3 de fev. de 2010

Enquete: vc viaja sozinho(a)?

Comecei mais uma enquete la no twitter, mas vou pedir o help de voces aqui tambem. Plissss, me digam:

- vc viaja ou ja viajou sozinho? sim ou nao?

- independente do sim ou nao, por que? quais seriam as maiores vantagens ou desvantagens?

- vc tem medo de viajar sozinho? por que?


Suas opinioes seram MUITISSIMO bem vindas em tuites, DMs, emails ou comentarios aqui no blog. E agradeco super desde ja pela colaboracao ;-)

27 comentários:

Tiago disse...

Sim, geralmente vou sozinho. É bom porque, se der na telha, você pega e vai. Pra onde quiser e quando quiser.
Em compensação, faz falta alguém pra conversar e principalmente pra ir pra noite.

Unknown disse...

Já viajei sozinha, sim, e curti muito. Sempre rola a chance de fazer novos amigos. Acompanhada é bom tbm, desde que vc tenha uma ÒTIMA parceria de viagem... se não pode ser um horror...

Eu amo viajar, de qualquer jeito!

Cacau
www.mosaicosdosul.blogspot.com

Arthur disse...

90% das vezes. Ou as pessoas (amigos e namoradas) não tem tempo, ou não tem $$$, ou não gostam de viajar e se gostam, não querem ir para onde você vai, ou tudo isso junto.
Mas, como disse o Thiago, tem o problema de sair à noite. A não ser que se encontre bons restaurantes, que façam você se sentir em casa, como os do Atacama e de Cartagena de Indias. E sempre dá aquele friozinho na barriga quando chegamos ao lugar (o que me espera aqui? o que vim fazer aqui?).
Só não é bom ir quando a pessoa está fragilizada emocionalmente; fui ao Peru depois do fim do meu noivado e no primeiro dia caiu a ficha, não tinha ninguém para eu telefonar, e tive uma depressão cavalar. Depois melhorei, mas quando voltei ao Brasil, a deprê voltou comigo e levou 3 meses e uma licença médica para ser curada.
Também não teria coragem de ir sozinho em lugares românticos, como Gramado, Canela, Penedo, Campos do Jordão etc. Nesses eu fui bem acompanhado.
E como disse também a Claudia, antes só do que mal-acompanhado. Vai que você pega uma DEScompanhia de viagem e vai ser briga na certa... já aconteceu comigo.
Valeu!

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Que bom que todo mundo aqui concorda que viajar sozinho pode ser muito bom - principalmente se a companhia de viagem possivel nao for la boa companhia, ne? Mas como bem disseram os meninos, na hora de sair `a noite eh mais dificil mesmo - sao poucos destinos que REALMENTE convidam o solo traveler a cair na night. Talvez por isso as nossas viagens solo sejam mais introspectivas, ne? rsrsrs Mas, ainda assim, existem lugares perfeitos para viajantes independentes se divertirem a noite, como minha querida Salamanca ou mesmo o Atacama, que o Arthur comentou. E, Arthur, eu concordo com vc, eh mesmo trash viajar sozinho para destinos honeymoon - mas ja encarei sem companhia o hotel mais romantico do mundo, o Las Ventanas al Paraiso. E, quer saber? Nao doeu quase nada :-)))))

Lu Malheiros disse...

Mari,
Quando dá, viajo acompanhada, mas na maioria das vezes viajo sozinha pelos motivos que o Arthur já citou. E gosto muito! Ok, eu não iria para a Índia, Egito ou Marrocos sozinha.
Passeio muito durante o dia, mas, geralmente, não saio à noite. Também não costumo sair pra jantar - pq jantar sozinha é pior que almoçar? chama mais atenção? -o que não costuma me aborrecer.
Não me lembro de ter sentido medo por estar sozinha.Talvez,quando cheguei em Budapeste. Não lembro o nome da estação em que o trem parou, mas era feia pacas! E, de manhã cedo, feriado nacional, estava tudo deserto...No final, nada grave!
Em alguns lugares evito dizer que sou brasileira. O meu biotipo ajuda; tá longe de ser o que eles consideram como a "brasileira padrão". Na maioria das vezes, eles não conseguem advinhar a minha nacionalidade, mesmo em Portugal!

Wanessa disse...

Oi, Mari!

Viajo bastante sozinha por causa dos mesmos motivos que o Arthur falou: as companhias, ou não estão disponíveis pelo tempo necessário e para ir ao lugar que quero ou não estão di$ponívei$... Acaba que, quando vou acompanhada, a viagem costuma ser mais curta.

Sobre o medo: antes de ir a primeira vez sozinha, eu tinha medo de não gostar da experiência, de me sentir só. Mas não rolou! Então, hoje sobra só aquele medo concreto, de ser assaltada - ou coisa pior -, o que pode acontecer em qualquer lugar do mundo, inclusive na minha cidade, mas sozinha seria mais difícil de enfrentar a situação. Para evitar esse medo, escolho destinos que me transmitem mais segurança: Buenos Aires é a campeã; Europa, quando dá.

Grandes tabus: 1) sair à noite, sem dúvidas! Já saí pra jantar, mas não fiquei à vontade. O bom é que eu não gosto de balada mesmo, normalmente me contento com um cinema, um café e um livro; 2) viajar para praias. Praia é território de casal ou de turma, não tem jeito! Só vou sozinha pra praia na minha cidade.

Adoro minhas viagens solo, dá uma sensação de independência muito boa, de ser dona da própria vida e ser capaz de fazer o que der vontade!

O ideal é balancear: esse ano, já programei uma viagem com amigas (seremos 6!) na semana santa e depois uma mais longa, sozinha. Tenho certeza de que as duas serão maravilhosas!

Ju Afonso disse...

Nunca viajei sozinha. mas tenho vontade. Acho que a principal vantagem deve ser faezr o roteiro que você quiser, sem se preocupar com as vontades dos outros. Quer tirar um dia pra descansar tira, quer conhecer um lugar mais afastado vai, quer começar a conversar com aquela pesoa que está ali sozinha conversa.

Em compensação, acho que sentiria façta de compartilhar o momento com alguém. Daí a principal desvantagem (sem desprezar os amigos que se faz no meio do caminho)!

Não tenho medo de viajar sozinha, mas ficaria um pouco apreensiva com medo de acontecer algo comigo. Meu maior medo seria passar ma, ficar com febre ou essas coisas. É importante ter alguém com você nessas horas... mas não é um medo que me impediria de viajar sozinha! Afinal, viajar é sempre bom, não importa como!

Beijos!!

Mônica Sousa disse...

Mari, viajo quase sempre sozinha. Só duas vezes fui acompanhada. Sinceramente acho bem melhor estar literalmente independente porque não há o estresse de ter que fazer um passeio que não se está muito a fim porque o amigo(a) não "pode fazê-lo sozinho".
Da única vez que fui acompanhada de uma amiga, não houve problemas porque ela é tão independente quanto eu e fazia o que tivesse com vontade.
E como sou adepta de um bom hostel, se quero companhia sempre tem bons amigos a se fazer num albergue.
O que eu acho um diferencial de uma viagem sozinha é estarmos mais abertos às novas pessoas que se encontra pelo caminho.
O ruim? tirar fotos, mas aí a cara de pau ajuda.
Ótima iniciativa da enquete!

Alessandro A. disse...

Mari, ao contrário da maioria aqui, eu praticamente sempre viajei acompanhado, mas já tive experiências solitárias em viagens a trabalho. Realmente é importante encontrar uma companhia que seja parecida com você, senão sua viagem vai virar um inferno. Não vejo problema nenhum em viajar sozinho e iria na boa, mas para mim poder compartilhar os momentos da viagem com alguém não tem preço. Você poder comparar impressões, compartilhar aqueles momentos especiais, curtir um bom restaurante acompanhado de uma boa conversa tornam a viagem totalmente diferente. Graças a deus eu tenho minha esposa, que é uma companhia fantástica de viagem e ainda possui os mesmos gostos que eu. Hoje não me vejo viajando sem ela.

Abraços!

Patricia de Camargo disse...

Eu já viajei muito sozinha, e concordo com todos, o maior tabu é jantar. E também outra coisa, conseguir bom preço em quarto single. Durante o dia, principalmente em cidades culturais, dá para encarar na boa, e acho que é melhor viajar sozinho do que não viajar!
Beijos

André Correia Maricato disse...

Em 2008 saí de Portugal para ir estudar 6 meses para Floripa. E fui logo sozinho. Durante esse período fiz algumas viagens, umas acompanhado outras sozinho. É bom viajar dos dois jeitos. Fui um fim de semana sozinho para Gramado, talvez não dê para aproveitar tudo o que tem para oferecer, mas foi muito bom. Adorei um restaurante italiano que tem perto da estação de ónibus. E tive um probleminha que se fosse acompanhado seria mais fácil de resolver. No último dia depois do almoço já só sobravam R$10 e não consegui sacar dinheiro em nenhum caixa automática com meu cartão de Portugal.
Depois fui sozinho de Floripa para Foz de Iguaçu, Búzios, Rio De Janeiro, Ilha Grande, Paraty e São Paulo e durante essa viagem aproveitei para conhecer muitas pessoas, o que fica mais fácil de acontecer quando você está sozinho.
Hostel facilita bastante para quem viaja assim. Sempre se vai conhecendo alguém...

Unknown disse...

Mari,

Adorei a enquete, estou vivendo esse dilema. Sempre viajei acompanhada. E agora estou com uma viagem marcada para a Europa a trabalho, quero aproveitar e espichar uns dias, pois ainda não conheço nada de lá. Estou com um certo frio na barriga porque é minha primeira viagem a longa distância e estarei sozinha!
Como gosto de desafios, acho que vai ser ótima e sem dúvida introspectiva. Como sei que vou passar o dia na rua e vou aproveitar ao máximo as horas de sol não me preocupo muito com o jantar, geralmente estou cansadérrima e como um sanduiche, ou algo rápido e informal. E já me escondo no quarto para acordar cedo no próximo dia.
Meu maior medo mesmo é me enfiar em alguma travessa menos movimentada e ser assaltada (ou algo mais como disse a Wanessa).
Obrigada pela enquete, as respostas me ajudaram muito, por ver mulheres viajando sozinhas!

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Pessoal, to adorando a contribuicao de vcs nos comentarios - teve ate declaracao de amor, ne? rs Lindo. E obrigadissima tambem aos que estao enviando emails igualmente otimos.

Carol, vai com fe, vc vai adorar. Inevitavel vc se sentir mais segura na Europa do que se sente nas grandes cidades brasileiras, acredite.

Mirella disse...

Mari, eu nunca viajei sozinha e não sei como seria essa experiência para mim... acho que me sentiria solitária vendo algo lindo e não tendo com quem compartilhar. Sei lá!
Como estou casada há mais de 10 anos, meu companheiro de viagem é sempre o maridex... as vezes sai uns arranca-rabo (risos!), mas a gente SEMPRE se diverti e aproveita muito... é como se ele já fosse parte central do meu itinerario e eu do dele.
Agora viajar com ouras pessoas além da gente pode ser legal também, mas eu confesso que as vezes fico com receio, pois um quer fazer isso e o outro aquilo, então eu acho legal ir com casais independentes (que não precisam ficar grudados o tempo inteiro) ou os que topam fazer o meu roteiro sem ficar reclamando depois (risos!). Eu sou fixurada em fazer planos e roteiros de viagem e odeio quem resolve nos acompanhar e depois fica reclamando sem ter pesquisado ou ajudado (acho que falei demais, né?!).
Mas sem duvida... eu sou do partido que é melhor viajar sozinho, do que ficar em casa.
Bjs

Karin disse...

Olá!

Antes só que mal acompanhada! : ) Uma grande desvantagem são os preços dos hotéis (nunca fiquei em albergues). É um roubo!

Wanessa disse...

Para quem tem medo de enfrentar algum perrengue: eu me sinto muuuito mais segura tendo um celular comigo. Sempre levo o meu do Brasil mesmo (habilito na operadora antes de viajar), porque acho que ter de comprar chip em cada lugar (estou pensando na Europa) ficaria mais complicado. E o objetivo nem é ficar ligando pra casa, mas sim saber que posso ser localizada mais facilmente e, numa emergência, claro, poder ligar de qualquer lugar. Uso mesmo só pra mandar e receber torpedos e acessar a internet via wi-fi.

Fred disse...

Alma purificada, assim julgo o ato de viajar consigo mesmo. Excelente para esquecer tudo do seu cotidiano. É nascer de novo. Voltar melhor consigo e com as pessoas, vendo tudo de maneira diversa daquela que via, antes de viajar.
Não tem preço ir para onde e a que horas quiser, sem prestar o mínimo esclarecimento, dar a menor justificativa, não perder um segundo sequer em tentar convencer o acompanhante da viagem a ir àquele museu que você acha que vai adorar e imagina que ele vai detestar, pela personalidade que tem.
Já o lado negativo, como tudo na vida, e que numa viagem é muito triste, de apertar o coração, é que a solidão é palpável. Não ter com quem ccompartilhar um comentário sobre uma bela escultura, uma torta saborosa, a saudade de alguém querido, fazendo com que você se jogue nos guias, planejando o dia seguinte, até o sono bater e acordar mais renovado noutro dia, purificando-se para voltar leve ao seus amados Brasil e pessoas queridas.
Acho que é isso.
Abraços a todos.
Bela enquete.

