23 de dez. de 2010

A mítica Carretera Austral

 Se a gente parar pra pensar, a Carretera Austral, apesar de tão mítica, é jovem, muito jovem. Faz pouco mais de 8 anos esse caminho pelo sul do Chile foi aberto - tanto que ainda continua absolutamente rústico, sem asfalto, só cascalhos, em mais de 80% do trecho de Balmaceda a O´Higgings.
 Percorremos mais de dois mil quilômetros entre o ir e o vir, por entre cenários deslumbrantes. As horas de estrada são muitas, dada as condições da rota - chegamos a levar 6 horas para percorrer meros 300km. Mas os caminhos eram sempre tão, tão lindos, que a gente nem se importava tanto com a "lonjura".
 Em questão de minutos, o tempo passava de ensolarado a chuvoso, de temperado a muito frio, uma delícia. Rotina, definitivamente, é uma palavra que jamais poderá ser aplicada para descrever esse caminho tão belo e sinuoso.
 A carretera quase toda não tem proteção, nem acostamento , e a sinalização também é escassa. É rústica mesmo, e daí sua beleza. Mas como é todinha em curvas e curvas, penhascos e penhascos, não é estrada para qualquer um: tem que ficar atento, dirigir bem mesmo pra encarar. Ou alugar um carro com chofer, como nosso heróico Don Mario Concha Carrasco, que domina cada uma daquelas curvas como ninguém - aliás, super recomendo contratar carro com motorista.
 Cada curva, uma paisagem mais linda que a outra.
 Olha essa Garganta del Diablo, que lindeza.
 Lindo, lindo, lindo.
 Well, a estrada é sinuosa ou não é???
 Aguarde. Nos próximos posts, o roteirinho completo da viagem, até Villa O´Higgins ;-)

Nenhum comentário: