14 de out. de 2007

Free shop vira sessentão

Você sabia que este ano o free shop completa exatamente sessenta anos de existência? Pois é: a primeira loja desse sexagenário surgiu, veja que curioso, no aeroporto da cidadezinha irlandesa de Shannon em 1947. Nem é preciso dizer que o sucesso da lojinha na cidade que servia de escala para os vôos vindos dos EUA (na época não era permitido o trecho EUA-Europa Continental sem escalas) foi imenso - os free shops de hoje em dia estão presentes em todos os cantos do planeta e movimentam quase trinta milhões de dólares ao ano! Vale dizer que na lista dos dez free shops com maior arrecadação no mundo estão seis aeroportos europeus e que o de Munique é considerado o com a melhor média de preços para seus artigos. Para os brasileiros, que sempre curtiram um free shop, também vale ressaltar que essa época de real valorizado está fazendo os free shops nacionais ganharem várias posições no ranking das maiores arrecadações do planeta.

4 comentários:

Anônimo disse...

Mari,

Desculpe o atraso, mas ontem não estive na net e passo aqui hoje pra te deixar um grande abraço pelo aniversário.
Ele não veio com o um milhão do Riq, mas espero que tenha vindo com um milhão de possibilidades de viagens prazerosas pela vida - longa - afora!
Bj
Liciana

Mari Campos disse...

Super obrigada, Liciana! bjs

Diogo disse...

Oh Marizitcha, estavas de aniver?

Aaaahhh, que gafe, hein?!

Mil parabéns, muitas e muitas felicidades, saúde, amor e viagens, amiga :-)

Um beijo enorme do teu amigo destemperado,

Diogo

Ana Claudia Freitas disse...

Olá Mari,
Além da queda do dólar, o que fez a arrecadação aumentar foi o parcelamento tanto dos pacotes de viagem, que aumentou o número de viajantes, como o próprio parcelamento das compras no Duty Free (que antes era proibido). Agora as pessoas podem parcelar e acabam comprando mais. Outra vantagem que o Duty Free oferece hoje é o site de reservas: www.dutyfreedufry.com.br.