19 de jan de 2013

Turismo HiLo: como encontrar barbadas em cruzeiros

Meu sonho de chegar à britânica Santa Helena, na costa africana: só de navio foi possível ;)

Essa série de barbadas no turismo HiLo começou nesse post aqui. Para ler todos os posts da série, clique AQUI. No capítulo de hoje da novelinha, como encontrar promos e barbadas em cruzeiros bacanudos no Brasil e no mundo.

Todo mundo sabe aqui que eu sou fã de cruzeiros (apesar de pessoalmente não curtir o estilo dos cruzeiros feitos aqui na costa brasileira) e para comprar viagens desse tipo, das companhias tradicionais às de luxo, em roteiros por várias partes do planeta, também há caminhos mais fáceis para encontrar tarifas mais tentadoras. 

Como fã dos cruzeiros, eu assino as newsletters das companhias que mais gosto, assim fico sempre sabendo das promoções especiais e de última hora, novos itinerários, promos 2x1, single supplemente waves etc. E também sigo os perfis das armadoras no twitter pelo mesmo motivo – assim a gente fica sempre sabendo das novidadades rapidinho.

Vira e mexe aparecem promoções ótimas, com os descontos para solo travelers da Silversea, as cabines 2x1 das travessias atlânticas da Costa e umas last minute para Caribe da Royal Caribbean que são impressionantes (coisa de US$159 por uma semana, sabe?). Para quem tem flexibilidade nas férias, essas ofertas são excelentes – dá pra fazer cruzeiros bem bons, de companhias legais, por literalmente menos da metade do preço (lembrando, é claro, que em se tratando de cruzeiros, em geral, ainda há q somar as salgadas taxas portuárias; os cruzeiros de luxo costumam já incluir as taxas nos valores finais divulgados).

Para quem não tem flexibilidade e precisa planejar com antecedência, pesquisa continua sendo, como sempre, o melhor negócio. Gastar um tempo em sites consolidadores de ofertas como cruisecritic.com, cruisedirect.com, crucerosnet.com etc faz toda a diferença. Uso muito também o Kayak, que não é bom só pra voos, não; assim aparecem armadoras que às vezes a gente nem conhecia, porque não fazem publicidade para o mercado brasileiro mas operam nos destinos em que estamos interessados.

Para quem já viajou em cruzeiro e gostou da experiência, assim como no caso da hotelaria e das companhias aéreas, investir nos programas de fidelidade das armadoras também é muito importante. Eu tenho só dois, das armadoras com as quais mais viajei – igualzinho para voos e hotéis, não adianta eu fazer de todas se pretendo concentrar minhas viagens só em uma parte. Esses programas vira e mexe concedem mimos (champagne de boas-vindas, upgrade de categoria de cabine, lavanderia for free etc) como também concedem benefícios econômicos automáticos (como os 5% de desconto automáticos do Costa Club da Costa e do Venetian Society da Silversea, que são os dois programas que uso).

Sazonalidade também é importante na hora de buscar promoções: cruzeiros à destinos extremamente sazonais (como Antártida, Ártico, Terra do Fogo, Alaska e outros do gênero) costumam ter as primeiras e as últimas saídas de cada temporada com preços consideravelmente mais baixos que as demais.

Para quem quer fazer cruzeirões estilosos aproveitando promos bacanudas, ficar de olho no mercado, sempre, é a regrinha básica.

5 comentários:

JB disse...

Eu vejo algumas promoções no vacationstogo.com, conhece?

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Ótima lembrança, JB! E a newsletter deles também é ótima!

Tina disse...

Eu assino e recebo via email da vacationstogo.com pq tive a informaçao que eles vendem para 99% da todas as cias navais que existe!
(será verdade??)

kiss

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

não sei se esse 99% é real, mas eles vendem mesmo cruzeiros da maioria das armadoras.

Anônimo disse...

Sou um grande fã de cruzeiros , 35 na minha conta, os melhores locais de compra são ao meu ver www.smartcruiser.com
e cheque no www.bestpricecruises.com,
O unico problema voce tem que saber escrever ou falar ingles , e eles acitam cartão de credito daqui desde que seja internacional,não deixe de checar no site aqui no Brasil da propria companhia, Como Royal. outro ponto importante a ser colocado para aqueles que estão começando a conheçer a experiencia de viajar de navio , é não ha comparação com os cruzeiros na nossa costa com os os saidos da America e Europa , é outro "produto" , aqui , como o mercado é novo e não exigente as companhias tem trazido navios velhos, salva um ou outro, porem a alimentação aqui é sacrificada ,horrivel ,até o comportamento dos clientes é diferente, as companhias não investem em produtos , nem serviços , até pela propria legislação brasileira que exige um numero minimo de tripulantes brasileiros ,o problema é a falta de treinamento uma equipe para ser eficiente precisa de meses , se voce considerar que esses brasileiros ,só trabalham na temporada ,é dificil mesmo dar certo, mesmo antes eles nunca investiram, não precisavam ;
As melhores companhias com preços acessiveis , calcule em media us$ 220,00 por pessoa por dia numa cabine com varanda para o mar ,em companhias como a melhor na minha opinião a Celebrity , a Royal Carebeean tambem assim como Princess e Holland ,Cunard, Disney essas companhias lá fora são faceis de se achar a esse preço que compro por esses sites.
Em outro nivel está Crystal, Regent,Seaborn ,Silversea,Paul Gaiguin, Du Ponant, Azamara ,nessas se prepare para gastar no minimo us$ 450,00 por pessoa por dia em media.
Não viajei em muitas dessas chamadas 6 estrelas nas 2 vezes que viajei , na minha opinião não achei valer a pena gastar o dobro , não justifica nem a gastronomia nem decoração , o atendimento por ser navios menores é realmente mais atencioso e só e voce viaja com gente com mais dinheiro , não necessariamente simpaticas ou bem educadas.
Tambem considere viajar nos chamados navios de Rio , apesar de pequenos 165 pessoas em media , são otimas e unicas experiencias, gostei muito do cruzeiro pelo Rio Danubio e outro pelo rio Reno.
Boa viagem...