18 de mai. de 2007

Cesky Krumlov - enquanto a turistaiada não vem...

Cesky Krumlov é uma cidade extremamente charmosa que experimentou sua prosperidade durante o governo dos senhores de Rožmberk (1302 - 1602). Nesta época, Krumlov ficou no caminho entre as terras italianas, tchecas, austríacas e bavárias, que até hoje constituem a maior parte de seus turistas. Muita gente ainda não descobriu os encantos da cidade, mas quem vai sempre recomenda. Vocês podem ver a influência destas culturas diferentes que deixaram sua marca na cidade e no castelo com toques do renascimento italiano. A cidade velha de Český Krumlov não experimentou mudanças principais desde o 19o século e é patrimônio histórico do mundo tomabado pela UNESCO. Como se trata de uma cidade com ares medievais, cercada pela natureza, faz-se o cenário perfeitos hiking, biking, passeios a cavalo, golfe, rafting e canoeing – que os europeus adoram!
De acordo com a lenda, o nome Krumlov é derivado do alemão de Krumme Que, que pode ser traduzido como "curvado sobre um prado", o que faz referência à topografia da cidade, curvada sobre o rio Vltava. O 'Český' significa simplesmente o Czech, ou seja, tcheco.
Não deixem de visitar os ursos na entrada do Castelo. A subida para o topo do castelo é puxada (102 degraus!), mas vale a pena porque a vista é maravilhosa, com a cidade cortada pelo rio. Na parte mais antiga do complexo, ainda tem uma capela rococó, o salão de baile Maskarni Sal (Maskarade Hall) e o teatro barroco. Vale entrar no castelo e olhar seus muitos aposentos decorados em estilo renascentista. Os jardins do castelo são ótimos para descansar no meio do percurso. Em julho, eles hospedam várias apresentações musicais e teatrais gratuitas.
Para caminhar no centrinho da cidade, é possível alugar um celular especial como áudio-guia para visitar os principais pontos de interesse da cidade. Pode ser alugado no centro de informações turísticas e vem acompanhado também de um guia escrito. Custa CZK 100 por um roteiro de uma hora, 150 para duas horas ou 180 para 3 horas (essa é a melhor opção). A praça principal, námestí Svornosti, toda colorida, com edifícios de arcadas renascentistas e a antiga prefeitura. Na rua Horní tem muitas coisas de comércio e também o antigo Colégio Jesuíta, que hoje virou hotel.
Como Český Krumlov fica numa região montanhosa, cheia de áreas verdes e cortada por um rio, é perfeito para o relaxamento e atividades esportivas como trilhas, rafting e cavalgadas. Há muita prática de golfe e pesca também. Vocês podem reservar tudo nas agências do centrinho ou na própria recepção do hotel.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pra alugar um celular na sua viagem: http://www.altelphonerental.com

Vivendo e descobrindo !!! disse...

Esta é a cidade perfeita para qualquer comemoração ou talvez uma reflexão de vida.
Maravilhoso,gostosa, aconchegante e o melhor com tudo que se gosta:frio, comida boa, cerveja maravilhosa e um povo extremamente amável.