17 de mai. de 2010

Santiago de Compostela no ano do Xacobeo (com hotel eco e tudo)

Se você ainda não sabe, esse é um ano importantíssimo para Santiago de Compostela - é o ano do Xacobeo, ou seja, um “Ano Santo Jubilar”, em que o dia de Santiago, 25 de julho, cai num domingo.

(Abre parênteses: segundo a Igreja Católica, os peregrinos podem conseguir o perdão pleno, ter todos seus pecados perdoados, nos anos santos – se bobear agora, só em 2021. Fecha parênteses)

E dentre tantas coisas que andei pesquisando sobre a cidade - que, sim, está na minha rota espanhola desse ano - descobri uma novidade interessante: acaba de abrir por lá o primeiro hotel "ecológico" da cidade. Trata-se dA Quinta da Auga, que tem decor super cool e é cheia de verde, tanto no seu entorno quanto até dentro dos quartos (na madeira dos móveis, na matéria prima dos objetos e tecidos da decoração, nas planta ornamentais...). A ideia é que o viajante se encontre num cenário idílico, às margens do Rio Sar, num emblemático edificio do século XVIII - convertido, claro, num belo hotel butique - são 45 quartos totalmente diferentes, com decoração personalizada que inclui obras de arte e antiguidades de colecionador com um toque francês. Bela idéia conjugar esse mix com o cenário histórico-religioso-monumental de Santiago, vá.

Em tempo: a TAP está fazendo uma parceria com o Projeto Momento Único para oferecer apoio àqueles que desejam percorrer o Caminho Português de Santiago e disponibilizará aos viajantes que desembarcarem na cidade do Porto transporte rodoviário gratuito para cidades na Galícia: Tuy, Porrino, Vigo, Pontevedra, Caldas de Reys, Santiago de Compostela, Ribavadia e Orense.

10 comentários:

José Luiz Gonzalez disse...

Só para reforçar, esse transporte rodoviário disponibilizado pelo TAP para quem vai/vem da Galícia ao aeroporto do Porto já existe faz um tempo e é uma estratégia da empresa para atrair os galegos para o aeroporto do Porto ao invés de Madrid (há inclusive no aeroporto do Porto escrito uma frase "OPORTO, O aeroporto de tódolos galegos")

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Jura, Jose? Uia, e eu nem vi essa frase no aerporto! Mas se tem sempre o transporte, melhor ainda pros viajantes, ne? Com ou sem Xacobeo :-))))

Karla Gê disse...

Adorei saber q Santiago de Compostela está na sua rota desse ano pq sou louca para ir lá e não conheço ngm q tenha ido! Poste muitas dicas pra gente!
beijo dge

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Podexa, Karlitcha! ;-)

José Luiz Gonzalez disse...

Encontrei no google uma foto que comprova o que eu disse do aeroporto dos galegos... hehehe...

http://www.clicrbs.com.br/blog/fotos/108319post_foto.jpg

E quanto ao transporte, é bom sim... o único inconveniente que pode ter é que talvez tenha que esperar muito pra sair o ônibus porque eles esperam outros voos para depois o ônibus sair... enfim, com atraso ou não, é uma grande vantagem que a TAP oferece...

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

hahaha Vc quer dizer uma imagem que comprova que eu sou cega messsss :-))) E super concordo - demorando ou não, eis aí uma belíssima vantagem.

Celina disse...

Oi Mari,
Ja fiz amizade com o vulcao. Meu voo de London par Dublin, foi por pouco. Enquanto curtia a cidade, o aeroporto estava fechado, mas no dia da volta Dublin-London abriu! Agora tenho Barcelona - Edimburgh - Stockholm - Paris, tudo justinho! Esta semana o bichinho esta tranquilo...Boas ferias!

http://maladerodinhaenecessaire.wordpress.com

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Celina, que beleza! Acho que ele vai mesmo dar uma folguinha uns dias :-) Meu irmão também viajou Londres-Oslo-Londres sem problemas, tks God. Dedinhos cruzados!

Anônimo disse...

Mari,
O hotel Quinta da Agua é lindo. Gostaria conhecer. Tem um restaurante com um nome que me faz pensar em Majô.
É uma boa dica que eu penso anotar.
Saludos
Carmen

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Carmen, seu portugues esta simplesmente irretocavel!!! Eu acho que vc anda estudando escondido :-)))))