13 de abr. de 2010

"Experiências" trazem mais satisfação que bens. Yes!


Eu sempre defendi, aqui no blog e nos papos com amigos e leitores, que acho que viagens são a melhor coisa que o dinheiro pode comprar. Nunca vi sentido em gastar meu dinheiro numa calça da moda ou no carro do ano, mas gasto fácil numa viagem à Europa. Se eu somar tudo que já gastei com viagens até hoje, poderia listar uma infinidade de bens que eu poderia ter comprado com esse mesmo montante; mas também poderia listar uma infinidade de experiências, sensações, emoções, cheiros, sons etc que eu não teria experimentado. Não faço a troca de jeito nenhum.

E ontem foi divulgada uma pesquisa que vai justamente por esse caminho. Pesquisadores da Cornell University, nos EUA, concluíram que gastar dinheiro em "experiências" (sejam viagens, festas, passeios de helicóptero, jantares incríveis, tanto faz) traz mais felicidade do que a compra de bens materiais. Exatamente o que eu penso.

Claro que ninguém deve sair por aí torrando o que tem e o que não tem - aquela mania da classe média brasileira de viver sempre acima do seu padrão de vida possível, cheia de dívidas. Não! É preciso ter o pé no chão, nunca gastar mais do que se ganha e sempre poupar, religiosamente, um pouquinho por mês, para os imprevistos da vida. Mas o artigo publicado no Journal of Personality and Social Psychology confirma que experiências na bagagem valem mais que qualquer posse para a maioria dos seres humanos. Até porque, segundo os pesquisadores, em se tratando de bens, o ser humano tende a comparar o que tem com o que o outro tem, sempre; já no caso das experiências a satisfação é maior, já que cada experiência é pessoal, intransferível e, por isso mesmo, incomparável.

O estudo também concluiu que a decisão de gastar dinheiro com uma "experiência" é mais fácil de ser tomada do que a de um bem material. A gente já sabia, né? E muitas empresas também, já que no ano passado virou febre na Europa e nos EUA dar "experiências" de presente no aniversário, valentine´s, Natal ou outras datas importantes - voo de asa delta, tarde num spa, jantar estrelado, passeio de barco pelo Sena... e N outras opções.

Bora "experimentar" mais, gente? :-))))))))


Em tempo: enquanto eu estava escrevendo esse post, o @gabebritto colocou no twitter um link pro post dele exatamente sobre esse assunto. Vale ler.

8 comentários:

Unknown disse...

Bom, eu sou um apaixonado por viagens, to sempre indo e voltando, sempre querendo conhecer lugares diferentes, novas culturas e tudo mais. E digo a mesma coisa, se eu fosse listar, poderia ter comprado bem mais coisas, MASSSSS, será que eu seria feliz??

Acho que não, acho que viajar, comer em um bom restaurante, se divertir, vale muito a pena. Eu recomendo.

Bom, aproveitando, ja dou os parabéns pra Mari Campos. Virei um leitor assíduo do PELO MUNDO, além de as vezes encher o saco dela fazendo algumas perguntas sobre viagens hehehe....

Beijos

Bá Conti - publicitariaeviajante.blogspot.com disse...

Concordo totalmente!
Clichês à parte, viver experiências inesquecíveis, realmente, "não tem preço".

José Luiz Gonzalez disse...

Concordo plenamente com o post!
Viajar e ter experiências é o que há!!

P.S: Obrigadão pelo comentário no meu blog... fiquei super feliz em saber que vc tb gostou dos posts...

Tiago disse...

Aeee parece que finalmente estamos sendo compreendidos rsrs

Beijo Mari!

Cristina disse...

Meu apartamento precisa de obra, meu carro é velho, mas eu tenho 2 viagens grandes programadas para esse ano. Assino embaixo!

Uelyn disse...

Com certeza, uma experiência vala mais do que qualquer bem material.
Viajar , se sentir parte desse muito é uma das formas mais lindas de realização pessoal.
Lindo Post

=)

Celina disse...

Olá Mari,
Sou uma fanática por viagens e a única coisa que fiz antes de começar a só pensar em viaar foi criar 2 filhotes que hoje viajam comigo seguindo meus roteiros. Viajo na base do bom e barato e poossível, mas respiro cada lugar que conheço. Compras? Não cabem na malinha!
http://maladerodinhaenecessaire.wordpress.com/
Passa lá... bjs

Claudia Rodrigues Pegoraro disse...

muito, muito legal! coloquei link lá no http://felipeopequenoviajante.blogspot.com, Claudia