24 de jul. de 2007

A Londres dos Pottermaníacos

Os milhões de fãs das aventuras de Harry Potter provocaram a criação de roteiros especiais de turismo da chamada “Londres dos Pottermaníacos”. Várias empresas oferecem tours guiados inspirados nos livros de J.K. Rowling, mas os visitantes também podem, é claro, visitar as atrações por conta própria. A idéia é percorrer na capital inglesa e nas cidades vizinhas, como Oxford, todos os edifícios, parques e marcos turísticos retratados na saga que chega agora a seu último capítulo. Big-Ben, London Eye, Parlamento, Tower Bridge e Kings Cross Station (onde muita gente vai todos os dias atrás de sua “plataforma 9 ¾” ) são apenas algumas das muitas atrações turísticas londrinas que aparecem nos livros e filmes do bruxinho.
Fora da capital inglesa, a Christ Church, em Oxford, é que serve para as locações internas da escola de magia Hogwarts. O salão de jantar e as escadarias da universidade são retratados em todos os filmes da série Harry Potter, recheados, é claro, de muitos efeitos especiais, como jantares que aparecem repentinamente e escadas que se movimentam sozinhas. A enfermaria da escola fica no prédio da Divinity School, também em Oxford, assim como a biblioteca da universidade Bodleian Library também já teve seus momentos de fama cinematográfica na série. Um pouquinho mais longe, em Gloucestershire, os mais empolgados podem visitar a Catedral de Gloucester, que aparece entre as locações do quarto filme. North Yorkshire, especialmente a estação Goathland, de 1865, também aparece nos filmes de Potter como o adorável vilarejo de Hogsmeade, para onde os alunos de Hogwarts viajam atrás de cervejas amanteigadas e produtos mágicos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Mari, minha priminha em Londres foi até a Kings Cross Station e tirou uma foto como se estivesse na plataforma do filme, eu achei muito engraçado :D