27 de set. de 2009

Neve no Monte Titlis, em pleno verão



Reza a lenda – e algumas estatísticas do turismo na Suíça também, é claro! – que subir ao topo do Monte Titlis é a excursão ou passeio mais comprado pelos brasileiros que visitam Zurique. Distante dali mais ou menos duas horas em trem, o Titlis fica na pequena Engelberg, adorada por amantes de ski e queridinha para escapadas dos próprios europeus nos finais de semana.

Quando eu cheguei, também chovia, e muito. Passei quase o primeiro dia todo dentro do Hotel Terrace (www.terrace.ch), em que me hospedei; fica no centro da cidade, a minutos caminhando desde a estação de trem, e quase todos os quartos contam com uma vista incrível para as imensas montanhas da região. Mas o dia seguinte amanheceu perfeito; apesar de frio (e ainda estávamos em pleno verão!!!), céu azul limpíssimo – e neve, muita neve no alto do Monte Titlis (www.titlis.ch).

Chegar até o topo requer uma viagem em três partes, ao longo de 30 belíssimos minutos – primeiro, um teleférico do tipo gôndola para até 6 pessoas faz a maior parte da viagem, em 20 minutos; depois, um teleférico-bondinho para até 80 pessoas por cinco minutos e, finalmente, a parte mais esperada: o bondinho giratório Titlis Rotair, único no mundo, cuja base gira 360 graus para que todos os visitantes possam encantar-se com a visão dos picos sempre nevados nos cinco minutos até o topo do Titlis.

O complexo Titlis inclui uma imensa estação ali no topo, com vários restaurantes (indiano, para grupos, a la carte e self-service), lojinhas para compras e locação de roupas e sapatos (fundamental num frio de oito graus negativos em pleno verão europeu) e uma divertida caverna de gelo, esculpida por entre as rochas. Do lado de fora, snow toys garantem a diversão na neve fora da temporada de ski, além do belíssimo parque do glaciar e a fenomenal Iceflyer, um teleférico aberto que “sobrevoa” boa parte do glaciar, num trajeto emocionante.

Em Engelberg, além do complexo Titlis, há também aconchegantes restaurantes, movimentados pubs e bares na hora do happy hour e um centrinho fofo, gostoso para caminhar – além da possibilidade de fazer trekking por inúmeras trilhas nos arredores.

6 comentários:

Lucia Malla disse...

Nossa, mas esse bondinho giratório MUITO me interessou... deve ser lindíssimo. Obrigada pela dica! :)

Unknown disse...

Mari, conheci o centrão de Zurich em 2 hs de caminhada frenética na conexão de Lisboa para Atenas. Vou voltar um dia e esse monte já tá na lista. bjs

Thaís disse...

Mari, achei seu blog procurando sobre o Monte Titlis. Gostaria de mais informações sobre ele, pra ver se realmente vale a pena inclui-lo no meu roteiro!

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Taís, no site que eu menciono no post vc encontra todos os detalhes e informações de acesso, horários, preços etc do Titlis.
Eu pessoalmente gostei muito, tanto de ver neve e praticar os esportes de inverno mesmo em pleno verão europeu (se vc vai no outono ou no inverno, melhor ainda!!!!) quanto da própria vista de lá de cima, das mais lindas que já vi. E o IceFlyer vale MUITO, delicioso ;-)

Pollyanna disse...

Mari, acabei de descobrir seu blog pesquisando sobre o monte Titlis, na suiça. Pelo que vi vc visitou o lugar! Estou de viagem marcada para Paris e fiquei tão apaixonada por esse lugar que quero passar 2 dias lá. #nuncavineve
Tô com dificuldade em comprar o bilhete de trem de Paris a Lucerne, ainda não está disponivel para venda no raileurope. Como vc chegou lá? Podes me dar alguma dica?

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Pollyanna, quando vc vai? Porque os trechos costumam ficar disponíveis no site 5 a 6 semanas antes do embarque. Eu fiz Paris-Lucerne-Engelberg e comprei tudo online mesmo.