26 de jan de 2011

Lima: pirei por essa cidade

A maior surpresa da viagem ao Peru, sem dúvida, foi a cidade de Lima. Eu já estava empolgada, antes de ir, com todos os relatos legais que li e ouvi sobre a capital peruana - sobretudo no aspecto gastronômico. Mas Lima me conquistou defintivamente.  E não só por sua fabulosa gastronomia.
Sim, os restaurantes são incríveis, dos mais simples aos mais refinados, com um tempero espetacular. Mas a cidade vai muito além, despertando aquele tipo de afeto que sentimos por Buenos Aires, sabe? Montes de história em seu centro antigo, hotéis de primeiro nivel, centros comerciais de fazer inveja a muito mall por aí, uma noite badaladíssima, artesanato rico, um por-do-sol de matar quando a névoa que cobre a cidade da folga - e tudo isso com excelentes preços. E ainda tem o Pacífico ali, dando sopa!

Começa que eu já gostei do aeroporto, apesar da burocracia que não me deixou sair dele durante uma conexão de 12 horas na ida. Mas organizado, limpo, com inúmeras opções  para relax, compras e alimentação - incluindo hot spots de internet.


Miraflores é incrível, o bairro do turista por excelência: grandes hotéis, ótimos restaurantes, as feirinhas de artesanato mais legais, o Larcomar e as ruínas de Huaca Pucllana, entre outras cositas. San Isidro também tem ótimos restaurantes e compete com Barranco pela noite mais animada - e bota animada nisso! E o centrinho... bom, o centrinho é passeio para, no mínimo, um dia inteirinho, por entre a Catedral e seus excelentes museus e conventos, uma delícia - e tem até a chinatown peruana, com seus chifas incomparáveis (e imperdíveis).



Quer saber? Fiquei 4 noites e me arrependi. Muito. Deveria ter ficado, no mínimo, uma semana. Ô cidade gostosa de passear, viu? Já tenho destino pras minhas próximas 20 mil milhas acumuladas ;-)

18 comentários:

Sylvia disse...

Assino embaixo duas vezes !
Ainda estamos por aqui e gostando cada vez mais :)

Guta disse...

Apaixonou mesmo assim por Lima Mari?! Estou namorando uma viagem p/ America do Sul num feriado ai e ainda estou em duvida p onde ir: Santiago, Montevideu...e agora Lima! Socorro!! rsrs
bjus

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Sylvia, uma peeeena que eu nao tenha tido seu feelings e ficado por ahi uma semana inteira, sabia? Se arrependimento matasse... mas eu volto! :-)

Guta: Lima, Lima, Lima!!!

Valéria disse...

Oi Mari!
Que bom ler textos tão otimistas! Estamos com essa viagem sempre naquela " na próxima viagem vamos", e nada... Agora fiquei doida para ir.
você teve problemas com a altitude em Cuzco, em Machu Picchu? Tenho receio...

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Nadica, nadica, Valéria, nem por um segundo. A única coisa que a gente sente é que o ar falta um pouquinho quando estamos subindo ruínas aqui e ali, mas só. Os peruanos dizem que o soroche é puramente psicológico :-))))

gabebritto disse...

E a grana em Lima, Mari? Cara, normal ou barata?

Penso muito em pegar um feriadão, colocar umas folgas e passar uma semana lá.

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Barata, Gabe, barata! Corridas de táxi baratíssimas, transporte urbano baratérrimo (mas só recomendo o Metropolitano), atrações com preços bem razoáveis, compras super acessíveis, comida ultra em conta em todo canto (e sempre boa!). Até os restaurantes mais caros são baratos pros nossos padrões. Uma semana lá parece perfeito pra mim.

Alessandro A. disse...

Mari, tô adorando essas suas dicas do Peru!!! Não sabia que Lima era tão legal e já está na minha lista para gastar milhas também.
Minha esposa estará lá a trabalho na semana que vem e já passei todos os seus posts para ela ler.

Abraços!

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Ale, se ela quiser dicas de compritchas e restaurantes, tenho várias. Vou tentar postar todas até domingo, mas se eu não conseguir, me fala! ;-)

Ana disse...

Vc não pôde sair do aeroporto de jeito nenhum!?
Putz, vou fazer uma conexão la de 11hs e vou ficar mofando! =/

Bjss

PS: Blog maravilhoso! =]

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Ana, era tão burocrático (tinha que pegar autorizações com a cia aerea pra sair no meio da conexão, filas,filas, filas - e tinha que pagar 32 dólares) que eu achei que não compensava. Mas poder sair, pode.

Fernanda Braga disse...

Oi Mari, descobri seu blog recentemente e estou adorando! Estou planejando ir ao Peru com a minha irmã agora em Abril. Como temos apenas 10 dias, o que você sugere? Bjs e obrigada pelas dicas

Fernanda Braga disse...

Oi Mari, descobri o seu blog recentemente e estou adorando! Eu e a linha irmã estamos planejando uma viagem ao Peru agora em Abril... como temos apenas 10 dias, o que você sugere, hein? Bjs e obrigada pelas dicas

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Fernanda, sugiro fazer o mesmo roteiro que eu fiz, conforme descrevo em outro post sobre o Peru. 4 noites em Lima, 4 em Cusco e 1 em Machu Picchu Pueblo (Águas Calientes), para dar tempo de todos os passeios. Se tiver 10 noites, fique 5 em Lima.

Rafael Carvalho disse...

Muito bom o post, Mari! Te acompanho no Twitter e também tenho um blog de viagens! Vou pra Lima em novembro e já fiquei ansioso! Parabéns!

Dany..viver é melhor q sonhar!! disse...

ai que inveja (saudável):)
tanto desejo de conhecer Lima.
com quanto em R$ dá pra ficar uma semana?
beijoss

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Dany, orçamento é algo absolutamente pessoal e instransferível. Vc pode passar uma semana lá com 100 reais ou 100.000 reais, dependendo de seu estilo e prioridades, certo?

Anônimo disse...

Mari, adorei seu blog, não entendo como nunca "viajei" aqui... Tô mega feliz com a viagem pra Lima que farei em janeiro. Adorei suas dicas, acho que tb vou pirar lá!
Kátia