15 de set. de 2009

Suíça!

Minha coluna publicada neste final de semana no Jornal de Itatiba virou post :-)



Eu nunca tinha visitado a Suiça antes, vejam que desperdício. Talvez assustada com a fama dos valiosos francos suíços e essa minha paixão por voltar a alguns lugares, acabou ficando sempre pra depois. E, agora que a conheci, já estou programando um retorno; porque eu simplesmente adorei.

Passei uns dias na vibrante Zurique; chovia a cântaros, mas a cidade me encantou mesmo assim. Agitada dia e noite e, ao mesmo tempo, com um clima nostálgico, rodeando o lago, com as casinhas poéticas do centro histórico e os bondes (ou trams) rodando o tempo inteiro pra cá e pra lá. Museus formidáveis, gente antenciosa e simpáitca, paisagem incrível, bons restaurantes. Fiquei no hotel Comfort Inn Royal (www.comfortinn.ch), pertinho da estação e com parada de bonde na frente do hotel - e detalhes como café da manhã com champagne, por exemplo.

Também me hospedei em Engelberg, no Hotel Terrace (www.terrace.ch), com uma vista incrível para as montanhas da região; o hotel fica bem no centrinho da cidade, a menos de cinco minutos de caminhada da estação principal. E dali é um pulo para curtir o passeio predileto dos brasileiros que visitam a Suíça: o Monte Titlis! Enfrentei frio e neve em pleno verão suíço no alto do Titlis, num dia lindo cheio de aventura no complexo: teleférico, Titlis Rotair (que é o único teleférico-bondinho giratório do mundo) e a sensacional Iceflyer, um teleférico aberto que sobrevoa o glaciar; inesquecível.

Para fechar a viagem com chave de ouro, rumei à paradisíaca região de Interlaken, onde fica Jungfraujoch, conhecido como o Topo da Europa (quase 3.500 metros de altitude) – uma região de beleza rara, grandes montanhas, belos vales, lagos bucólicos – e uma infinidade de belos passeios para turistas de todo canto e toda idade, incluindo bons museus, mini cruzeiros e vistas de tirar o fôlego. E a viagem de trem mais linda que eu já fiz nessa vida. Sem falar na hospedagem simplesmente perfeita e irretocável no Victoria Jungfrau (www.victoria-jungfrau.ch/en/); definitivamente, o hotel já se tornou um dos meus favoritos .


Taí um belíssimo roteiro (resumido, é claro) para quem anda planejando uma viagem à Suíça (interessados também podem seguir no twitter as dicas do @suica_turismo). Aguardem: mais detalhes dessa viagem virão.

7 comentários:

Fernando disse...

Também estive em Zurique recentemente, mas não fiquei por lá, apenas caminhei por algumas horas enquanto esperava o vôo de volta para o Brasil. É uma cidade muito pitoresca, aconchegante, limpa... o problema é que é muito caro lá, pelo menos para mim, um brasileiro mochileiro de classe média! Mas, tens razão, é uma cidade fantástica, de encher os olhos!

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Eh verdade, Fernando, a Suica como um todo eh bem carinha mesmo pra nos, brazucas. Mas ha alternativas economicas em transporte urbano, trens e ate hostais e alimentacao. Acho que vale o investimento :-)

Alessandro A. disse...

Mari, eu também adorei a Suíça e é um dos meus países favoritos na Europa. Tudo é tão perfeito e as paisagens são sensacionais. Eu estive em Lucerna, Interlaken e Berna e se você não deixaria de visitar essa última, pois o seu centro histórico é lindo demais e imperdível. A única coisa chata é a moeda diferente, mas quem se importa com isso com tanta paisagem bonita e aqueles chocolates e queijos maravilhosos! :-)

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Alessandro, eu estive em Lucerna muuuuito rapidinho, entao nem conta; e Berna foi mesmo uma pena nao conseguir ir. Berna e Genebra ja estao definitivamente na listinha para a proxima viagem, com mais montes de chocolates e queijos diante de paisagens maravilhosas ;-)

Margarida disse...

Eu adoro a Suiça...de Verão e de Inverno!Já fiz grandes passeios por lá,de comboio e de carro!As cidades são todas lindas e as montanhas nem se fala...
Foi pena vc não ter mas tempo em Lucerna,que é encantadora e Berna parece uma cidade dos livros infantis!Quando for a Genebra não pode deixar de ir tb a Lausanne e Montreux ambas com vistas inesquecíveis para o lago e as montanhas!Por falar em montanhas,foi a St Moritz?

Bjs

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Nao fui, nao, Margarida, peninha... Foi uma viagem rapidinha - mas da proxima vez nao me escapam! :-))))

Unknown disse...

Ainda bem que não fui só eu que achei cara, Mari! Nunca vi gastar tanto dinheiro na Europa com apenas 2hs na cidade. O franco faz a gente perder a noção. O pior foi quando dei 100 euros para a atendente da Starbucks e recebi francos de volta (com 2 horas, comprei um Mocha e sai andando, daí ter me rendido a eles rsrs). Havia me esquecido. Depois ainda troquei os restantes na máquina, mas perdi muito na conversão.