4 de fev. de 2011

Lima: meu museu favorito

 Para encerrar a maratona peruana desse blog (sim, vou eventualmente contar de outras coisas legais da viagem, mas a partir de agora retomando a "programação normal" do blog, falando de outros assuntos ligados a viagens, turismo, lifestyle etc), acho que vale citar meu museu predileto em Lima, e que poucos turistas visitam: o Museo del Banco Nacional de Reserva del Peru.
 A visita é sempre gratuita e o acervo, distribuído em 3 belos andares, que vão de cerâmicas antiquíssimas descobertas em escavações profundas à quadros da nova geração de artistas peruanos, bacaníssima. E tudo muito, muito didático, e vira e mexe lúdico.
 Minha parte favorita foi a das jóias e escavações, claro...
 ... aliás, onde fica também a famosa escultura inca que muito turista leva em miniatura pra casa sem nem saber direito o que significa.
 Tudo explicadinho, limpo, bem iluminado, e com vigilância super atenta.
Museusaço, viu? Em pleno centro histórico, a 2 quadras da Catedral. Não perca.

20 comentários:

Ana disse...

Olá! parabens pelos posts sobre Lima.Eu acompanhei todos, pois estpu indo por lá no meio do ano..adorei suas fotos,suas dicas e ponto de vista.Objetiva,clara e direta.
Só me deu ainda mais vontade,rsrs..
abçs!!!

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Oba, que bom saber! Um monte de gente tá empolgado pra ir pra Lima agora, tô adorando :-) Aposto que vc vai adorar a experiência!

Unknown disse...

Mari, obrigada pelos posts... conheci seu site pelo Viaje na Viagem e devorei todos os posts sobre o Peru, todas as informações. Entrei aqui para agradecer e pedir: faz um com os preços! Isso faz muita falta em um planejamento. Estou querendo ir em Setembro, então to lendo tudo o que puder.

Obrigada e bjs, Anna

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Oi, Anna Carolina, tudo bem? Mas tem vários dos preços aqui na série de posts sobre o Peru todo: corridas de táxi em Lima entre 6 e 15 soles, almoço executivo entre 15 e 20 soles, museus gratuitos ou a 10 soles (caso dos conventos)... Do resto do Peru também já citei vários preços em vários dos posts, desde o trem a Machu Picchu a 140 dolares à entrada no Santuário por 45 dólares. Me diga que preços vc ainda quer saber que eu comento aqui, ok?

Unknown disse...

Mari, desculpe, não me expliquei... na verdade a intenção era mais quanto você gastou com tudo, tipo o post "Ilha de Páscoa: quanto custa". Não encontrei, por exemplo, o preço dos hotéis. Eles parecem muito bacans, você reservou no site ou chegou em Lima/Cuzco e negociou na hora?
Posso abusar um pouquinho mais? Queria saber que câmera você usa para conseguir fotos tão boas... Bjs e obrigada novamente, Anna

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Ah, não listei os preços num post porque fiz coisas super HiLo, com preços muito diferentes entre si. Mas os hotéis foram todos reservados direto nos sites, com tarifas melhores - ainda que, fora da temporada, dê pra encontrar belas barbadas neles em private sales como o SniqueAway. Tem que ir entrando um a um pra ver as tarifas nas datas que vc quer. Acho que nesses hotéis não rola esse tipo de negociação no check in.
E eu uso duas câmeras: uma reflex, Canon, de 10.1, e outra compacta, Sony Cybershot, de 14.1 ;-)

Unknown disse...

Valeu Mari, agradeço muito pela atenção! Estou planejando, cotando e tenho certeza que vou amar! Me apaixonei pelas as fotos publicadas, tenho certeza que o Peru vale muito a pena.

Obrigada mesmo! Anna

Luciane disse...

Mari, te comentei em outro local do blog que, na ida pra Ilha de Páscoa, tenho um dia inteiro em Lima e vou seguir tuas dicas de ir po centro histórico e terminar o dia em Miraflores, com pôr-do-sol no Portofino! teria alguma dica pra almoçar, já que vou estar nas bandas do centro?
Abçs

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Luciane, no centro, centro mesmo, vc pode seguir a dica que eu dou num outro post e almoçar num chifa - os chifas são restaurantes super tradicionais na cidade que misturam comida chinesa com temperos peruanos. Simples mas interessantíssimos. Em Miraflores dá pra almoçar um pouco mais tarde, mas daí é obrigatório fazer reserva - valem o Pescados Capitales e o menu degustação do Astrid&Gastón.

