15 de fev. de 2011

Passeando pelos cenários de "O Discurso do Rei"

Imagem divulgação do filme

O belo filme O Discurso do Rei, indicado em 12 categorias do Oscar desse ano (incluindo melhor filme), conta a história da improvável coroação do rei George VI e sua luta para superar um defeito na fala.
Pra quem não lembra, o rei George VI reinou de 1936 até sua morte, em 1952, e foi sucedido justamente pela filha, a atual monarca, rainha Elizabeth II, que vai celebrar 60 anos no trono durante seu Jubileu de Diamante em 2012. No próximo dia 29 de abril, o príncipe William, bisneto do rei George VI,  se casa com a charmosa Catherine Middleton, em uma cerimônia que promete parar o mundo na abadia de Westminster, no próximo dia 29 de abril (aliás, mais sobre a Boda Real virá em próximos posts).
Pegando carona no sucesso do filme, o VisitBritain fez um mapeamento dos pontos turísticos mais bacanas retratados no filme, incluindo os hot spots abaixo:

Catedral de Ely, Cambridgeshire, Inglaterra
Representando a Abadia de Westminster, a gótica Catedral de Ely, em Cambridgeshire, teve um papel fundamental na ambientação do filme durante a coroação do príncipe Albert como rei George VI (e também serviu de locação para a filmagem de Elizabeth: A Era de Ouro).

Hatfield House, Hertfordshire, Inglaterra
Hatfield House, que remonta ao período jacobino e foi lar da infância da rainha Elizabeth I, é um destino turístico popular justamente por abrigar muitos dos objetos pessoais da rainha-mãe. Os salões são abertos ao público e podem ser visitados em excursões durante a semana e por conta própria nos fins de semana.

Estádio de Wembley, Londres, Inglaterra
Na abertura do Discurso do Rei, vê-se o príncipe Albert lutando para se dirigir ao público no encerramento da Exposição do Império Britânico. Este evento ocorreu no estádio de Wembley, em 1925 (conhecido então como Empire Stadium - estádio do Império). Foi durante esse discurso que a gagueira do príncipe se tornou pública e ele passou a procurar desesperadamente por um tratamento. O estádio de Wembley, local das competições de futebol dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2012 em Londres, fica aberto para visitação e permite que os turistas conheçam o túnel dos jogadores, os vestiários, os degraus da sala de troféus e muito mais.

Castelo de Windsor, Windsor, Inglaterra
Embora não tenha sido retratado no filme, o castelo de Windsor serviu de lar temporário para o rei George VI e sua família durante a Segunda Guerra Mundial - e é mesmo belíssimo ponto turístico nacional. Apesar de a monarquia ter residido no palácio de Buckingham durante a guerra, eles passavam quase todas as noites em Windsor por questões de segurança. O rei George VI está enterrado na capela de St. George, localizada nas dependências do castelo e aberta à visitação.

Knebworth House, Hertfordshire, Inglaterra
Cenário de varias tomadas internas e externas do Discurso do Rei, Knebworth House foi construída em estilo gótico Tudor e remonta a 1490 e pode ser visitada pelo público - suas dependências ostentam jardins magníficos, um parque infantil de aventuras e uma estrada de ferro em miniatura.

Harley Street, Londres, Inglaterra
No distrito de Westminster de Londres, Harley Street foi onde Lionel Logue, o fonoaudiólogo australiano que tratou a gagueira do rei George VI, abriu seu consultório em 1926. A rua era famosa pela grande quantidade de consultórios de médicos e especialistas. Atualmente há cerca de 3.000 profissionais da área médica trabalhando nos arredores da Harley Street.

Sandringham House, Norfolk, Inglaterra
Sandringham House foi onde o rei George VI nasceu e morreu. Desde o falecimento, a rainha Elizabeth II passa o aniversário da morte do pai com a família nesta casa. Aberta ao público de abril a outubro, a residência é uma das mansões mais famosas de Norfolk e está no centro da propriedade de Sandringham.

4 comentários:

Re disse...

Adorei esse texto! Eu moro em Londres e AMEI esse filme..tava curiosa pra saber onde foi tudo..
So reparei o Regent's Park e Buckingham PALACE no filme.
Bj

Unknown disse...

ótimas dicas!

Oscar disse...

Eu adorei o filme. Em Maio devemos ir novamente à Londres e desta vez quero conhecer sem falta o castelo de Windsor e o Wembley Stadium..
E ainda corremos o "risco" de mudar para lá no final deste ano inicio do ano que vem.. Pensando bem não seria nada mal estar morando em Londres durante o Jubileu de 60 anos de reinado da rainha e durante as Olimpíadas ;)

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Uia, tomara que vcs corram seriamente esse "risco" :-))))