16 de jan. de 2008

Tá pensando em morar fora?


Se você anda pensando em viver, trabalhar ou estudar em outro país, sabe que se informar muuuuuuito antes de partir é fundamental. São muitos livros e reportagens disponíveis hoje no mercado sobre o tema (como o ótimo De Mala e Cuia, da Dri Setti), além do intercâmbio cibernético entre viajantes, que é fundamental.
Pois agora até governo federal está dando uma mãozinha, já que pelo menos quatro milhões de brasileiros vivem hoje no exterior - e muitos deles ilegalmente. O Ministério do Trabalho lançou nesta semana a cartilha - sim, cartilha! - Brasileiros no Exterior, Informações Úteis. O propósito fundamental desta nova publicação é orientar os brasileiros que pretendem emigrar para outros países, seja para morar ou estudar. São 72 páginas que tentam basicamente fornecer informações gerais para quem deseja emigrar sobre os principais problemas que podem ocorrer na saída ou na volta ao Brasil e na chegada ou na estada em outro país, assim como orientações sobre exigências de vistos e vacinação internacional, o sistema de saúde de cada país e conselhos de brasileiros que moram fora do Brasil.
Você pode pegar a sua em aeroportos e postos de expedição de passaporte, já que ela é gratuita.

9 comentários:

FILIGRANA disse...

Marizinha, você é a pessoa mais antenada que conheço !!! Não sabia desta cartilha, pelo menos uma boa iniciativa deste governo :roll:

Anônimo disse...

Mari, que ótima informação! Principalmente para uma brasileira no exterior, como eu!
Complementando, a cartilha também pode ser obtida via internet no endereço http://www.mte.gov.br/trab_estrang/Brasileiros_no_Exterior_Cartilha_2008.pdf
Bjs

Unknown disse...

Oi Mari
você ja conhece esse blog Férias Frustradas? é muito divertido, tem histórias de pessoas que passaram por viagens de férias frustradas alguma vez na vida, da para mandar suas histórias e concorrer a diárias num hotel (as 5 melhores ganham)

www.feriasfrustradas.com.br
abraço

Mari Campos disse...

Puxa, Luisa, obrigada! Eu tinha mesmo esquecido da versão para download, que pode ser baixada por qq pessoa.
Edu, vou conferir o blog!

Marina disse...

Bacana esta cartilha.Eu aqui no Brasil...ando desanimada...quem sabe um dia saio dessa barca furada....
Mari,adorei seu blog,conheçi há poucos dias!

Marcio Nel Cimatti disse...

Eu tbm vou dar uma olhada, vai que tem alguma novidade!!!

Bjo!

Anônimo disse...

É muito útil!!!!

Cíntia Rojo disse...

Eu tenho história no BLog das férias frustradas...mas o blog é engraçado mesmo....

Bolsa de Estudos disse...

Oi pessoal,

Essa Cartilha é bem legal viu...mas, tem outras coisas bacanas por aí também! Pra todo mundo que quer estudar na Europa ganhando uma Bolsa de Estudos, uma ótima dica é o Livro “7 PASSOS PARA GANHR UMA BOLSA DE ESTUDOS NA EUROPA”.

Lá estão todas as informações sobre como se candidatar, como aumentar suas chances, tudo sobre as documentações além das listas completas de Universidades e Programas de Bolsas de Estudos para todos os países da Europa. O livro é bem baratinho, e vale muito a pena, mesmo!

O site é www.bolsasdeestudos.com.br

Beijos a todos