14 de mar. de 2012

Baptism Site: o lugar do Batismo de Jesus em pleno rio Jordão

 Até hoje, a maioria dos turistas brasileiros que visita a Jordânia - segundo me contaram os guias por lá - faz parte de grupos em pleno turismo religioso, percorrendo os highlights da Terra Santa (em geral, Egito, Jordânia e Israel na mesma viagem). E um dos lugares de maior peregrinação católica no país é justamente o local do batismo de Jesus Cristo no Rio Jordão, indicado sempre como "Baptism Site".
 O lugar fica a poucos minutos da zona hoteleira do Mar Morto na Jordânia e literalmente em frente à fronteira com Israel, com míseros metros de largura do Rio Jordão separando os dois países. No local exato do batismo foi construída uma igreja da qual, hoje, só restam ruínas - mas ganhou uma cobertura para poder receber os turistas e eventuais grupos de oração. Muitas placas explicam cada lugar, cada época de construção, cada significado, muito bem explicadinho.
Calcula-se, pelas marcas no leito do rio, que o Jordão tenha sido muito, mas muito mais volumoso antigamente
O local do batismo de Jesus aqui...
... e aqui em close


 E, em frente à fronteira com Israel foi construído um "puxadinho" com uma pia batismal, que é onde normalmente os grupos se reúnem para rezar ou ouvir as explicações do guia. No dia da minha visita, logo depois das intempéries climáticas jordanianas e de 48h praticamente ininterruptas de chuva ali na região, o rio Jordão tinha subido mais de dois metros seu nível e o local do tal "puxadinho" estava alagado (do lado israelense o acesso também estava fechado com fitas de isolamento). Mas eu me "auto-batizei" no local assim mesmo :-))))
A pia batismal e Israel logo em frente, literalmente, onde estão as palmeiras





Cheio de detalhes

A fronteira de Israel, a cinco metros de distância
A área chamada de Baptsim Site também concentra várias igrejas - católicas e ortodoxas - e fica num belíssimo bosque, bem tranquilo e gostoso de caminhar, cheinho de oliveiras. Em 1h dá pra ver tudinho com folga. Vale a visita.

Nenhum comentário: