado de lado vários itens da parillada, que eu não fazia a menor idéia de onde vinham).

19 comentários:

Rodrigo disse...

Sou do tipo que quer provar de tudo quando visito um local diferente, no Brasil ou fora. Mas já passei mal por comer aracajé onde nao devia e por comer uma pasta de sabe-se-lá-o-que no Peru, sem contar as muitas ressacas por provas as "bebidas típicas dos países"!

Fer disse...

Como muita coisa típica nas viagens, mas também apelo muito para os McLanches e supermercados, para manter as finanças em dia.

Bárbara disse...

Estou totalmente de acordo, acho que nao só podemos como devemos experimentar comidas típicas dos países onde estamos... Quando é caro, dá pra trocar as comidas típicas pelos hábitos típicos - fiz incontáveis piqueniques em Londres compostos por sanduíches, refri e chocolate que foram deliciosos!
Aqui na España experimentei muitas coisas que nao conhecia (por exemplo, comi um "coelho al ajillo" que veio com cabeça e tudo!), mas também nao posso me gabar porque nao tive coragem de comer coisas típicas, como morcilla (que é feita com sangue de porco) ou "cola de toro", que é um tapa feito com o rabo do touro recheado com sei-lá-o-quê.
Quem sabe, um dia... se criar coragem escrevo contando!

Juliana disse...

Comidas fazem, sim, parte da viagem, mas não dá pra gastar muito com elas. Faço uma BOA refeição por destino, com um prato bem típico, num lugar legal, mas na maior parte do tempo faço como a Bárbara: piqueniques típicos (adorei o termo!)

Anderson disse...

Minha pior experiência gastronômica foi na China, onde comi coisas que nem gosto de lembrar. Mas ainda acho que um bom viajante tem que se sujeitar a isso, provar, pra saber se gosta ou não.

aline fontanetti disse...

Concordo com vc Mari, sou do tipo de pessoa que qdo viaja experimenta as comidas típicas da cidade ou país, ainda mais falando de comida diferente q adoro, acho q faz parte das viagens e como vc disse da cultura tb...vou falar q qdo viajo no q mais gasto é com comidas hehehehehehe..adoro provar comidas q geralmente não como no dia-dia...é muito bom!

Camila disse...

Lugar bom de provar pratos típicos é a Espanha: ô comida boa! Tem pra quem gosta de peixe, quem gosta de carne, doces maravilhosos e ainda por cima nao custa muito. Difícil esquecer as paellas de lá.

Karina disse...

Comer é perda de tempo e dinheiro, gente. Um simples fish and chips em Londres custa quase 5 libras, é absurdo. Qq lanchinho já satisfaz, custa muito menos (cerca de 1,5 libras no supermercado) e a gente não perde tempo no passeio. Gastar dinheiro com restaurantes acho que só se for a segunda vez no destino e eu já tiver conhecido tudo que queria.

Karen disse...

Comi coisas horríveis no México. Quer dizer, eram boas, mas eram nojentas: chegou uma hora, depois de comer uns tais fungos sem saber que tinha comido, que eu parei de querer saber o que tinha nos alimentos. Meu paraíso gastronômico continua sendo a Itália, onde tudo, do capuccino ao pão, da lazanha à sobremesa, é tudo delicioso!

EMA disse...

Adoro viajar e experimentar a cozinha do lugar. Cada lugar tem sua peculiaridade que faz parte da cultura, do aprendizado, da experiência...a cozinha Brasileira e riquissima e farta, experimente vc tbm, você vai adorar!

Anônimo disse...

eu adoro assistir filme de rarry potter.

Anônimo disse...

estou verdadeiramente de acordo....a comida nao vale um corno...nada....nem mais nem menos....


obrigado...

gleicy Soares disse...

etá Brasil bão de mais pra ter comida boa e qualquer canto, em qualquer lugar...
Ainda bem que num tó na China ,senão terei que comer 'barata' 'mosquitos,'ratos' e outras comidas que nem imagino que comem por lá!
Por isso que o Brasil é bão de mais!

Anônimo disse...

yo soy delargentina e gostee del "blog" parabiens!!

marorsini disse...

Oi gente... Interessante o tópico, eu também aforo provar comidas típicas, novos sabores, novos cheiros, novas músicas... Isso abre a cabeça para um mundo que a pessoa não conhecia antes... Agora querida ( ou querido, não sei...rsrs)
eu preciso de uma ajudinha... Queria uma recomendação de uma comida BRASILEIRA típica fácil de fazer quando se está no exterior? Alguém sabe? Se alguém puder me ajudar, manda para meu e-mail: marcela_orsini@hotmail.com
bjs

Jéssica Cortez Franco Vicente disse...

Oi pessoal !

Estou procurando algum site que
diga a comida típica da América do Norte e algumas receitinhas .

Alguem sabe algum site , se souberem mandem o site para o e-mail

fadinhajessica1@gmail.com

Obrigada
Jéssica

Anônimo disse...

esse site é mucho d+ adorei
bejinhos

mayara priscilla disse...

eu adoro comida tipicas como uma tapioco e isso ia...

ana beatriz alves de azevedo reveilleau disse...

Beatriz disse...
Oie gente, tenho que fazer um trabalho onde eu tenho que mostrar e fazer uma comida tipica de certo Pais, se algué que já viajou pra fora, puder me dar umas dicas ficarei grata.