15 de mai de 2013

Toronto: walking tour por Kensington Market, Chinatown e arredores

 Falei no post de ontem (sobre compras em Toronto) da fofa área de Kensignton Market. Quer dizer, "fofo" vírgula; acho que o pessoal de lá acha que o bairro pode ser tudo (descolado, alternativo,cool, whatever) menos fofo :D

China no Canadá ;)
 Kensington Market é um emaranhao de ruelas e vielas, várias delas pontuadas por casas vitorianas coloridíssimas. Os grafites, ali, também estão por toda parte.  Peguei ali um dia chatinho, chuvoso e muito frio; mas me contaram que nos dias bonitos a região fica viva e lotadinha de gente das mais diferentes raízes étnicas e culturais - até porque Toronto é bem assim: uma grande mistura de nacionalidades todas reunidas no mesmo pote.


 Ali, entre uma padaria e um café, você também acha de temperos e pães a docinhos de todo tipo - até brigadeiro! Lojas das mais diferentes, de garagens na vibe tudo-por-1.99 a camisetarias cheias de mensagens político-sociais estampadas nas peças e brechós vintage bem acabadinhos são comuns por aquelas bandas.

 A caminhada pode continuar pelas grandes avenidas também; muita gente diz, por exemplo, que o cruzamento entre as avenidas Spadina e Dundas poderia estar no meio de Hong Kong, por exemplo - aliás, o pórtico de Chinatown fica exatamente na Spadina. Os letreiros luminosos em chinês são puro deleite para quem adora um bom bairro chinês - há inúmeros restaurantes enfileirados entre frutarias cujos vendedores parecem cantar (em chinês, obviamente) enquanto tentam atrair os transeuntes para suas barracas de frutas expostas na calçada.

 Fiquei para almoçar no descoladinho Strada 241 (acima). A pizza é apenas ok; o bacana mesmo é o ambiente. Então acho que vale mais a pena ficar só na parte da frente do restaurante, que funciona como um café e tem um entra e sai de gente bacana para quem curte people watching.


Depois do café, se a disposição estiver boa, o walking tour pode continuar pela verdadeira ONU de Toronto, explorando Greektown (no bairro grego em Danforth vive a maior comunidade grega do mundo fora da própria Grécia), bairro árabe, bairro judeu, bairro latino e, dentre muitas outras nacionalidades, é claro, tem até Little Brazil ;)

Nenhum comentário: