13 de mai de 2007

Viajante pode ter medo de avião?


Moooooorro de medo de avião - mas viajo o ano todo. Sofro horrores, choro, suo frio, rezo o tempo todo, naquela sensação de que o negócio vai cair a qualquer momento. Não consigo dormir, nem tomando remédio, então já viu... mas o negócio todo some assim que piso no meu destino. A ansiedade de conhecer ou rever o local é ainda maior que a adrenalida do medo (ou seria pavor???), então some todo o resto num passe de mágica. Claro que na viagem de retorno volta tuuuudo de novo, mas vira um círculo vicioso que não termina nunca.
Tenho encontrado muitos viajantes que enfrentam o mesmo dilema: ser viajante e ter medo de avião combina? pode? Quem não tem medo, não consegue entender o sofrimento de quem tem; quem tem, entende tão bem quem sofre do mesmo problema que segura apertado a mão de um desconhecido durante o võo sem o menor pudor. Os casos mais graves podem evoluir pra pânico e podem, infelizmente, privar a pessoa do prazer de viajar: tem gente que tem tanto, mas tanto medo, que simplesmente não consegue entrar dentro de um avião, e nunca mais viaja. Outros, conseguem enfrentar o medo se estiverem juntos de alguém amado, nunca sozinhos.
Para todos, os amigos destemidos sugerem combinações de remédios, bebidas alcoólicas, simpatias, mandingas, adereços... Mas medo, medo mesmo, não tem explicação. E será que tem cura? Ou será que o negócio é insistir viajando, viajando, viajando, pra ver se o cérebro um dia se dá por cansado e desiste de sofrer tanto com os barulhos e trepidações daquela caixa de aço???

translated by Google
I'm veeeeeeeeeeeery afraid of airplanes - but I travel all the year long. I suffer horrors, I cry, I sweat cold, I pray the time all, in that sensation of falling at any time. I do not sleep, nor taking remedy, so… but it all disappears as soon as I land in my destination. The anxiety to know or to review the place is still bigger than the adrenalina of fear (or would it be terror?), then it all adds the remaining portion in a magician pass. Clearly that in the return trip it comes back tuuuudo of new, but turns a vicious circle that never does not finish. I have found many travellers who face quandary the same: to be travelling and to have fear of airplane combines? can ir really happens? Who does not have fear, does not obtain to understand the suffering of who has; who has, understands who so well suffers from the same problem - like need to pressed the hand of a stranger during flight without the lesser modesty. The most serious cases can evolve panic and can, unhappyly, deprive the person of the pleasure to travel: some have so much fear that simply do not enter inside of an airplane, and never more travel. Others can face the fear only if they are together of somebody loved, never alone. For all, the brave friends suggest combinations of remedies, alcoholic beverages, simpatias, mandingas, objects… But fear, pure fear, do not have explanation. Will exist a cure? Or it maybe we should just insist on travelling, travelling, travelling, to see if the brain one day gets tired and gives up in such a way to suffer with the noises and trepidations from the box of steel?

54 comentários:

Erika disse...

Apóio sua última teoria: o negócio é voar, voar, e voar, até que o medo seja vencido ou que ao menos vc se acostume com ele e ele não atrapalhe mais. Eu, felizmente, depois do whisky e do vinho do jantar, capoto literalmente.

Bruna disse...

Também morro de medo de avião, gente! Coisa de louco, já tomei tudo quanto é remédio e também rezo sem parar. Agora descobri um que me derruba mesmo, depois eu passo... hehehe

Anderson disse...

Vc tem razão: quem não tem medo, não entende de onde todo esse medão vem. Acho um barato essas histórias de bebidas e remédios pra poder enfrentar o bixo.

Jocieli disse...

Bom, com os meus amigos viajantes, é difícil encontrar que não tenha medo de avião. Todo mundo tem, mas a maioria lida na boa, tomando um remedinho básico e mandando ver nos drinks. Chato mesmo é pra quem não dorme, porque daí o medo não passa nunca, e o trajeto é muito longo. Se bem que já vi gente dar tanto trabalho pra aeromoça que ficou feio...

Tania disse...

