9 de abr. de 2010

A tal da nova classificação da hotelaria brasileira


Segundo informacoes divulgadas hj, o novo Sistema de Classificação de Meios de Hospedagem do Brasil chega a sua metade revertendo boa parte das críticas negativas iniciais. Promovido pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Inmetro e a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM), o projeto propõe estabelecer critérios para oito tipos de empreendimentos: hotéis urbanos, resorts, hotéis fazenda, pousadas, flats, hotéis de selva, hotéis históricos e os chamados cama & café, matriz discutida no Rio de Janeiro nesta semana.

A ideia eh que o conceito de classificação vire mesmo um instrumento de comunicação do turista com o mercado. Por isso a proposta do governo é realizar o Novo Sistema de Classificação de Meios de Hospedagem no Brasil de forma participativa, aberta e transparente, com participacao voluntária (todos os interessados podem enviar sugestões e contribuições para o site do MTur).

Ate maio, novos encontros acontecerao. O Ministério do Turismo (MTur) defende que a normatização do setor eh necessaria pelas experiências de sucesso de outros países - uma tendência mundial. O ICTE, por exemplo, é um organismo de certificação turistica da Espanha (sao mais de 2,5 mil estabelecimentos certificados com investimentos de 4 milhões de euros/ano. O Chile tem 12 mil estabelecimentos de turismo registrados e cinco regiões turísticas prioritárias - partiu de um sistema controlado pelo estado, nos anos 90, para implantar um modelo apoiado pela iniciativa privada que vem dando certo (sao 48 normas técnicas para alojamentos, agências de viagem, turismo de aventura e guias de turismo, alem de um selo de qualidade para o turismo).

Parece haver um consenso entre os especialistas do setor de que, obrigatória ou voluntária, a classificação dos meios de hospedagem deve beneficiar nao so a economia do pais como, sobretudo, o consumidor. Vamos ver.


3 comentários:

Thiago Cesar Busarello disse...

Olá Mari..
Acho ótima essa classificação..
Aqui em Blumenau o próprio setor de turismo da cidade está pra avaliar os hotéis pra ver como estão seus serviços..
Depois vai bastar enquadrar os mesmos na classificação que sair..
E Mari.. Agora que vi.. Não tá faltando um linkzinho do Vida de Turista aqui no quadro à direita do Boa Viagem? ;)
Beijo e abraço..
Thiago

Barcelona Expedition disse...

Ola,
Lindo post! Espero que seja verdade, será um passo enorme para o Brasil como mercado receptor do turismo internacional.....

Nao deixe se contar o resultado...obrigado pelo post..
Felipe

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

FELIPE e THIAGO, tambem espero que a nova classificacao seja mesmo seria e sirva para alavancar nosso turismo, de verdade. Dedinhos cruzados mesmo.
E THIAGO, vc tem mesmo toda razao! rsrsrsrsrs Preciso urgente colocar ordem no meu blogroll ;-)