6 de jun. de 2012

"3 cuevas" e a "cueva del Milodón"

 Na primeira vez que fui pra Patagônia chilena, fiz o passeio à "cueva del Milodón", um dos mais importantes lugares de pesquisa científica da América do Sul. Ali, na dita cuja da caverna, teria vivido bem abrigadinho o Milodón, um animal pré-histórico muito parecido com um urso no porte - mas com carona de camelo.
 Fizeram até uma estátua (!) com o dito cujo dentro da caverna para simbolizar - e algumas partes estão vira e mexe cercadas e com passagem proibida lá dentro justamente porque estão sendo objetos de pesquisa.
Tudo branquinho o tempo todo
 Para chegar lá, a gente faz um trekking, em princípio, bem light, observando a flora e, com sorte, a fauna da região numa área linda nos arredores de Puerto Natales.
 Recentemente, o pessoal deu um "improvement" no passeio e ele passou a se chamar na maioria dos hotéis e agências de "trekking a 3 cuevas" - assim, na mesma área, todo mundo visita não só a caverna do Milodón como também outras duas cavernas que guardam não só importantes referências para o estudo dos animais originários da região como também pinturas rupestres.
Estalactites de gelo por toda parte
 Mas, para mim, a grande diferença em fazer agora esse passeio com os guias do Remota foi a época do ano: com o tanto de neve que caía em Natales naqueles dias, o trekking na neve foi muuuuucho mais emocionante - e demorado.
A trilha é light: não se escala pedras; só contorna 
 E, quer saber?, mesmo sem conseguir ver toda a beleza da região por estar tudo branquinho e coberto de neve, fomos brindados com quedas d´agua congeladas e a água da chuva formando estalactites divinas nas árvores e nos tetos das cavernas. Uma lindeza só.
As botas cheinhas de neve já no começo do passeio
No pasar: área protegida para pesquisa
Pedras curiosíssimas
Aguita começando a congelar
Ponto para observação de condor <3

Árvore de gelo :-))))))
Galhos cobertinhos de estalactites de gelo
A cueva del milodón...
...e a fuça do Milodón

Seja em qual estação for, trekking super recomendado, mesmo para sedentários e crianças (aliás, as crianças costumam amar esse passeio pela vibe milodón da coisa): fora da temporada de neve é muito, muito fácil e tranquilo; e, com a neve, não tem grandes dificuldades, não - é só tomar um pouquinho mais de cuidado nas descidas. E, claro, proteger bem os pés e pernas, já que em alguns pontinhos a gente afundava o pé até a metade das canelas.

2 comentários:

Unknown disse...

Fui no final de agosto, não tinha neve acumulada, mas nevou na saída da Cueva del Milodon. Fiquei curiosa para conhecer estas outras cuevas! Preciso voltar nesta região... Acho que quando eu animar de fazer o Circuito W. ;-)

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Carol, sabe que eu fui agora achando que era um baita de um exagero viajar pra lá pela 5a. vez e voltei gostando mais ainda da região e sabendo que tem coisas que AINDA não fiz por lá? Sempre é tempo de voltar ;-)