27 de jun. de 2007

Tudo é uma questão de planejamento


Viajar, eu sempre digo, é um processo maravilhoso que não começa só quando colocamos os pezinhos no carro, ônibus, navio ou avião: começamos a viajar para algum lugar desde a primeira vez que cogitamos visitar o destino. O planejamento, além de essencial para uma viagem dar certo de verdade, é parte fundamental do passeio: quer coisa mais gostosa que olhar mapas da cidade para onde você vai verificando as melhores localizações para hotéis, definir o itinerário, listar os locais a serem visitados? Ter planejamento ao viajar, além de delicioso, é imperativo para o sucesso de uma viagem, seja ela de final de semana ou por um ano sabático. O que, onde, como, quanto, por que... todas essas são perguntas para serem respondidas antes de embarcar, e não depois que suas férias já começaram. Quanto tempo devo ficar na cidade? O que há para ser visto? Como me locomoverei para o destino seguinte? Onde é melhor me hospedar? Vale a pena alugar um carro ou é melhor investir numa low fare e ir de avião? Algum passe me dá economia significativa? Dá tempo de um bate-e-volta para tal lugar? Viajar hoje em dia pressupõe pesquisa - e a internet está aí para facilitar a vida de todo mundo. Ter um bom agente de viagens, de confiança, é essencial, mas grande parte do "trabalho" pode - e deve - ser feita por você mesmo: quanto antes você começar, mais você pode economizar, pagando uma tarifa menor pelo avião, por exemplo. Sites de hotéis, companhias aéreas, guias on line, blogs de viajantes e até o Orkut - o que não faltam são recursos para sua pesquisa. Investindo nela, você pode ver que um site ou operador vende o mesmo hotel por preço bem inferior a outro, ou descobrir que um hotel cogitado não fica exatamente na cidade que você queria e sim nos "arredores", e assim por diante. Planejar demanda tempo: não dá pra querer pesquisar tudo em quinze minutos nem para decidir hoje que viaja na semana que vem e querer obrigatoriamente encontrar pechinchas. Tudo bem, existem às vezes ofertas sensacionais de última hora, mas esta é a exceção e não a regra; quanto maior a antecedência no planejamento, maiores suas chances de ter uma viagem tranquila, sem sustos, exatamente do jeito que você planejou. Portanto, prepare um bom café ou chá e mãos à obra!

9 comentários:

Anônimo disse...

Não é fácil encontrar um agente de viagens da nossa confiança; tem muito picareta por aí. Por isso, quem acha não abre mão nunca, porque o trabalho deles é essencial. Nada como viajar seguro, sabendo que tem alguém aqui zelando pelo sucesso de sua viagem. E, realmente, o turista tem que saber fazer sua parte: pesquisar, pesquisar, pesquisar. A chave de uma viagem bem sucedida.

Anônimo disse...

A internet é uma das melhores amigas do turista: on line, podemos comprar nossas viagens, trocar experiências com outros turistas, conferir fotos e localização de hotéis e pontos a serem visitados e usufruir dos muitos guias disponíveis na rede. Acho que só não se prepara direito para uma viagem quem é muito preguiçoso.

Anônimo disse...

Santa internet!!! O que seria de nós, viajantes, sem a ajuda providencial da rede mundial??? Não dou um passo em termos de viagens sem fazer uma bela pesquisa na net antes.

Anônimo disse...

Com certeza, o planejamento é essencial, principalmente em tempos de cambio "baixo". Ao pesquisarmos sobre o destino, já iniciamos nossa viajem, o que é algo maravilhoso, mas não devemos nunca esquecer do agente de viagens, ele com certeza não sabe tudo, mas poderá nos dar preciosas informações, que muitas vezes não encontramos nos guias de viagem ou na internet.

Anônimo disse...

Ter um agente de viagens é mesmo um grande conforto. Você não tem preocupações, já que sabe que tem a quem recorrer em caso de algum probleminha. E a pesquisa na internet pode até ser longa em alguns casos, mas obrigatória para aproveitar bem sua viagem - e fundamental também para quem pretende economizar.

Anônimo disse...

Concordo com vc, Mari. O planejamento já é parte da viagem. A gente começa a curtir as férias muito antes de fazer as malas.

Anônimo disse...

Mari, adorei o post. Planejar é tudo!!! E é muito bom, já vai curtindo antes, anotando, separando, e a internet é ótima!

Bjs
Pat

Anônimo disse...

Planejar é a base de tudo que fazemos bem feito na vida. Um trabalho sem planejamento não funciona, certo? Então não entendo mesmo porque tantas pessoas ainda insistem em não planejar suas viagens. É bom ter surpresas, e é legal também não andar preso a um roteiro pré-determinado. Mas a pesquisa e o planejamento são ferramentas essenciais para que uma viagem seja cheia de momentos de prazer e lazer. Ótimo post.

Anônimo disse...

ter um agente de confiança, é fundamental.
Eu e meu marido resolvemos ir a Cancun com um casal de amigos. Ele morando no rio de janeiro, e nos em Recife.
Fui a uma agencia chamada ANDRATUR, na conselheiro aguiar, nem sei se ainda existe.
Comprei a viagem, hotel, e 2 passeios.
GENTE, o aviao saiu de recife, para o rio de janeiro.
Ate ai......tudo bem.......
mas, o aviao foi para PORTO ALEGRE, e nós so fomos informados disso, dentro do avião.
De porto alegre para Cancun. SERIA MAIS LOGICO, A AGENCIA ME MANDAR PARA MIAMI!!!!! AFINAL DE RECIFE A MIAMI TEM VOOS DIRETOS.

ANDRATUR NUNCA MAIS.

MAS JA VIAJEI PELA LUCK TURISMO, E TUDO FOI MARAVILHOSO.