3 de mai. de 2007

Salamanca, la bella


Falei de Salamanca no "Cursos no exterior" e não resisti... tenho que falar mais um pouquinho... A cidade é linda (como vcs podem ver na foto gentilmente cedida pela Bárbara, que mora, trabalha e estuda por lá), daquele tipo "você-tem-que-ir". Patrimônio histórico e cultural da humanidade tombado pela Unesco, a cidade dá ao visitante a sensação de ter voltado no tempo quando chega por lá. E a cidade fica a apenas 2h30 de Madri.

Em estilo medieval, são muitos dos prédios, praças, igrejas e parques que valem a pena ser visitados. Na foto acima, aparecem as famosas catedrais de Salamanca - sim, são duas, e foram construídas uma grudada na outra, em estilos muito diferentes.

Como se não bastassem os muitos pontos turísticos e cartões postais da cidade (como esse, a catedral vista da Puente Romano), Salamanca é sede da segunda universidade mais antiga da europa, a Universidad de Salamanca, super bem conceituada e com muitos cursos disponíveis para estudantes estrangeiros. A cidade é sede também da Universidad Pontifícia de Salamanca e de muitas escolas de espanhol, dada a pronúncia pura da língua que têm nesta região. A Casa de las Conchas é o "centro cultural" da cidade e oferece cursos, biblioteca e inúmeras apresentações teatrais e musicais, quase sempre de graça.

E, como não poderia deixar de citar... a cidade é baladeiríssima!!! E baratíssima!!! Como é cheia de jovens estudantes, os custos em geral são baixos, tudo é perto e o que não faltam são bares e casas noturnas (nas quais, aliás, você nunca paga pra entrar). Em alguns dias da semana, algumas dessas casas promovem o "barra libre": por apenas 4 euros, você bebe sangria, calimocho e cerveja a noite toda, à vontade. Precisa mais???

13 comentários:

Anônimo disse...

Essa é uma cidade que tenho vontade de conhecer e estudar tb...tô pensando, deve ser tudo de bom mesmo né Mari?
bjuss

Anônimo disse...

Oi Mari!!!
Matei um pouquinho as saudades de Salamanca!!! Realmente o lugar é maravilhoso!!! Adorei tudo, principalmente o estilo da cidade e a vida noturna.
bjs

Anônimo disse...

Que história é essa de beber a noite toda por 4 euros????? Por que não tem esse tal de barra libre por aqui, meu Deus???
Pergunta importante: quanto custa um curso desses de espanhol por lá? E como funciona, quanto tempo?

Mari Campos disse...

Oi, Bruna, resposta quase em tempo real!!! rs Os preços dos cursos geralmente são por semana e muitas escolas colocam um mínimo de 2 semanas para estudo. Pra vc ver os valores certinhos, entra no site da escola que tá no post (a Isla)ou dá uma procurada em outras escolas no Google. Os cursos geralmente custam menos por semana quanto mais semanas você ficar. Normalmente, para estadas mais curtas, na faixa de 150 euros por semana, com material didático incluído. Isso nas escolas de Salamanca, certo? Na Universidade, já é mais caro. Se vc for pra Madrid ou Barcelona, mais caro ainda, porque tem a ver também com o custo de vida na cidade.
Quanto à barra libre, que saudades...

Anônimo disse...

fiquei interessada, viu? Vou dar uma procurada no Google em várias escolas e também nos sites dessas empresas de intercâmbio. Tava a fim de fazer um dumas duas semanas e depois usar as outras duas pra passear.

Anônimo disse...

Estudei em Barcelona, e não em Salamanca, mas posso afirmar que os espanhóis é que sabem viver. Lá não tinha a tal barra libre, mas bares incríveis e realmente a maioria das casas noturnas não cobra entrada, o que pra nós brasileiros é mesmo esquisito.

Unknown disse...

Salamanca é um pedacinho do paraíso na terra!! Arquitetura maravilhosa, atmosfera multicultural, povo receptivo, noite maravilhosa, enfim, tudo de bom!! Com certeza quem visita uma vez volta mais duas, três.......e corre o risco até de não quere mais ir embora!! É paixão na certa!!

Anônimo disse...

Mari Campos, é verdade Salamanca é muito "bella".
Obrigada por la entrada tan linda!!!
Carmen

Anônimo disse...

Olá.. eu estive nesse cidade no final de agosto, eh um espetáculo, quem poder visitá-la vá sem medo. Tbm tenho mts fotos daí!!
beijos

Bá Conti - publicitariaeviajante.blogspot.com disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bá Conti - publicitariaeviajante.blogspot.com disse...

Ai... que saudade que dá!!
Concordo com a Grá em gênero, número e grau: a cidade é absolutamente tudo de bom!!
Arquitetura linda, de cores quase douradas durante a noite (a Plaza Mayor é uma vista inesquecível!), eventos culturais praticamente todos os dias...
Pra quem gosta de sair à noite, então, incomparável: nada como começar a noite em um bar de "tapas" e terminá-la numa das boates badaladíssimas (depois de passar por mais alguns bares pelo caminho, pra fazer uma social mesmo, já que o tour de bares é o esporte da cidade).
Além da barra libre (indico a do "Medievo", minha preferida), também vale a pena uma visita à "La Chupitería", onde você pode tomar shots por preços que variam de 1 a 1,70 euros.
Ah, Salamanca: echo mucho de menos a esa ciudad!

Anônimo disse...

Salamanca é mesmo incrível!!! ir à Espanha e não conhecer as cidades de Segóvia e Salamanca é um pecado. É isso que perdem os "turistas" das excursões, e que "viajantes" têm o prazer de conhecer!!!

Anônimo disse...

oi.chamo-me liliana sou de portugal mas vivi mts anos em salamanca,alias a minha mae vive la ha 23anos(eu tenho 25),com os meu 2manos mais novos que nasceram la.e d facto uma cidade linda,agitada,alegre mas segura..respira romantismo e cultura.conheço muito bem espanha mas acredita k nenhuma cidade e tao acolhedora como salamanca la blanca