17 de ago. de 2007

Ganhando tempo

Nada mais chato que fazer uma viagem correndo desesperadamente entre as atrações mais importantes, não é? As grandes cidades turísticas do mundo (e até a Disneyworld!) desenvolveram sistemas interessantes em algumas atrações para que o viajante não perca grande parte do seu período de férias em filas para visitação. Fila é mesmo perda de tempo. Quanto menos tempo você perder numa fila, mais tempo você tem para ser perder numa cidade, sem preocupações.
Veja alguns exemplos:
Empire State, Nova York. O site da atração vende dois tipos de ingresso: um de 20 dólares, que permite evitar a fila da bilheteria (e pegar somente a do elevador e do raio-x) e um mais doído, de 48 dólares, que pula a fila do elevador também.
Torre de Pisa. 30 pessoas sobem na torre de cada vez nas visitas guiadas de meia hora. Dez lugares em cada grupo são postos à venda pela internet, pelo site http://boxoffice.opapisa.it/Torre/first.jsp. Custa 17 euros por pessoa - 2 euros a mais do que o preço na bilheteria.
Uffizi, Florença. Reserve sua entrada por telefone, com antecedência, pela central (39-055) 29-4883, com atendimento em italiano ou inglês.
Capela Sistina, Vaticano. Para não perder a manhã na fila – e que fila! - inscreva-se num tour guiado ((39-06) 6988-5100) por 23,50 euros. São 10 euros a mais que o preço regular, mas a visita de duas horas vem acompanhada de explicações detalhadíssimas.
Museu do Louvre, Paris. A central TicketNet (http://www.ticketnet.fr/shop) vende o ingresso por 9,60 euros. Quem quiser imprimir em casa economiza as despesas dos Correios e paga 1,30 euro pela versão em PDF.
Torre Eiffel, Paris. Mesmo com visitação paga, as filas são enormes, até mesmo no inverno. Procure ir no final da tarde: as filas são muito menores (quase todo mundo prefere ir pela manhã) e você ainda tem o bônus de ver o pôr-do-sol e a torre se iluminando lá de cima.
Alhambra, Granada. O site Alhambra Tickets vende ingressos para dia e horário pré-determinado por 10,90 euros.
Reichstag, Berlim. A visita é grátis, então as filas são constantes. Mas são menores no comecinho da noite, quando a visão de Berlim iluminada torna a cidade ainda mais bonita.

3 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com tudinho que você disse, Mari.
Sabe, ODEIO filas (mas acho que todos nós odiamos, não é mesmo?)

...brigadão pela visita lá no blog!

Marcio Nel Cimatti disse...

Pode incluir na listinha o Coliseo em Roma. Por 10 euros a mais você faz um tour de 1 hora e entra com o guia ao lado da imensa fila. Vale muito a pena.

Ah, se comprar o ingresso do Louvre na Fnac tbm paga uns 2 euros a mais mas entra diretão!!

Abs!

Anônimo disse...

No Alhambra, em Granda, o problema não é exatamente fila. Se chegar na cidade e achar que vai entrar no mesmo dia, esqueça! Geralmente só se consegue ingresso para uns dois dias depois. Melhor mesmo é comprar com antecedência, e chegar em Granada com a entrada garantida.