30 de mai de 2012

Nasce a ABBV, a primeira associação de blogueiros da América Latina


Os blogs de viagem começaram no Brasil de maneira tímida, quietinha, "caseira" mesmo. Mas ao longo desses anos, vários blogs evoluíram e, não importa se com veia comercial ou não, a grande maioria passou do típico "travel journal" a sites (e até portais)  cheinhos de informação detalhada sobre viagens e turismo e têm norteado as viagens de muita gente mundo afora através do conhecimento que transmitem.  E, por isso mesmo, esses blogs passaram a ser assediados também por empresas, hotéis, companhias aéreas e órgãos de turismo interessadíssimos em chegar a seus leitores.
Nesse começo de semana, aconteceu algo que tem tudo pra deixar uma big marca na internet brasileira: o lançamento da ABBV - Associação Brasileira de Blogueiros de Viagem-, a primeira entidade oficial de blogueiros de viagem da América Latina. O projeto bacanudo, idealizado por nove big blogs de turismo que juntos somam mais de 2,6 milhões de pageviews por mês (Abrindo o Bico, Conexão Paris, A Janela Laranja, Jeguiando, Matraqueando, Sundaycooks, Uma Malla pelo Mundo, Viajando com Pimpolhos e Viaje na Viagem), visa fortalecer o segmento como fonte de informação para viajantes, estabelecendo princípios de conduta ética e profissional dos blogueiros e construindo, assim, parâmetros para a profissionalização dessa categoria. 
Nas palavras da própria presidente da entidade, a jornalista Sílvia Oliveira, do Matraqueando, a meta é "criar condições para que o desenvolvimento do mercado de blogs de viagem ocorra de maneira ética e transparente entre blogueiros e empresas e entre blogueiros e leitores", tendo a qualidade e a veracidade das informações compartilhadas como princípios básicos da atividade.  A transparência também é fundamental; por isso mesmo o Código de Ética orienta, por exemplo, que blogueiros sempre avisem claramente a seus leitores quando um post foi patrocinado por uma empresa ou entidade ou quando uma notícia publicada tem qualquer vínculo comercial com o local mencionado na mesma e que atuem com total idoneidade ao divulgar seus números para possíveis patrocinadores. Os interessados em associar-se podem fazê-lo através desse link e serão identificados pelo público através de um selo exibido no blog.
Acho o projeto bacanudo para nortear o trabalho de blogueiros - afinal, hoje tem gente que tem no blog também o seu sustento - , zelando pela ética e qualidade dos conteúdos transmitidos, como deve acontecer em qualquer meio de comunicação. Assim, ficam também  orientados os leitores sobre aquilo que eles estão lendo exatamente - se o blogueiro viajou pagando suas despesas, se viajou a convite em fams ou press trips, se a empresa mencionada é "parceira" do blog etc. Para que a relação blogueiro-leitor seja sempre bacana, clara, correta, cheia de respeito. 
Ah! Conectadérrima, é claro que a ABBV já nasce com perfil no twitter e página no Facebook também. Já curti ;-)

Nenhum comentário: