15 de ago. de 2012

Primavera patagônica em alto mar

Essa é só uma das 15427847 fotos de pinguins que eu tirei em Isla Magdalena

 Já contei aqui que uma das viagens mais legais e inesquecíveis que eu fiz até hoje foram os 4 dias de cruzeirinho de Ushuaia a Punta Arenas no Mare Australis, da Cruceros Australis. Ambiente zero frescura, passageiros ultra cultos e interessantes, tripulação apaixonada por navegação, Sheckleton e afins e atrações incríveis, de glaciares a milhares e milhares de pinguins.  Isso sem mencionar, é claro, a emoção de chegar ao Cabo Horn (e cheguei bem no dia em que a "família guardiã" do farol era substituída por uma nova, surreal!) e atravessar o Estreito de Magalhães e pelo Canal Beagle.
Dsclp, mas essa é uma das minhas fotos da viagem que gosto mucho
 E é justamente com a chegada da primavera que esses adoráveis cruzeiros voltam a operar no fim do mundo. Cruzeiros de Expedição, é claro, sem noite de gala, nem jantar com o comandante, muito menos farofa na piscina - até porque nem tem piscina ;)
A partir de 22 de setembro os navios Stella e Via Australis (o Mare agora tá em outra ;D) navegam entre Puntas Arenas, no Chile, e Ushuaia, na Argentina, em roteiros nas duas direções, com 3 ou 4 noites de duração. Tudo que rola de mais importante acontece fora do barco, nas várias excursões diárias guiadas, realizadas em cada parada. À bordo, palestras sobre flora, fauna, antropologia,  glaciologia e história da navegação e da região - e mais uns divertidíssimos workshops que a tripulação inventa para entreter os passageiros, como ensinar a preparar os drinques mais comuns de um bom bar.
O tempo estava feio, o mar estava bravo que só, mas chegamos VIDRADOS ao Cabo Horn
As cabines são todas externas, os salões e restaurantes têm janelas amplas para todo mundo contemplar a paisagem o tempo todo e todos os passeios, refeições e bebidas estão incluídos - com preços desde US$ 944 por pessoa em acomodação dupla.
Um dos meus sonhos de viagem é justamente refazer essa rota; mas quero, da próxima vez, fazer ida e volta, 7 noites, para não perder nem um detalhezinho. Vale ficar de olho.  Eu tô ;)

7 comentários:

Patty disse...

Mari, você é apaixonada pelo Chile mesmo. Valeu pelas dicas! Beijos.

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Sou mesmo, Patty. Mas sou mais ainda pelas navegações ;)

EduLuz disse...

E aprendeu a fazer algum drink legal?
Tomou o whisky de milhões de anos?
Chi-chi-chi-le-le-le ...
Bjs de todos.

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Só dei uma bicadinha no uísque com gelo milenar porque eu não consigo tomar uísque, Edu :/ Mas aprendi a fazer os collins da vida e "aperfeiçoei" meus conhecimentos de pisco sour ;))))

Anônimo disse...

Olá! Estou gostando muito do seu blog e principalmente do seu jeito de conhecer o mundo. Bem, já estava de olho no Cruzero Australis faz alguns anos. Porém preferi conhecer outros lugares, digamos, prioritários. Em fevereiro de 2013 estarei viajando para alguns países da america do Sul e acho que seria uma oportunidade de fazermos cruzeiro. Por isto, gostaria de Maiis detalhes a respeito do cruzeiro. Fevereiro é uma boa data para fazê-lo? Me parece que o navio não é dos mais luxuosos. Como é a comida e o serviço de bordo? Já vi alguns vídeos no site da companhia e me pareceu que a media de idade lá é de 70 pra cima (kkkkkkk). Bem, tenho 28 anos e irei com minha namorada. Confere esta observação?? A viagem é monótona e dependente das atividades de recreação? Muito obrigado desde já! Hugo Veiga, recife

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Hugo, aqui no blog e também no meu Saia Pelo Mundo do Viaje Aqui você encontra outros posts meus sobre minha viagem no Australis em dezembro de 2008. O cruzeiro no fim do mundo não tem nada a ver com os cruzeiros que ficam pela nossa costa no verão; é um cruzeiro de exploração. Ou seja: o que interessa aos passageiros são todas as várias paradas diárias para conhecer a região. O entretenimento à bordo é bem reduzido, já que não é mesma essa a ideia da viagem. Em geral os passageiros têm mais idade, sim, mas a tripulação é bastante jovem e havia outros passageiros na faixa dos 30 na minha viagem também. A comida e o serviço são muito bons e a acomodação também é muito confortável. Mas não, não é um navio de luxo. Os cruzeiros só operam de setembro a março e toda a temporada é boa para a viagem.

teresa disse...

Fiz uma perna em 2004 - PA Ushuaia e a outra em 2011 - Ushuaia PA e poderia repetir outras mais, o programa é tão legal que meu filho resolveu virar oceanógrafo!!!!