Mariana Brandt disse...

Oi!

Conheci seu blog agora, ainda tá valendo a enquete? hehehe

Eu simplesmente adoro viajar sozinha.

Não foi muito fácil criar coragem pra começar, mas os motivos já citados da dificuldade em arrumar companhia me fizeram decidir ir comigo mesma. Imagina se eu ia deixar de conhecer o *mundo* por falta de companhia? Nunca!

Hoje eu adoro viajar sozinha, acho mto melhor fazer meu roteiro sem interferências, sem ter q combinar tudo com as outras pessoas, podendo fazer tudo do meu jeito, escolher as datas, cidades, hostels/hoteis, ser dona do meu tempo... enfim, é um pensamento um pouco egoísta, mas no momento atual da minha vida isso está sendo mto bom!

Sinto falta de companhia somente pra sair a noite, pra balada mesmo, mas como geralmente passo o dia todo andando pela cidade, a noite não tenho nem mto folego pra sair. Quando se fica em hostels esse problema praticamente acaba pq se vc quiser, arruma companhia pras baladas.

Sempre dá um friozinho na barriga, mas não por medo de acontecer alguma coisa, mais por ansiedade mesmo, pelo novo. Me sinto mto mais segura no exterior do que aqui, por exemplo, no meu 2. dia em NYC eu andei (me perdi) pelo Brooklyn sozinha as 2h30 da manhã e não senti o menor medo.

Enfim, hj em dia vc pesquisa tudo antes de ir e ainda pode acessar internet de qquer lugar pra qquer problema... não vejo mtos riscos em viajar sozinha, ou melhor, os riscos são os mesmos de quando se está acompanhado.

Espero motivar quem ainda tem receio de ir pro mundo sozinho ;)

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Opa! Contribuicoes aqui sao bem-vindas, sempre!!! :-D

Unknown disse...

Oi, Mari! Estive pela primeira vez em seu blog, há alguns dias, justamente com esta dúvida de viajar sozinha. Acabei de chegar da Itália, mas fiz acompanhada de uma amiga e foi muito bom. Agora, por todos os motivos descritos acima, decidi fazer minha próxima viagem "alone". Um dos posts fala que o destino praia é mais para casais e turma. O que acham? Quero ir para o nordeste, especialmente Maceió, mas minha dúvida é se este é um destino bom para quem vai viajar sozinha... Se lá terá programas que possam ser feitos por avulsos...rsrsrs... ou seria melhor outra capital nordestina?

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

FERNANDA, tem muito viajante independente nas capitais nordestinas também! Não se preocupe que não é destino "ruim" pra viajar sozinha, de jeito nenhum. Maceió, inclusive, é, na minha opinião, uma ótima escolha - tem tours baratos para as praias mais distantes, dá pra caminhar tranquila na orla e nas feirinhas, os preços são mais camaradas nos hotéis e restaurantes... Se não me engano, a Sílvia, do Matraqueando, este por lá sozinha recentemente. Dá até pra trocar umas ideias fresquinhas com ela ;-)

Unknown disse...

Mari, muito obrigada pela ajuda. Já estou até mais tranquila e animada com suas palavras! Vou dar uma olhada no matraqueando também, mas, desde já, sou sua nova seguidora...

Bjs,

Fernanda

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Que delicia, Fernanda! Seja muito bem-vinda :-))))

FerBelli disse...

Olá... Fernanda, você ja foi ou vai pra Maceió sozinha?? Pq eu tbm estou planejando minha viajem sozinha para este destino e ainda estou um poco insegura... pois nunca viajei sozinha... estou planejando para o final de outubro... se alguem tiver alguma dica a mais... bjussss

Maa disse...

Amo viajar, e nem sempre tem alguém pra ir junto, então viajo sim, faço passeios e tudo mais...a diversão é ótima e olha que sou casada e tenho 2 filhos mas não abro mão de 1x por ano tirar uns dias só pra mim...espero que você goste também...

Paula Teixeira disse...

Oi Gente, Estou querendo ir para Buenos Aires entre 17 e 22 de dezembro. Tenho $$$$ e um recesso para aproveitar, mas não encontrei ninguém que possa ir comigo.

Eu olhei orçamento para hotel. Nunca fiquei em Hostel e prefiro reservar em angência porque não estou acostumada a viajar.

Não sei o que faço gente, ayudame! Se conhecerem alguém que pretende viajar na mesma época para lá, avisem!

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Paula, vá sozinha para Buenos Aires! Vc vai adorar a experiência.