10 de set. de 2007

New York: Just Ask The Locals

Amanhã, 11 de setembro, completam-se 6 anos desde os atentados às Torres Gêmeas do WTC. A partir desta data, o mundo passou a ver os EUA de um modo diferente e os americanos passaram também a ver o mundo sob outro prisma. Mais que isso: o mundo ficou de fato diferente e o turismo internacional, sobretudo, mudou muito também.
Mas Nova York resolveu reagir. Não, os novaiorquinos não querem esconder sua dor; o prefeito Bloomberg já mostrou por A mais B que o Ground Zero tornou-se definitivamente um dos marcos da cidade. Mas a grande maçã quer provar que também tem alguns motivos para comemorar, já que continua sendo o único destino norte-americano em ritmo de crescimento ascendente no que se refere ao turismo internacional (9% desde 2001).
Para registrar a façanha, entra em vigor a simpática campanha Just Ask The Locals, uma série publicitária que coloca personalidades do showbizz para dizer aos turistas seus locais prediletos na capital do mundo. Por enquanto, já aderiram voluntariamente à campanha Juliane Moore, Robert de Niro, Jimmy Fallon, Chuck Close e Tiki Barber, mas Bloomberg ainda espera contar com muitas outras adesões de peso. A elegante Moore sugere um restaurante despretensioso (o Piccolo Angolo, no West Village) e um endereço de compras (a Butik); Jimmy Fallon é o mais interessante, sugerindo um tour completo a partir da ponte de Williamsburg.
O mote central da campanha (de quase sessenta milhões de dólares) é mostrar aos turistas que, apesar de todos os entraves legais com vistos e afins, eles são muito bem-vindos em Nova York e que os novaiorquinos são simpáticos e prestativos, ainda que tenham que responder várias vezes ao dia onde fica a Times Square ou o Empire State. A meta de Bloomberg é atrair 50 milhões de turistas até 2015. Aqui no Brasil, a campanha pode ser acompanhada no ww.nycvisit.com/JATL; nos States, é possível ouvir as dicas das celebridades ligando 311.

2 comentários:

Chris disse...

Que legal, Mari! Eu adorei NY. Já fui lá como turista mas ainda quero voltar pra ficar lá tipo um mês, vivendo como local... e essas dicas desses locais aí serão de grande ajuda. :-)

Diogo disse...

*suspiro* Olha, tem quem não veja nada de mais na big apple. Honestamente, eu não entendo essas pessoas. Amo, amo, amo, acima de tudo. Só não acima de Londres. Portanto, acima de quase tudo, hehe!!

Bjão