7 de jul. de 2007

Você já foi à Patagônia?

A Patagônia é considerada uma das regiões mais bonitas do mundo. Muitos especialistas e viajantes a consideram até a mais bela paisagem do planeta. Se você ainda não conhece, está mais do que na hora.
Para aqueles que acham complexa uma viagem independente, mas também não querem comprar um pacotão de excursão, há uma luz - e que luz! - no fim do túnel. O Best of Patagônia (http://www.thebestofpatagonia.com/) – ou simplesmente BOP – é uma associação de hotéis de primeiro time criada justamente para promover o destino. Fazem parte do BOP somente os melhores hotéis da região, tanto do lado chileno como do argentino. A proposta do BOP – Best of Patagônia – é interessantíssima para quem pretende conhecer a região, porque os destinos (2, 3, 4 ou todos!) podem ser combinados da maneira que o viajante preferir, sempre de modo integrado, mantendo todo o conforto e primazia dos serviços: Buenos Aires + Esquina Carlos Gardel + Bariloche, ou Buenos Aires + Las Hayas + cruzeiro + Explora Torres Del Paine, ou Buenos Aires + Los Notros + Los Cerros ... Comprar serviços do BOP combinados também traz vantagens como upgrade de categoria, refeição e outros serviços extras especiais.
O começo da viagem geralmente é via Buenos Aires, como o charmosíssimo Alvear Palace, que completa este ano 75 anos de fundação, como opção definitiva de hospedagem. Até setembro, o hotel está com tarifas especiais para comemorar as bodas, incluindo serviço de mordomo, amenities da Hermès, edição especial do vinho comemorativo e mais uma série de regalias. Como Buenos Aires combina com tango, reserve uma noite para assistir o show vanguardista do Esquina Carlos Gardel; o serviço de jantar é à la carte. Quem quiser passar por Bariloche, elege o Llao Llao, o histórico hotel à beira do lago que conta agora com 42 novos apartamentos, traslados gratuitos e uma cabana exclusiva para hóspedes no agitado Cerro Catedral.
Para ir à Patagônia de fato, existem várias experiências possíveis: o hotel Los Notros, a 300km de Calafate, que conta com pensão completa, traslados, trekking, navegações especiais e passarelas para apreciar os glaciares. A Estância Cristina pode constituir passeio para somente um dia ou para pernoitar também, num ambiente extremamente acolhedor. O Los Cerros fica a 220km de Calafate e também é all inclusive; mas fica fechado de junho a setembro.
Para ir à Ushuaia, aposte no Las Hayas, que programa ski para o inverno e passeios de aventura no verão. De novembro a março, é possível ver pingüins nos seus passeios, que incluem traslado gratuito para o centro da cidade e para o Cerro. De Ushuaia, a sugestão é embarcar num dos cruzeiros austrais, que fazem a rota Ushuaia-Punta Arenas e também o trajeto inverso. Os chamados cruzeiros de expedição têm cabines luxuosas, todas com 15m2, all inclusive, open bar e desembarque diário, em roteiros de 3 ou 4 noites.
Fazem parte do BOP também os “destinos Explora”, em Atacama e em Torres Del Paine, que possuem jacuzzi em todos os apartamentos, refeições sempre à la carte, e cerca de 40 explorações diferentes em cada destino. A novidade quente do Explora será seu novo destino: Explora Rapa Nui, a 5h de vôo de Santiago, que será inaugurado em 15 de dezembro. Já está disponível para reservas.

14 comentários:

Anônimo disse...

A patagônia é mesmo a regiao mais linda que já conheci. E a sugestao de interacao com os hoteis é ótima! Tive o - imenso - prazer de me hospedar no Alvear e no Explora quando fiz esta viagem e nao me canso de recomendar a todo mundo que a repita.

Anônimo disse...

A patagônia também está na minha listinha de must have. Com um roteirinho assim combinado, cheio de mordomias, é pra já. Aliás, falando em já, parece que janeiro é uma boa época para visitar a região.

Anônimo disse...

A Patagônia é o destino mais lindo de toda a América. Estive em vários dos locais citados no post em janeiro deste ano e foi certamente uma das melhores viagens da minha vida.

Anônimo disse...

Não fui ainda, mas com certeza irei em breve. Há tempos ouço maravilhas das paisagens da região e sonho conhecer o Glaciar Moreno. A proposta de conciliar alguns destinos top da região e ainda ter vantagens parece mesmo excelente.

Anônimo disse...

Não conheço ainda, mas também está nos meus top destinations. Aliás, com esse aquecimento global, quanto antes conhecermos a região, melhor.

Anônimo disse...

Infelizmente, dos roteiros sugeridos pelo BOP, só conheço Buenos Aires e Bariloche. Os outros estão nos meus planos para breve. Mas preciso dizer que estive no Alvear e no Llao Llao, na mesma viagem, e que foram as melhores experiências hoteleiras que já tive em minha vida.

Anônimo disse...

Acho que a região da Patagônia tem uma certa magia, com aquela história de dar a sensação de 'fim do mundo'. Começar a viagem por BsAs, passar por Bariloche e então aventurar-se mais para o sul, parece mesmo o roteiro perfeito.

Anônimo disse...

A Patagonia realmente é incrivel..estive em Janeiro com meu pai..só nós dois e foi um sonho...O Perito Moreno é maravilhoso..ouvir os blocos despencando dá um frio na espinha maravilhoso..
Mariana
mariana.avila@uniube.br

Unknown disse...

Mari, estou tentando ir para a Patagônia nos poucos dias de folga que tenho agora no Carnaval. Pretendo fazer o mini cruzeiro da Australis (Punta Arenas - Ushuaia), mas teremos um dia livre na ida, como vc acho que devo aproveitar? Fico em Santiago, Puerto Natales, alguma cidade ou lugar pra me indicar? Tentei descobrir o seu roteiro pelos posts, mas não consegui ;-) Agradeço a atenção.

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

oi, Sheila! Eh que essa viagem ao "fim do mundo" eu contei em detalhes la no meu outro blog, o Saia pelo Mundo, no www.viajeaqui.com.br. Eu fiz o roteiro inverso (Ushuaia-Punta Arenas) e amei. Se vc tem um dia so, acho que eh legal ficar em Punta Arenas, sim. Puerto Natales tambem vale muito, que eh fofissima. Mas o que eu faria, sem duvida, me hospedando em qq uma das duas cidades, eh comprar um passeio ao parque Torres del Paine, absolutamente imperdivel. Vc vai amar tb.

Anônimo disse...

Caras colegas de viagem, sou bióloga e quero fazer uma viagem mais "animal" pela patagônia, mas estou em dúvida sobre a melhor época para viajar para lá. Minha idéia e chegar a Buenos Aires e já viajar para Puerto Madryn para conhecer a Península de Váldez (e ver as orcas se alimentando). Depois parto para El Calafate para ver as geleiras (nunca vi neve). Por fim, conhecer Ushuaia ou Puerto William, fazer a viagem do trem do fim do mundo para a Terra do Fogo e do canal do Beagle. Se der farei uma viagem até a Antártida.
Gostaria muito de dicas sobre as estações do ano e as melhores datas para tirar o máximo dessa experiência.
Abraços e áte mais, Graziela

Graziea disse...

Caras colegas de viagem, sou bióloga e quero fazer uma viagem mais "animal" pela patagônia, mas estou em dúvida sobre a melhor época para viajar para lá. Minha idéia e chegar a Buenos Aires e já viajar para Puerto Madryn para conhecer a Península de Váldez (e ver as orcas se alimentando). depois parto para El Calafate para ver as geleiras (nunca vi neve). Por fim, conhecer Ushuaia ou Puerto William, fazer a viagem do trem do fim do mundo para a terra do Fogo e do canal do Beagle. Se der farei uma viagem até a Antártida.
Gostaria muito de dicas sobre as estações do ano e as melhores datas para tirar o máximo dessa experiência.
Abraços e áte mais, Graziela

Anônimo disse...

Caras colegas de viagem, sou bióloga e quero fazer uma viagem mais "animal" pela patagônia, mas estou em dúvida sobre a melhor época para viajar para lá. Minha idéia e chegar a Buenos Aires e já viajar para Puerto Madryn para conhecer a Península de Váldez (e ver as orcas se alimentando). depois parto para El Calafate para ver as geleiras (nunca vi neve). Por fim, conhecer Ushuaia ou Puerto William, fazer a viagem do trem do fim do mundo para a Terra do Fogo e do canal do Beagle. Se der farei uma viagem até a Antártida.
Gostaria muito de dicas sobre as estações do ano e as melhores datas para tirar o máximo dessa experiência.
Abraços e áte mais, Graziela

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Graziela, a Patagônia Argentina eu conheço muito pouco; conheço mesmo a Patagônia Chilena, e dessa eu poderia te dar dicas mais concretas se um dia te interessar. O que eu recomendo MUITO, se vc puder, é ao menos mesclar um pouquinho dos dois "lados" patagônicos e fazer um cruzeirinho de Ushuaia a Punta Arenas (ou vice-versa) - o roteiro é de babar. Vamos torcer para algum dos outros leitores aqui do blog te ajudar com dicas mais fresquinhas sobre os destinos que você quer visitar (de antemão, recomendo que você evite fazer esse roteiro no inverno, ok?)