23 de dez de 2012

Antártida: ilha King George e o voo de volta

 Chegamos à ilha King George ainda de madrugada e ali dormimos, com o navio ancorado. O tempo tinha ficado mais cinza ainda e o navio passou a noite envolto numa névoa no melhor estilo Avalon ;)
De manhã as névoas já tinham desaparecido, mas o tempo curioso e instável teve reflexos mais diretos na nossa viagem: nosso voo fretado de King George a Punta Arenas, no Chile, que traria passageiros pra Antártida logo cedo e estava previsto para nos levar de volta ao continente às 10h da manhã, foi remarcado para 15h justamente pelas questões meteorológicas.
 Então, ao contrário do que esperávamos - ter que desembarcar cedinho - passamos a manhã no navio e pudemos visitar, em grupos pequenos, a sala de máquinas - velhinha, do começo dos anos 80, mas muito interessante em vários aspectos.




Oi?

ahá! flagramos o hot spot da casa de máquinas utilizado pela tripulação para secar suas roupas e galochas :)
Lá pelo meio dia e meia, nos foi servido um almoço light - salada, pão e frios - e então ficamos sabendo que o avião charter ainda não tinha saído de Punta Arenas com destino à Antártida (como tudo em King George é manual, sem nada de torre de controle ou aparelhos sofisticados, o tempo tem que estar muito bom para voar - e isso, não posso reclamar, me foi informado VÁRIAS vezes ao longo do processo de reserva do cruzeiro e emissão do ticket).
Lá pelas duas e meia, nosso voo foi confirmado para 17h - e então desembarcamos, nós e nossas malas, com destino à ilha e sua pista de pouso.
Cada um com sua bagagem de mão, prontinhos para embarcar nos zodiacs
Desembarcando dos zodiacs já na prainha de King George Island
Pinguins fofuchos foram até lá para dizer adeus :))))))
Vimos as malas serem desembarcadas dos zodiacs...
... embarcadas nos veículos transportadores de bagagens...
.... e esperamos, cada um de um jeito
Ficamos uma hora na prainha de King George esperando autorização para irmos em direção à pista de voo porque necas de pitibiribas do nosso avião chegar - mas o tempo parecia cada vez melhor e mais estável.  Até que nos avisaram que, yes!, podíamos seguir para o local de embarque.

Olha a prainha onde desembarcamos dos zodiac láaaa no fundo

Well, e depois a gente reclama quando tem que rodar o aeroporto até o portão correto, né? :))))))
As galochas emprestadas pelo Polar Pioneer enfileiradinhas para devolução no lounge
 Ficamos esperando num lounge - beeeeeem básico, sem cafezinho, água nem nada - até o nosso avião chegar.
 Só aí que fomos autorizados a nos dirigirmos, de fato, à pista de pouso e decolagem.
As nossas malas esperando para serem embarcadas...
... no charter que nos levaria ao extremo sul do Chile, de volta às Américas
 Ainda tivemos que esperar o avião ser reabastecido antes de podermos embarcar.
Sistema suuuuuper avançado de abastecimento. Só que não o.O
Passageiros trazidos ao avião, já que - apesar de termos caminhado UMA VIDA da prainha ao lounge - não tinhamos autorização para circularmos à pé nas proximidades da pista
 No final, por atrasos e burocracias da própria ilha e da companhia fretada - a chilena DAS - acabamos decolando já mais de oito da noite. O avião era grande, o voo foi suave e tranquilo, sem grandes agitos - e até do avião aquela terra incrível nos deixava belas lembranças.
Levantando voo de King George...
... com direito a uma sombra-estilo-arco-íris nos acompanhando por quase uma hora!
Tá vendo o aviãozinho-sombra bem no meio do arco-íris?
Tchau, Antártida. Foi lindo demais. E quero muito muito muito muito muito voltar.

5 comentários:

Unknown disse...

Muito lindo mesmo, Mari! E pronto! Antártica , de repente, anvançou alguns passos em minha wish list ;-)

Bjs
lena

Viaje com a Flora disse...

Que pena que acabou... Se já era doida para ir lá,agora então está no topo da lista. Foi ótimo acompanhar a sua viagem. Bjs

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Que bom, meninas! Fico felizona <3

Lillian Brandão disse...

Lindo, lindo, lindo! Fiquei mais fã depois de todos os seus posts!

Beijos,
Lillian.

Marcela disse...

Lindo demais, todos os posts!!
Experiência única e incrível!!

:D