6 de jul. de 2012

Eze: vale a pena subir o morro

 Enquanto rodávamos pela Moyenne Corniche, saídos de Nice e em direção a Menton, onde visitaríamos o Museu Cocteau (eu estava naquela excursão pela França da Biarritz, lembram?), fizemos uma parada mais que estratégica em Eze para o almoço.

 Eze é um vilarejo medieval erguido também no alto de uma colina, a mais de 400m acima do Mediterrâneo.   Ali, como no Saint Michel, os carros não entram; a gente estaciona na base da colina e sobe a pé pelas ruelinhas lindas-maravilhosas. 
 Bem menor, mas no mesmo estilo de Saint Paul de Vence: ruelinhas tortuosas, galerias de arte e lojinhas espalhadas, aquele jeitão de parada no tempo. E ainda com direito às ruínas de uma belíssima fortaleza no alto, de onde se vê - mesmo com o dia cinza e garoando - boa parte da riviera ao longe. Imagino que num dia de céu azul limpo seja um desbunde. 





É claro que a maioria do grupo optou por não almoçar e sim subir e descer zanzando por aquelas ruelinhas da cidade para conhece-la na hora e meia que tinhamos por ali. E foi suficiente, porque a cidade é pequenininha; aliás, tão pequenininha que você pode "se perder" N vezes entre escadarias, ladeiras e ruelas e vai se encontrar logo em seguida :D  

 As casinhas de pura pedra se misturam à vegetação tropical que rodeia a colina. E a fortaleza lá do alto (a gente paga para entrar) inclui também um jardim apaixonante. Eze foi vítima de sucessivas ocupações, a começar pelos próprios romanos, é claro - e, muito tempo depois, Luis XIV se encarregou de destruir toda a muralha da cidade, humpf. 


Lindo passeio; e olha que estávamos debaixo de chuvisco. Paradinha perfeita para quem estiver viajando de carro pela riviera. 
(para os shopaholics: ali ainda tem uma loja da fábrica da Fragonard que é sensivelmente mais barata que as demais)

Um comentário:

Lu Malheiros disse...

Mari,
Eze parece ser uma cidadezinha fofa!
Bjs,