18 de out. de 2010

Blogueiro viajar sem note, é possível?

Final da semana passada lancei no twitter essa pergunta de cunho twitterapêutico - conseguiria eu, blogueira, tuiteira e facebuqueira desvairada, embarcar numa viagem de quase 10 dias sem o note?
Minha timeline, pelo jeito, é tão cibernéticamente viciada quanto eu - 90% do povo disse categoricamente que NÃO, eu não conseguiria (ou não deveria). Foram pouquíssimas as almas mais tranquilas e equilibradas que me sugeriram dar um tempo desconectada e aproveitar melhor a viagem.
Fuçando nos blogs prediletos ontem, descobri que a Solo Traveler está se dedicando exatamente ao mesmo "experimento" - encarar um final de semana de viagens (ela é menos ambiciosa :-D) offline pra aproveitar ao máximo a viagem, in loco, e não virtualmente. 
Nas últimas viagens, percebi que gastei MUITO, mas MUITO tempo mesmo no quarto do hotel graças às maravilhas do free wifi - e, com a bateria do meu note arriada, funcionando só quando plugado, a tal da portabilidade do dito cujo virou nula. Então tô pensando seriamente em, nesse caso, com uma viagem muito corrida de trabalho pela frente e internet paga, em deixar o bichinho em casa (mas levar o smartphone, claro, que ninguém é de ferro!!!). E voltar à relação de afeto incondicional com meu bom e velho caderninho.
Vocês acham isso possível e viável? Ou tô querendo muito?
Afinal, blog também é terapia, né? :-)))))

11 comentários:

Claudia Beatriz - Aprendiz de Viajante disse...

10 dias não sei se aguentaria não. Mas fiz várias mais curtinhas, sem note e até sem telefone. Na que fiz 10 dias sem levar o Note, no mochilao pela europa, acabava indo nos cyber cafés da vida, pra checar email e falar com a família.
E com os smartphones, o único problema é mesmo se tiver que escrever posts longos.. mas se não tiver que fazer isso, acho que dá sem problemas!

Anônimo disse...

Cara Mari
Nas minhas viagens não levo meu note. Realmente prefiro me dedicar de corpo, mente e alma ao local q estou visitando. Quando é muito necessário, como checar um e-mail urgente, vou até uma lan. Acho q rever velhas paixões (no seu caso, seu caderno de anotações) revigoram a alma. E, na minha opinião nada como escrever com um lápis bem macio anotações que registrarão sua memória e que farão a alegria de algum historiador, como eu, daqui a alguns anos.
Saudações ouropretanas
Sônia

Anônimo disse...

Bom, eu já opinei, mas vou registrar de novo: vai sem o note. Aproveite cada minuto da viagem para passear, descobrir lugares novos, conhecer gente. Pensa nessa viagem sem note como uma oportunidade de "purificação" (haha). Ou como uma experiência antropológica/pessoal (hahaha). Sério: você vai sobreviver, confie em mim. E seu caderninho vai ficar muito felizinho de ser usado novamente!! Bjs e ótima viagem! Carla(2)

Coisas de mãe disse...

Quando não levo fico escrevendo posts na cabeça e twittando comigo mesma rsrsrs

Acho que no começo é difícil mas depois acaba acostumando...

Pati

Drusnake - Werocktour disse...

Até hoje não fiz uma viagem que não levasse o note. Mas com esse post pela primeira vez comecei a me perguntar se já não é a hora de seguir o sábio conselho da Sônia e adotar o velho caderno de anotações.Vamos combinar que para ter o prazer da companhia do note, nas viagens encaramos alguns transtornos.Já abri muita mala em aeroporto, enfrentei filas para declarar na PF sem contar o peso extra. Pronto! Decidi na minha próxima viagem que será para o Peru vou de bloquinho e caneta. Beijos.

Marcie disse...

Como eu disse lá no twitter: nem morta, santa! E agora, há questão de 5 minutos, rendi-me à praticidade do Kindle: acabei de comprar um, para levar numa viagem que farei, de 3 semanas. Isso, depois de ter separado 6 livros para levar... O que eu quero dizer com isso? Que é um caminho sem volta. Uma vez plugado, plugado até morrer.
EM tempo, boa viagem, daHling!

Lili Bollero disse...

pq nao levar um ipod touch que tem wifi... so para escrever coisinhas basicas...
na verdade meu sonho é q esses leitores de ebooks se tornem tb caderninhos virtuais. haha e pronto
bj e boa viagem, aproveita ao inves de pensar em internet.
@lilibollero

Unknown disse...

Mari,
Até levei o netbook para a última viagem, mas não postei nada. Deixei posts programados para não eixar um vácuo no blog. E tuitei pelo telefone quando possível. Não gosto de "perder tempo" em viagem no computador. Só em trens ou esperando alguma coisa que digitava um pouquinho. Enfim, acho que dá pra sobreviver um smartphone por 10 dias.

Gustavo - Viajar e Pensar disse...

A questão, depende do destino. Tipo Paris, Ny ou Metropolis realmente indispensável. Já Caribe, resorts, Praia, aproveita, relaxa.
Não leva não.
Usa livros, guias, revistas e anota num caderno, Old School e depois nos diz se sobreviveu.
Boa Viagem , Mari

Mariana Brandt disse...

Eu sou a favor de levar só smartphone. Levei notebook uma vez e antes de chegar no hotel eu já tinha deixado ele cair, naquela de mala, mochila, passagem na mão, etc, pum: caiu. Depois comprei um netbook achando q facilitaria a mobilidade, mas tbm não gostei, acaba pesando e eu só usava nos hotéis mesmo pra não ter q carregar pros lugares. Nessa viagem eu estava sem smartphone pq tinha perdido o meu. Enfim, já viajei com só notebook, só netbook e só smartphone e daqui pra frente pretendo levar sempre SÓ smartphone.

marketing oline disse...

Olha acho difícil, sinceramente!