Amiga...digamos que eu entendo perfeitamente o que vc passa!!! Deteeeeeesto avião!!!!! Hora boa mesmo é quando está no solo e eu, de preferência, já do lado de fora! Algumas vezes os remedinhos funcionaram, mas o sofrimento ainda é grande =(. Eu choro, suo frio, tremo, tenho piriri, fico olhando no relógio, sento na janela pra ficar conferindo se não está mesmo caindo. Quanto mais longe o destino, mais eu sofro por antecipação...aff... mas a vontade de estar em um lugar diferente é maior que meu medo, graças a Deus! Aliás, é com Ele que eu converso sem parar nessas loooongas horas de agonia dentro de avião. Ô tortura!

Rodrigo disse...

Bom, é feio pra homem admitir, mas também estou nessa. Pânico total ao voar, e também sou do tipo que não dorme de jeito nenhum, só uns cochilinhos depois de beber álcool...hahahaha... até hoje, ninguém me ensinou nada que tenha realmente efeito pra ajudar. Se alguém souber de alguma, tô até topando as simpatias e mandingas.

Luciano disse...

Já sofri bastante com medo de avião... da minha esposa! Em um vôo POA-GRU ela quase quebrou minha mão na decolagem. Não sei de onde tirou tanta força. Solução?? Lexotan 3mg. De que outra forma vocês acham que ela iria entrar em um avião que acabamos de re-embarcar após esperar quatro horas para manutenção? Um comprimido quando saímos de casa, um no check in e um já dentro do avião. É tiro e queda. O medo some, ela fica meio aérea e até dorme, e se precisar acordar, sem problema. O único porém: a memória fica um pouco apagada pelas próximas 18 horas (ela se lembra vagamente do vôo e das primeiras coisas do destino).

Luciano disse...

meu blog é novo, tá aí o endereço certo: http://planestrainsshipsandautomobiles.wordpress.com/

Mari Campos disse...

Luciano, bem vindo ao mundo dos blogueiros!!! E tomara que sua esposa nunca mais tente quebrar sua mão... rsrsrs

Patricia disse...

Só de ler as postagens de vcs estou suando frio. Tenho verdadeiro horror de entrar em um avião, mais meu namorado é alemão, e moro em Manaus há 2 anos, oque me dá a unica opção de sair daqui de avião, ja que to no meio da Floresta. Tenho que ir pra Alemanha mes que vem, e ja comecei a ter pesadelos durante a noite de verdade. Não sei oque vou ter que fazer para chegar no destino sem ter tido um ataque cardiaco, ja tenho consulta com médico para que eu pegue nome de remédio fortissimo pra eu dormir as 13 horas diretasso. Sorte pra mim!

Anônimo disse...

Achei imensa piada ao ler os vossos comentários. Eu nunca andei de avião e ultimamente, saberá Deus porquê, tenho andado quase aterrorizada por causa de pensar que talvez algum dia tenha de vir a fazê-lo.. Pelos vistos não sou a única a pensar em tomar comprimidos para passar a viagem a dormir lol

Gi disse...

Bom,pessoal...eu não sei mais o que eu faço,já desisti quatro vezes do vôo,nunca viagei de avião ainda porque acho que vai além do pavor,é um trauma piscicológico,minhas pernas ficam bambas,meu coração despara só de acompanhar amigos ou parentes na hora do embarque,novamente tenho vôo marcado daqui à um mês e meio,e invento mil motivos para não ir...não sei como conviver com esse trauma!Preciso de entrar no avião já fora de mim,apagada!!!Não encontro outra alternativa.

Anônimo disse...

Tenho horror a aviões, mal consigo chegar perto. Ao ouvir o barulho das turbinas no céu já imagino que ele está caindo na minha cabeça. A vontade de viajar ao exterior é enorme, e o pânico de enfrentar isso tudo é ainda maior. Acho tranquilizantes pouco para mim, alcool somente se for bebedeira. Estou pensando em algum remédio muito forte. Quem sabe não?

Alline disse...

Nunca tive medo de avião... até desenvolver uma claustrofobia absurda num vôo chulé da Espanha pro Brasil! Passei mal, as aeromoças não fizeram nada e eu quase morri! Agora, tenho medo e cada vez pago micos maiores: da última vez, desmaiei e tive que ser carregada! MICO! Como meu namorado é irlandês, vou ter que eventualmente voltar pra lá... e a coragem??? CADÊ???? Preciso de um sossega leão pra dormir 13 horas direto, como disse a Patrícia... ai ai ai, viu! hehehe

patyleonidas disse...

Me passem o nome do remédio q vcs tomam e conseguem dormir pelo amor de Deus....Ja tomei de tudo...valium, lexotam, e nada de dormir.
manda no meu email se quizer...
patyleonidas@hotmail.com

Obrigada!!!

Monique disse...

Pessoal, por favor, alguém me ajude! Eu fiquei durante 2 anos organizando meu intercâmbio para Califórnia, onde vou morar por 1 ano e o voo é daqui a 2 semanas. Mas agora não estou conseguindo dominar o meu enooooorme medo de avião e tô quase desistindo da viagem. Não sei mais o que fazer. Fico achando que tô tento premonição com o avião caindo, essas coisas.
Pior que se eu não for vou me sentir uma idiota pro resto da vida.

Mari Campos disse...

Monique, tente ficar tranquila. A ansiedade é normal em toda viagem, ainda mais numa viagem tão importante, em que vc passará tanto tempo fora e longe das pessoas que te são queridas.
Eu, particularmente, morro de medo de avião e toda vez que viajo fico achando que o avião vai cair e coisas do gênero. Mas me recuso a deixar esse tipo de fobia me vencer e embarco mesmo cheia de medo. Durante o vôo, levo bastante material de leitura legal e assisto filmes descontraídos para relaxar. Ajuda bastante também levar as músicas que você mais curte no mp3 ou ipod.
Please, procure pensar em tudo de BOM que vc vai viver e experimentar quando estiver nessa viagem incrível! Quando vc chegar lá, nem vai lembrar que teve tanto medo antes de embarcar, sabia????
Beijo grande e boa viagem!

Anônimo disse...

na primeira vez que fui viajar de avião eu achava que ele ia cair meu coração acelerava e eu achava que morreria e minha mão suava tanto mas se passaram um ano e viajei de novo mas eu senti que era demais e perdi o medo.

Andressa disse...

Adorei esse post, e os comentários, porque eu também amo viajar e morro de medo de avião: fico rezando para que ele não caia - tenho a impressão que se eu parar de rezar, vai acontecer alguma coisa - fico olhando a expressão das comissárias de bordo para saber se está tudo bem, e fico alerta para cada barulhinho, e cada luz que se acende (se você começar a prestar atenção, você percebe que são muitos barulhinhos estranhos durante um vôo). Não dá para dormir, não dá para ouvir música, muito menos para ver televisão. Mas também não dá para viver sem viajar... ai... serio, eu já pensei mais de uma vez como seria legal uma ponte do Brasil até a Europa... lol

Pelo Mundo disse...

Andressa, bem vinda ao clube! rsrsrs
Eu também adoraria uma ponte ligando os continentes - mas me contento, agora, com os navios que fazem esse trajeto ;)
Bom mesmo seria o teletransporte!!!

leozitor disse...

eu lembro que quando eu adava de aviao eu achava um maximo delirava, ficava olhando pela a janela vendo as nuvems achava demais só q no segundo semestre de 2007 eu lembro q estava indo pra sao paulo e o aviao desceu um pouco (normal) soh q ai eu pensei com seria o aviao caindo e do nada eu gelei , minhas pernas ficaram tremendo , eu n conseguia para e o coracao batendo, e eu ficava pensando c sei lah eu desse azar do aviao cai como seria, tipo to la de boa e do nada o aviao caisse como seria a sensacao, e era horrivel , e depois de um tempo acalmei mas mesmo assim ateh hoje eu tenho medo, soh por causa desse dia

Anônimo disse...

Por favor, alguém me fale como e um vôo com escalas, não da mais medo ainda da viagem, vou de sao paulo a fortaleza com escala em natal estou com muito medo.

Mariana disse...

Nossa!! Gostei muito de encontrar pessoas com um medo idêntico ao meu!
Monique, faz dois anos que eu planejo mudar para a França e comprei minha passagem para Julho! E agora tenho pesadelos com a viagem! Paguei mais caro para ir de Air France porque tenho a impressão que é mais segura! E também fico achando que esse medo é algum sexto sentido me dizendo que eu não devo mais ir!
O que me conforta é saber que enquanto leio seus comentários e escrevo este aqui, estão passando pelo céu centenas de aviões!!
Se puderem, também gostaria de nomes de remédios para capotar!
Segue meu email: maribusani@gmail.com
Obrigada!!

