14 de out. de 2011

Para visitar na Toscana: Palazzo Vecchio

 O mais legal da Toscana é que tudo que a gente vê e toca tem muita história. E isso não é diferente no caso dos vinhos, não. Uma baita visita pra se fazer é à discreta propriedade da Palazzo Vecchio que era, lá em idos de 1470, a parte central da Fattoria di Valiano, um antigo feudo da Ospedale degli innocenti di Firenze.
 Hoje, a vinícola na zona de Montepulciano é toda administrada pela família do conde Zorzi.
 As degustações (5 euros, acompanhadas de pão e azeite) e visitas completas (10 euros) acontecem todos os dias, mas é OBRIGATÓRIO fazer reserva para qualquer um dos casos. Quem estiver num grupo pequeno (família, amigos, whatever), também pode solicitar a degustação acompanhada de antepastos ou pratos típicos toscanos, como o pici.
 A Palazzo Vecchio produz o ótimo Terrarossa, além dos Nobile di Montepulciano, Rosso di Montepulciano e Nobile Reserva, entre outros.E os preços são todos muito camaradas.
 Mas meu predileto foi, sem dúvidas, o Poggiolo, 100% Sangiovese.
 A visita é bem didática. A gente conhece a casa principal do antigo feudo...
 ... passeia pelos belos vinhedos...
 ... e tudo contando com uma explicação bem cuidadosa, cheia de detalhes curiosos da história da propriedade aqui e ali ;-)




Em tempo: não deixe de provar o excelente Vin Santo deles. Peça, pelo seu próprio bem, que venha acompanhado, claro, dos cantuccinis.

Um comentário:

Malu disse...

Mari, maravilhosa e imperdível dica. Vou visitar, com certeza, e fazer um brinde especial.Essa viagem está demais!