15 de jun. de 2008

A encantadora Bergen



A cidade portuária de Bergen é, geralmente, o ponto de partida dos cruzeiros que percorrem os fiordes noruegueses. A partir de Oslo, a cidade pode ser alcançada via avião, carro ou ônibus mas a melhor opção é, sem dúvida, fazer o trajeto desde Oslo de trem. A Bergen Railway – parte da NSB (Norwegian State Railways) - proporciona ao visitante algumas das mais belas visões e cenários do país ao cruzar o Hardangervidda, platô de mais de 1200 metros de altura.
O trem não possui 1ª. e 2ª. classe, apenas um vagão especial denominado Konfort que, por cerca de 10 euros a mais, oferece serviço grátis de chá, café e jornais, além de conexão para notebooks. A viagem, extremamente peculiar, tem como destaque a cidade de Finse e proporciona ao viajante a sensação de, durante suas 6h40 de duração, deparar-se com as quatro estações caso a viagem seja feita nos meses de primavera e verão: paisagens muito verdes, paisagens muito secas, neve, sol, chuva...
Bergen é certamente uma das cidades mais encantadoras da Noruega. A visão alcançada no pier de Bryggen, patrimônio da humanidade pela Unesco, com suas casinhas de madeira colorida que abrigam hoje residências, lojas e restaurantes, é daquelas difíceis de esquecer. Algumas das construções datam de 1070 e já sobreviveram a diversos incêndios que assolaram a região.

Ao lado, fica o Fisketorget, famoso mercado de peixes onde é possível comprar salmão, bacalhau e caviar a preços módicos. Diversas barracas oferecem convidativos sanduíches preparados na hora, inclusive de rosbife de baleia – a pesca por lá não está proibida.
A cidade se prepara para comemorar em 2009 os 100 anos da Bergen Railway, ferrovia que é orgulho nacional. Rodeada por 7 montanhas (escaladas com frequência durante os meses quentes), tem apenas 250 mil habitantes – mas sua população ultrapassa a barreira do um milhão nos meses de verão. Totalmente rodeada por fiordes, ostenta o único local da Liga Hanseática que restou e foi capital do Reino da Noruega durante a Idade Média – a belíssima igreja de Santa Maria (Mariakirken) é um dos marcos da época.
Hoje, seu festival de verão é famoso, com uma incrível variedade de espetáculos musicais e teatrais e apresentações elogiadíssimas de sua Filarmônica. Mas Bergen ainda conserva a mesma aura pitoresca de seu passado: basta subir no funicular que leva ao topo do monte Fløyen, a mais de 300 metros de altitude, para entender porque a cidade é considerada o portão de acesso para os imponentes fiordes noruegueses.

9 comentários:

Anônimo disse...

Mari,
Eu le acompanho(virtual)em o seu viagem. Qué delícia! Eu quero ir, também! Eu sento uma grande emoção! O Mundo podê ser o Paraíso!!! (ainda que a vezes não)
Beijos
Carmen

Anônimo disse...

Mari, Bergen parece mais linda que Oslo, que surpresa! Tô adorando ver a Noruega pelos seus posts, continue!

Anônimo disse...

Enquanto minha graninha não me deixa ir pra lá, conheço a Noruega por aqui! A viagem tá uma delícia!

Anônimo disse...

Linda, Bergen! Que cores!

Anônimo disse...

Que toque mais Amsterdã nessa última foto! Linda!!! E que máximo esse povo viajando de trem com mochila, skis e huskies, tudo junto! Essa Noruega deve mesmo ser o máximo...

Anônimo disse...

Oi, Mari! Totalmente fora do assunto: você vai pra Bs.As. dia 14/07 e fica até quando? Eu chego dia 19/07 e fico até 26/07. Será que a gente se esbarra? :D

Mari Campos disse...

Carla, que delícia! Vamos nos encontrar, sim!!! Fico até dia 22!

FILIGRANA disse...

Marizinha,

Bergen é mesmo uma cidade encantadora !!! Amei ! E este mix de estações durante a viagem vale o dobro ;)

Estou adorando seguir sua viagem, conta mais ;)
beijots

Anônimo disse...

Olá... interessante o seu blog com dicas para viajantes, falando sobre turismo..

gostei!! descobri você "por acaso" no blog do meu parcerio "turismo e variedades" e estou buscando parceiros com a mesma temática, o que acha?

Abraços,

Blog Meio Aéreo - Comissários de bordo