16 de dez. de 2012

Cruzeiro à Antártida: o começo

Velhote mas valente (e seguro, é claro)
 Embarquei no cruzeiro à Antártida em Ushuaia. Como manda o bom senso, cheguei de véspera, depois de uma noite em Buenos Aires (SEMPRE chegue para cruzeiros com no mínimo um dia de antecedência; aprendi isso a duras penas quando cheguei para meu cruzeiro pela Terra do Fogo em 2008 algumas horas antes do embarque no navio e minha mala, não).
 Da última vez que voeei a Ushuaia, há exatos quatro anos, eu era uma das pouquíssimas pessoas a bordo que não ia para a Antártida. Dessa vez, eu era uma das felizes sortudas que ia ;)  E, chegando em Ushuaia, conheci um monte de gente que também ia, sobretudo em outros navios maiores; todo mundo numa vibe incrível, festejando, celebrando, empolgadíssimos.
 No dia do embarque, acabei conhecendo, enfim, alguns dos passageiros que iam embarcar no meu navio - assim, ao acaso (e, veja só, foram essas as pessoas com as quais mais interagi durante toda a viagem ;D).
Cupcakes e cookies para o lanchinho de boas-vindas
 Na hora H, ao chegar no porto, confesso que tive uma pontinha de arrependimento ao ver o Polar Pioneer tãaaaao pequenininho ao lado dos outros navios no porto. Eu sabia que ele era o menor navio a operar Antártida (e velhote, da década de 80), mas deu até um medinho ao vê-lo no porto, pensando no Drake que começaríamos a enfrentar algumas horas depois (ele se mostrou fortão e valente, tks God, o caminho inteiro).
A simpática mensagem inicial do staff
 No porto, zero fiscalização de entrada de passageiros e bagagens, estranhamente. Dois navios para a Antártida saíam do porto naquela tarde: o meu e um outro, da Quark. Às quatro da tarde, pontualmente, fomos autorizados a entrar no navio - o staff (Austrália/Nova Zelândia/Canadá) recebeu pessoalmente todos os passageiros, bem simpáticos, mas já deu pra perceber que a tripulação (Rússia) não era de sorrisos.
Treinamento emergencial de fuga nos tenders
 O quadro branco de avisos à entrada do refeitório dava as coordenadas: ir à cabine checar se a bagagem estava ok, fazer um lanchinho e conhecer os demais passageiros. Aos pouquinhos, fomos nos descobrindo: majoritariamente australianos, mas também britânicos, canadenses, sul-africanos, malaios, russos, chineses, um norueguês, uma japonesa e eu a única latino-americana ;)
Don, o expedition leader, faz a apresentação do staff e dá as coordenadas gerais sobre a viagem 
 Fomos apresentados ao staff todo oficialmente na ponte de comando (que se tornou um baita ponto de encontro do navio, sobretudo de manhã bem cedinho, quando muita gente batia cartão lá para observar baleias e pássaros durante a navegação) e fizemos o treinamento oficial de fuga nos tenders para o caso de (toc, toc, toc) incidentes de navegação antártica o.O
 E então, às 18h em ponto, partimos. Todos empoleirados na proa do navio, tomados pelo vento gelado de Ushuaia, olhos vidrados no horizonte, coração aceleradinho.


Estava só começando.

5 comentários:

Viaje com a Flora disse...

Delicia viajar com voce!

Natalia Itabayana disse...

Estava esperando ansiosamente o início do relato, já entrei no clima pelas fotos lindas do Instagram!

Dani G. disse...

Que emocionante ! As fotos estao lindas, louca pra ver os proximos relatos !

Unknown disse...

Suspense ��
Bjs,
Lena

Lillian Brandão disse...

Esse momento de embarque e instruções deve ser muito emocionante. Gostei dos degraus na beirada do barco que permitem o passageiro ficar mais alto! :)