23 de jun. de 2011

São Luis do Paraitinga: terra da juçara

 Eu nunca tinha provado juçara. Aliás, eu achava que juçara era a mesma coisa que açaí; mas foi agora em São Luis do Paraitinga que descobri que não, é apenas uma prima ;-)
A cidade tem em seus arredores uma baita produção de juçara, que rende montes de palmito do caule e quilos e quilos de polpa da frutinha para ser utilizada em delícias que fazem por lá.
 Foi assim que eu provei o suco (delicioso!), a geléia e o bolo de juçara (com nozes). As iguarias são vendidas em vários cantos de São Luis, mas eu só posso recomendar oficialmente os quitutes do micro restaurante Santa Therezinha, que foi onde provei (eles fazem lanches completinhos assim, à base da fruta, sob encomenda e agendamento antecipado)
 Muito menos gordurosa e pesadona que o açaí, a juçara me agradou (ao contrário do primo, do qual não sou muito fã mesmo). E é ótima pra repor as energias pós-rafting ;-)
Pra quem se interessar, o Projeto Juçara cuida da preservação das palmeirinhas de juçara na Serra do Mar, vale ver.

Um comentário:

Natália Irina disse...

Boa divulgação do Suco de Juçara, ainda pouco conhecido, riquissimo em nutrientes, preserva a natureza, gera renda para os produtores locais....
Prove!!!