27 de fev. de 2013

Kom Ombo e o único "templo duplo" egípcio

 Chegar ao Templo de Kom Ombo foi facinho, facinho: a gente praticamente desembarcou direto do Sun Boat IV lá, sem precisar de nenhum tipo de transporte para chegar ao local. A cidade fica a pouco mais de 150km Luxor e só 40km de Aswan - o que quer dizer que navegamos bem pouquinho para chegar até ali, vindos de Aswan.

 Seu templo greco-romano (ptolomaico, na verdade, com mais de dois mil anos de construção) é a grande atração da cidade, é claro, e glorifica as divindades Sobek (o deus crocodilo) e Horus (o deus falcão).

 Kom Ombo é importante não apenas por sua beleza e riqueza histórico-arquitetônica (seu período de construção atravessou vários reinados diferentes) mas também por ser o único templo duplo egípcio, dedicado a duas divindades diferentes.


 Na entrada, aliás, o imperador Domiciano rende reverências à tríade formada por Sobek, Hathor e Khonsu junto a um texto extenso de 52 linhas tomadas por hieroglifos. Ali foi construído também um Nilômetro: um poço largo cuja escadaria alcançava o lençol freático do Nilo para que os egípcios antigos pudessem mensurar as oscilações de nível das águas do Nilo e, eventualmente, prever inundações (e o valor dos impostos do ano, consequentemente).



 Ao longo de sua história, o templo sofreu várias inundações e foi vítima também de terremotos. Algumas de suas pedras, colunas e outros elementos arquitetônicos, dizem, foram removidas para serem utilizadas em outros projetos e construções.




 Quase ao lado do templo existe também um pequeno "museu do Crocodilo" com vários animais antiquíssimos mumificados e algumas estátuas do "deus crocodilo".



O tour estava incluído também no meu cruzeiro pelo Nilo, mas quem vai por conta paga 30 libras egípcias.

3 comentários:

Boia Paulista disse...

Oi, Mari. Tudo bem? :)

Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

Até mais,
Natalie - Boia Paulista

Fê Costta disse...

Que delicia rever Kom Ombo! Adorei o cruzeiro que eu fiz pelo rio Nilo! Muito lindo!!
Abs,
Fe costta - viaggio mondo

Cristina (VnV) disse...

Lindo! Ali neste templo mais um homem mentiu para mim me oferecendo "half million camels to marry you", mas valeu para eu rir depois do meu cooper pós visita (aquela corridinha básica até o navio hehe)