26 de jun. de 2013

Cruzeiro no Alasca: Sitka para quem quer ver ursos e baleias

 Desembarquei do Silver Shadow na primeira escala do cruzeiro pelo Alasca, em Sitka, e já fui entrando em outro barco. Explico: tratava-se do tour Sea Otter and Wildlife Quest, um dos mais vendidos no destino (comprei no barco mas está à venda para qualquer turista no site da empresa responsável), para quem quer navegar por entre os fiordes menorzinhos e ver de pertinho baleias e outros animais e aves comuns à região.
O dia não estava bonito mas o passeio foi lindo: navegamos por 3h num catamarã tipo "flying cat", mas que ia devagarzinho na maior parte do trajeto, com imensas janelas de vidro .
 O "comandante" era uma figura, super bem humorado, e também bastante experiente, cheio de explicações sobre tudo. Ao avistar uma baleia, diminuía a velocidade e literalmente "girava" o barco de modo que todos pudessem vê-la e fotografá-la. A cada animal avistado - baleias (humpbacks abundantes!), lontras, focas, águias e até um urso, avistado muito ao longe! - dava uma série de explicações sobre seu comportamento e o melhor horário para vê-los.



Baleias em dupla!
 Havia também uma bióloga-guia à bordo, que ia dando explicações e respondendo dúvidas sobre fauna e flora locais.



 Navegamos por entre fiordes de distintos tamanhos atravessando Sitka Sound, Eastern Channel, Silver Bay e vários outros recantos de Sitka. O piso inferior do barco, fechado, era quentinho e ainda contava com serviço de bar (café, chá e chocolate quente gratuitos durante todo o passeio). O piso superior, um deck aberto onde ficava o capitão, era o ponto de encontro de quem curtia fotografar.
Sente só a preguiça das lontras

Águas-vivas gigantes em boa parte do trajeto aqui...
...e aqui (lembrei da Lucia Malla ;D)
 Passeio lindo, com abundância de avistamento animal e uma infinidade de fiordes, ilhotas e picos nevados no nosso caminho.



 No passeio, ainda estava incluído, ao final do tour em barco, uma esticadinha até a Fortaleza dos Ursos (Fortress of the Bear) uma organização sem fins lucrativos que acolhe em cativeiro ursos ameaçados.  A Fortaleza está entre as atrações mais visitadas da cidade. Claro que, após ver um urso em seu habitat natural, ver um urso em cativeiro é como ir ao zoológico logo depois de um safári africano. Mas, ainda assim, é interessante pelo projeto e para poder observar de pertinho (e em completa segurança :D) os hábitos desses fofuchos (e imensos) bichanos.










 Sitka é uma cidade gracinha, com um centrinho diminuto e engraçadinho que pode ser percorrido todinho em menos de duas horas, com folga e paradinhas nas lojinhas e cafés. E ainda é uma cidade wifi free! Quem não quiser comprar tour nenhum por lá, pode chegar à Fortaleza dos ursos com os ônibus locais mesmo.



Totens e mais totens para os fanáticos
Escala linda, mesmo com o dia mais cinzento de toda a viagem. 

5 comentários:

Cristiane Dias disse...

Que espetáculo esse roteiro! Foi direto para o nosso caderninho de lugares para conhecermos um dia. :)

Helder Ribeiro disse...

Maravilha!

Esta foi uma região do Alaska que nós não fomos e eu quero muito ir. O passeio parece ter sido muito bacana e a região linda.

Parabéns,
Helder

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Vcs vão adorar, Cristiane!

Foi mesmo lindo, Helder. Eu quase nem fotografei as baleias de tão abobada que fiquei acompanhando seus movimentos :D E a região é encantadora.

Anônimo disse...

Mari


Adorei esse roteiro.
Que companhia de cruzeiros a gente compra aqui no Brasil pra fazer esse passeio?

Regina

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Oi, Regina. Essa mesma em que fiz o meu cruzeiro, a Silversea, tem roteiros pelo Alasca vendidos em qualquer agência de viagem. Outras companhias fazem roteiros pela região, mas a maioria não para em Sitka.