29 de jun. de 2008

Dos mares noruegueses

O Dioguito Destemperado (www.destemperados.com) me perguntou se não rolava escrever um momento destemperado da minha viagem à Noruega. Mas, sabe como é.... eu estive tão ocupada COMENDO durante minha semana norueguesa, que acabei não tendo tempo de fotografar... ; )))
Mas, ainda assim, aqui há fotinhos para ilustrar a forte vocação para pesca do país, com destaque para salmão, baleia (lá é legalizado) é espetaculares centollas. O bacalhau noruguês, que aqui é tão famoso, deve ir todinho pra exportação, porque simplesmente não vi por lá, em parte alguma.
E devo reiterar que o salmão norueguês é algo simplesmente espetacular e que fui praticamente OBRIGADA a prová-lo todo santo dia assado, defumado, cozido, sashimi, ceviche e de todas as outras formas que colocaram na minha frente ;)

Já o caviar é um capítulo à parte: baratíssimo para nossos padrões, o caviar norueguês não é por lá, de maneira nenhuma, artigo de luxo, e sim comida comum. Você pode vê-lo à venda em toda parte assim
ou ser apresentado à ele na hora do almoço ou do jantar assim:
Devo confessar, humildemente, que o caviar amarelo eu nunca tinha visto (nem sabia que existia até então) - mas os noruegueses do navio me explicaram que é uma variação bem comum por lá, ainda que o negro e o laranja sejam mesmo os mais comuns.

E a Noruega me surpreendeu mais uma vez.

4 comentários:

Fernanda disse...

Adorei o seu blog ! Me deu uma visão da Noruega a qual nunca nem havia imaginado ! Parabéns !
Passarei sempre, se não houver problemas.

Beijos.

Anônimo disse...

Esse caviar fosforecente também é ultra novidade para mim... ;)

CarmeLa disse...

Mari,
Um bom post sobre a comida em os países nórdicos e em especial o salmão noruego. Ele é muito famoso.
Beijos.
Carmen

FILIGRANA disse...

Ai, eu ia morrer de tanto comer salmão.

Beijinhos,