15 de out. de 2011

Firenze: amore mio

A cidade vista do alto do Piazzoleta Michelangelo é ainda mais linda
 Vocês já sabem que eu tenho um amor todo especial pela Toscana e, especialmente, por Florença. E não é pra menos, vá: além de ser tranquila, facilmente explorável à pé e gastronomicamente deliciosa, a cidade é, nada mais, nada menos, que o berço do Renascimento, um sem fim de grandes museus e obras de arte a céu aberto. Simplesmente linda.
O clássico cartão postal da cidade é mesmo lindo, né, não?
 No antes e no depois dessa última exploração toscana, é claro que eu quis ficar em Florença. Continuo achando a cidade uma baita base pra quem quer conhecer a Toscana usando transporte público (falo sobre outras opções pra quem quer fazer a Toscana de carro aqui) e simplesmente não me canso de andar por aquelas ruelas tortas do centro histórico ou de cruzar para o outro lado do Arno. Da estação de trens Santa Maria Novella ou da estação de ônibus logo ao lado, se chega fácil a qualquer canto, seja na Itália ou não.
Por que tanta beleza, por que????, diria Stendhal
As atrações são quase infinitas - foi minha terceira vez na cidade, sendo que da vez anterior passei um mês por ali, e ainda descobri novos cantos, novos pequenos tesouros.
Endereço perfeito para o por-do-sol
 Pra quem vai pela primeira vez, recomendo 3 dias inteiros na cidade. Afinal, a Uffizi e a Galleria dell´Accademia, além de imperdíveis e grandes, também demandam bom tempo de fila. E, depois, ainda tem outros vários museus interessantes na cidade (adoro o do Bargello, por exemplo), uma igreja mais linda que a outra (nem só de Duomo vive Florença, certo? e várias têm concertos de órgão ou canto gregoriano for free) e toda a delícia dos mercados, pontes, ruas, praças, de um lado e de outro do Arno.
Mesmo em reforma, continua imponente que só
 Comer bem ali é tarefa fácil: são muitos os bons restaurantes na cidade, e sempre com preços bem acessíveis, mesmo nos melhores hotéis. Minha preferida, como vocês já sabem, é a Trattoria Ponte Vecchio. Para alta gastronomia, o Il Palagio, do Four Seasons, é simplesmente impecável, irretocável.
De ruela em ruela (e olha o Duomo ali, gente!)
 Visitar o Mercatto é mandatório: impossível não passar horas entre os standes cheirando, provando tantas delícias diferentes - e sair dali de mãos vazias é, pra mim, tarefa absolutamente impossível. Do lado de fora, ainda dá pra zanzar entre as barraquinhas de San Lorenzo (de bolsas falsificadas a lembrancinhas da cidade, tem TUDO ali), a maioria sob comando de imigrantes brasileiros (aliás, a comunidade de brasileiros na cidade é a segunda maior, sabiam?)
De praça em praça
Vou confessar: acho difícil sair dos limites do centro. A Florença menos amarronzada e mais moderna, que fica pra além dos limites da Fortezza di Basso e da Piazzoleta Michelangelo, me é bem menos sedutora que a Florença clássica :-)
E nós achando que São Paulo que tem motos demais, né? :P
 Mas atravessar para o outro lado do Arno é fundamental, hein? Um emaranhado de ruelas sensacional se revela além do Palazzo Pitti, imperdível - uma pena que muitos turistas nunca ultrapassem essa fronteira.
Os artistas de rua sempre me cativam
 Participar de um autêntico happy hour fiorentino - la ora del aperitivo - também é fundamental. Em vários lugares você desfruta de praticamente um belo jantar pelo preço do que você consumir de bebida - continuo achando o Moyo imbátivel, tanto pelo ambiente (lo-ta-do e delicioso) quanto pelos risottos e massas excelentes servidos.
Todo ano, o mesmo carrossel e a mesma bandinha de cordas na Reppublica
 E, entre um capuccino e um bom prato de pici, você ainda tem que se submeter àquela árdua tarefa de descobrir qual sua sorveteria preferida na cidade. Eu, que já tenho a minha faz tempo, ainda assim sempre me OBRIGO a tirar a dúvida a cada visita ;-)
Quer melhor lugar pra provar gelattos?
 E, como vocês já sabem, devo encarar ainda uma nova temporada fiorentina no próximo janeiro, em meio ao invernaço glacial que prevêm pra região. Well, acho que nada que um bom sangiovese não resolva :-)))))

9 comentários:

Karla disse...

oi, Mári!

Firenze é linda mesmo! Ai, que saudade! Eu li um de seus posts anteriores que dizia que vc foi pela Swiss e fez conexão em Zurique, depois pegou um avião pequeno para a bela Firenze. Minha dúvida é: se vc leva uma mala de mão grande (aceita pelos limites da Cia Aérea, claro, mas com um peso de, digamos, 12 kg, como é na Air France), essa mala pode entrar como mala de mão no segundo avião ou é preciso despachar? È que não pretendo despachar bagagem na minha próxima viagem mas farei conexão pela primeira vez e estou com medo do peso ser muito alto para o segundo avião.
beijos
Karla Gê

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Karla, não era tão pequeno, não; mas era um AVRO, e eles são sempre esquisitos :-)))) O limite de mão é de 10kg e não houve restrição, não. As bagagens grandes foram encaminhadas pro porão na hora H, como acontece também com a LAN, por exemplo. A restrição de peso (franquia tanto para bagagem de mão como para bagagem despachada) vale sempre, e inalterada, para todos os voos do trecho que vc comprou.

Karla disse...

valeu, Mári!!!
Tava preocupada pois a Air France tem o maior peso de bagagem de mão na econômica que já pesquisei! Por isso devo ir nela para não ter de despachar!
bjs

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Se bem que a Swiss foi absolutamente exemplar nesse quesito, viu? Despachei e não me arrependi. O despacho de bagagem foi rapidérrimo, com as malas indo direto pra Itália, e, em Florença, nunca vi bagagem chegar tão rápido! O aeroporto é pequeno e, ainda assim, quando chegamos ao saguão, as bagagens já estavam na esteira!

Fabi disse...

DELÍCIA te acompanhar por esses cantos, mari!
no início desta viagem pela toscana você ficou num b&b em florença, nao foi mesmo?
e aí, você o indicaria? é tranquilo e bem localizado?
procuro uma acomodação simpática por lá e fujo dos hotéis a todo custo...
um beijo

Fabi disse...

DELÍCIA te acompanhar por esses cantos, mari!
no início desta viagem pela toscana você ficou num b&b em florença, nao foi mesmo?
e aí, você o indicaria? é tranquilo e bem localizado?
procuro uma acomodação simpática por lá e fujo dos hotéis a todo custo...
um beijo

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Indico o Casa Howard. Super bem localizado, quartos fofos, atendimento cuidadoso. Mas tem que reservar com bastante antecedência, que são poucos quartos...

Fabi disse...

obrigada! =)

Malu disse...

Viagem deliciosa! Estou adorando os posts. Vc tem razão: um bom vinho resolve tudo na vida e, se não resolve, tudo fica mais fácil. :lol: