9 de jun. de 2013

Para curtir o frio e a neve


Aproveitando o gancho dos dias mais friozinhos que mostram que nosso inverno já está chegando e do climão romântico do dia dos namorados que celebramos nessa semana, pintam aqui nesse post quatro lugarzinhos testados e aprovados que combinam bem com as duas coisas.
Climão "um amor e uma cabana" cheio de conforto na Barra do Bié (foto do site do hotel)
Primeiro, vamos falar um pouquinho de Brasil. A sempre romântica Pousada Barra do Bié, localizada em área de reserva natural em Cunha (SP), que eu adoro, tem pacote especial para o Dia dos Namorados que dá pra curtir ainda no final de semana e inclui mimos especiais e uma garrafa de espumante na estadia dessa que considero uma das melhores pousadas do país. Mas durante todo o inverno o clima friozinho de Cunha é pedida para escapadas românticas, de muito sossego: são apenas 6 charmosos chalés caprichosamente decorados que contam com lençóis térmicos e lareira para os dias frios e um serviço impecável o ano todinho. Os proprietários Ciro e Ana Rosa Calfat cuidam de todos os detalhes e ainda capricham na gastronomia diariamente, utilizando produtos de sua horta orgânica em pratos gourmet (e o delicioso café da manhã é servido preguiçosamente até 14h).
 Mas quero falar também de destinos que combinam muito com frio e romance num dos meus países prediletos no mundo: nosso vizinho não fronteiriço Chile.  Para quem vai à capital Santiago, duas escapadas são quase regra para brasileiros que viajam para lá no inverno: as estações de esqui de Portillo e Valle Nevado.
A vista supimpa de vários dos quartos de Portillo
 Portillo, o mais antigo resort de esportes de neve do Chile e um dos mais tradicionais da América do Sul (na Cordilheira dos Andes, a duas horas de Santiago, por uma estrada belíssima), lançou agora uma promoção para quem pretende desfrutar de uma semana esquiando antes do início da alta temporada: 15% de desconto na Ski Week, entre os dias 22 e 29 de junho deste ano. Os atrativos duram toda a temporada, é claro:  23 pistas e 12 teleféricos que contemplam dos iniciantes aos mais experientes.
A escola de esqui em Portillo atende dos menorzinhos à terceira idade, dos iniciantes aos experts
 Já o Valle Nevado Ski Resort, que completa agora 25 anos e fica a 60 km do aeroporto de Santiago, conta com mais de 40 pistas e esse ano inaugura sua tão esperada Gôndola, um teleférico de cabine fechada que liga a nova área de serviços da Curva 17 ao restaurante Bajo Zero, localizado no meio das pistas, a 3.200 metros de altitude – uma delícia para quem não esquia mas quer curtir a vista impressionante da Cordilheira. E uma nova Escola de Neve acaba de ser inaugurada por ali também.
Clima de agito é regra na temporada de inverno do Valle
Um dos hotéis de Valle de frente para a Cordilheira
Ambas estações são programaços para passar deliciosas férias de inverno ou mesmo para passeios de um dia a partir de Santiago para quem tem pouco tempo por ali.
Arquitetura arrojada, bom serviço e vista-desbunde no Antumalal (foto do site do hotel)
Pucón, cidade localizada já na porção sul do Chile, é cercada por lagos, vulcões e bosques e contato constante com a natureza. Boa para turistas e amantes de esportes de aventura ao longo do ano todo (de passeios de bike e trilhas a raftings, a cidade tem de tudo), com as vistas embasbacantes do vulcão Villarica desde o adorável centrinho (ótimos restaurantes, cafés, lojinhas e uma vida noturna agitadinha), Pucón vem sendo cada vez mais procurada por brasileiros.  O Hotel Antumalal, onde me hospedei o visitar a cidade há alguns anos, é o grande ícone arquitetônico dali.  Idealizado em 1938 pelo casal tcheco Guilhermo e Catalina Pollack e desenhado pelo arquiteto Jorge Elton, foi inspirado nas obras de Frank Lloyd Wright e, apesar de tão vibrante e contemporâneo nas cores e nas formas, alinha-se harmoniosamente com o meio ambiente local – são apenas 20 apartamentos com lareiras e janelas com vista panorâmica para o lago Villarrica. Pedidaça para um inverno mais low profile. 

Nenhum comentário: