31 de jan. de 2011

Hotel review: Inkaterra Machu Picchu

 Eu já tinha decidido, antes mesmo de começar a planejar a viagem ao Peru, que passaria uma noite em Machu Picchu Pueblo (antiga Águas Calientes) para poder ir dois dias ao santuário - ou, ao menos, pega-lo mais vaziozinho no segundo dia, chegando bem cedo. E fiz isso, claro - me hospedando no ótimo Inkaterra Machu Picchu Pueblo.
 O hotel faz parte de um grupo bastante elogiado no Peru, por suas propriedades terem sempre muito apelo em consciência ecológica, sustentabilidade, incorporação da comunidade local - e tudo isso aliado ao luxo, ao conforto, mesmo num ambiente roots como Machu Picchu. E fazem bem.
Os quartos são bastante arejados, amplos, com muita, muita luz natural - e materiais locais na confecção de móveis, roupa de cama etc. Na medida, sem nenhum tipo de frescura ou ostentação que, definitivamente, não combinariam com o meio ambiente.
 Tem até o Pisco envelhecido local para os mais corajosos degustarem .
 As amenities, first time ever que vejo, são acondicionadas em frascos de vidro para não agredir o meio ambiente. E há um santo repelente de citronella próprio do hotel que realmente nao deixa mosquito nenhum chegar perto - eu quase pedi uma embalagem família, já que sou um ímã para os danados...
 Iluminadíssimo com luz natural, não?
 A internet grátis não chega no quarto, mas funciona - ainda que lenta - nas áreas comuns. Os funcionários são em geral moradores locais, mas muito, muito bem treinados.
A sala de estar/bar, aliás, recebe diariamente um cafezinho, chá e biscoitos cortesia das 16h às 17h e ali também todos podem degustar um pisco sour gratuito das 17h às 19h. Bela ideia, né?
 Todas as diárias do hotel incluem café da manhã e jantar à la carte, com entrada, prato, sobremesa, água e café ou chá. E cozinha de primeira, viu? Quase impecável.
 O hotel fica a literalmente alguns passos da estação de trem, em meio a uma imensa reserva ambiental. Muitos dos quartos e áreas comuns têm vista para o agitadissimo rio, inclusive o restaurante, delicioso à hora do café da manhã.
 Também à la carte.
 Acabei esquecendo de fotografar, mas há spa, piscina e duas jacuzzis naturalmente aquecidas no miolo da parte construída. Ao longo do dia, acontecem passeios free para conhecer o orquidário, observar pássaros (há miles e miles de excursões de birdwatching a Machu Picchu, sabiam?), visitar a plantação de chá ou outras das áreas protegidas do hotel.
Olha essa orquidinha com atenção: ela sorri!!!
Mais uma prova que contato direto com a natureza e absoluto conforto são, sim, perfeitamente compatíveis

2 comentários:

Valéria disse...

Oi Mari!
Decididamente você é uma privilegiada em desfrutar desses hotéis maravilhosos, é difícil dizer qual o melhor...

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Valéria, não sou só eu, porque os brasileiros estavam invadindo todos esses hotéis, viu? Em massa! ;-)
Eu tenho um favorito, mas a review dele ainda não foi pro ar. Já-já.