Luciane disse...

Valeu, Mari!
O centro fica longe de Miraflores?

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

a pé, fica. Mas de táxi é rapidinho, e dá uns 4 dólares.

Luciane disse...

Acabei de checar meu bilhete, chego em Lima às 9:45AM, embarco para Easter Island 12:55 AM. Tenho mais de 12 horas em Lima! Então, a melhor pedida mesmo é centro- Miraflores, mas vai dar pra fazer um jantar beeem extendido então...

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

almoça num chifa, então, aproveita bem o centro, vai pra Miraflores à tarde, dá uma olhada no artesanato da avenida do Petit Thouars, vê o por do sol no Portofino do Larcomar e deixa o Pescados ou o A&G para o jantar - excelente pedida, aliás. Dá pra fazer o jantar degustação com calma antes de ir pro aeroporto. Só não vai muito em cima da hora porque às vezes o trânsito fica trash e porque a fila da imigração tem uns horários de pico. Um lembrete importante: o aeroporto em Lima é super burocrático e vc precisa de autorização da LAN para sair dele no meio da conexão - peça a autorização já na hora do check in no Brasil pra ir ganhando tempo, ok?

Luciane disse...

Oi Mari! Não tinha mais tido tempo pra olhar o blog, não vi este teu último post, valeuzão mesmo, esta dica do aeroporto foi muito importante!
Sei que estás em UK agora, mas se der um tempinho só me responde mais uma: posso gastar em dólar em Lima e Ilha de Páscoa ou tenho que trocar moeda?
brigadão mais uma vez e grandes aventuras aí nesta terra maravilhosa, pra depois contar pra gente!
Abçs

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Luciane, não é todo lugar que aceita dólar, não. Aliás, sobretudo em Lima, muitos lugares não aceitam. Aconselho a trocar logo ao chegar - ou, melhor ainda, sacar direto numa ATM a moeda local.

Luciane disse...

Thanks again, Mari! Agora com tua ajuda acho que minha trip de carnaval pra Easter Island com amostrinha de Lima vai ser amazing! Te conto na volta! Ainda vou aproveitar as horas de aeroporto pra dar mais uma browseada em mais tips do teu blog de Lima e Rapa Nui. Ótimos momentos em UK!
Cheers! Abçs
Luciane

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

oba, conta tudo na volta, sim. E ótima folia por lá! ;-)

Luciane disse...

Oi Mari! Cá estou eu, quase-pega- por-alarme-de-Tsunami na Ilha de Páscoa (voltei dois dias antes do início deste triste cenário no Japão), para contar algumas coisas desta viagem MA-RA!! Bom, meu dia Mari Campos em Lima foi perfeito! Porque, tendo apenas 10 horas pra curtir, sem tuas dicaa eu teria ficado perdida. E agora assino embaixo da tua impressão sobre Lima. ADOREI! Galera, vale a pena meeeeesmo sair do aeroporto pra quem está em conexão e ir ver esta cidade!! E tem uma notícia: pra quem está em conexão de companhias aéreas diferentes, como era o meu caso, não precisa de autorização para sair do aeroporto e nem pagar nehuma taxa. Digo e repito: Vão!!
E a Ilha de Páscoa... Ahhh!!! Esta merece vir em um post separado...

Luciane disse...

Bem, a Ilha de Páscoa... Sério, eu viajo bastante e com certeza este foi um dos lugares mais fantásticos que já visitei. Não dá pra explicar o clima que tem lá. Tem de ir pra sentir. Se pra Lima eu digo: vá, pra Ilha de Páscoa eu digo: super vá!!! E pra tornar ainda mais incrível a viagem, comprei dois livros em um sebo que conta a história daquele povo e foi realmente emocionante estar vendo tudo enquanto lia, os moais, as cavernas... E ainda tem o Pacífico, azul, e o pôr-do-sol regado a vinho chileno. É longe, é caro, mas eu não tenho dúvida de que vale muito, muito a pena. Faz bem pra alma... Abraço, Mari, e valeu muito pelas tips pra esta viagem!

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Luciane, que bom saber que você também adorou os dois destinos! Tks por ter voltado aqui e repartido suas impressões com a gente ;-)