Blog dos Concursos disse...

Mariana, vc não foi de Airfrance né? Sua msg foi apenas 13 dias antes do acidente...parece premonição eu hein...também morro de medo de avião, embora eu ainda consiga entrar em um...não sei até quando..quando eu entro em um, não acho que o avião vai cair, eu tenho certeza...é horrível.

Denise disse...

COmo é bom não ser únca no mundo!!!!! Detesto aviões, tenho que r sempre meio dopada... e vou viajar na sexta e HOJE teve aquele acidente por causa da turbulência... remédios... só eles ajudam!

mastatrail disse...

Olá a todos,

partilho do vosso medo.

Sou português e cheguei ontem de Cuba... como podem imaginar, foram 9 horas de sufoco... nem uma caixa de calmantes fez efeito.

Acho que este sentimento, o medo, consegue ser tão forte que pode mesmo chegar a pregar-nos uma partida ao coração. Acho mesmo que uma pessoa pode ter um ataque cardíaco.

Por essa razão, e porque penso que é um erro encharcar-me em calmantes, alcoól ou drogas, esta foi a última vez que andei de avião.

Tem que haver uma alternativa!


Tiago
Setúbal, Portugal



ps: esta fobia que tenho vai-me fazer atravessar o Atlântico de barco, para ir ao Brasil visitar os meus amigos de Vitória da Conquista :)

Anônimo disse...

Também tenho muito medo de andar de aviao, passei um sufoco grande na penultima vez quando fui a Montevideo pegamos uma tormenta o aviao balancava muito quase morri do coracao agora toda vez o aviao balanca um pouco ja comeco a chorar o ultimo voo ,eu fiz uma tecnica quando o aviao balancava, eu balancava as pernas juntos hahahahah ai quase nem sentia hahahaha agora tenho uma outra viagem a Cuba ja estou pensando e sofrendo atencipadohahahaha

Anônimo disse...

Ae galera eu numca tive medo ate ir pra buenos aires em uma viagem um pouco turbulenta. Eu viajo todo ano umas duas vezes po ano e amanha estou indo pra miami, to com um pouco de medo e gostaria muito que um piloto postasse aqui dizendo pq nao ter medo de aviao, acho que tranquilizaria muita gente. Abracao pra vcs medrosos, me desejem boa sorte amanha haha

lu e nando europa 2009 disse...

gente, amei esse blog. to aqui passando mal com a minha viagem dia 29 de janeiro pela air france. acabei de ler que dia 29 de novemb ro teve uma turbulencia forte com o mesmo voo que vou pegar!!!
aiaiaia
vou ter que tomar algo mesmo!!
da última vez dei vexame. chorei e tudo com a aeromoca!
quero apagar a viagem toda. lexotan resolve?
luciana

lu e nando europa 2009 disse...

gente, amei esse blog. to aqui passando mal com a minha viagem dia 29 de janeiro pela air france. acabei de ler que dia 29 de novemb ro teve uma turbulencia forte com o mesmo voo que vou pegar!!!
aiaiaia
vou ter que tomar algo mesmo!!
da última vez dei vexame. chorei e tudo com a aeromoca!
quero apagar a viagem toda. lexotan resolve?
luciana

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Luciana, remedio eh uma coisa super particular; nunca tome sem antes consultar seu medico. Mas fica tranquila - tendo ou nao turbulencias, quando vc chegar la... compensa qualquer esforco. Palavra de quem morre de medo de aviao. :-)

Anônimo disse...

Ameiiiiiiiiiiiiiiiiii encontrar esse blog...gente li q a luciana vai viajar dia 29 de janeiro pra frança, bem eu tbm vou viajar dia 29 de janeiro só q pra portugal..olha ja ta me dando de tudo, ansiedade, piriri, meu estomago parece q vive revoltado e com sapinhos dentro..Ohhhhhhhhhh não gauemnto mais o medo..só digo uma coisa: de cara limpa nem pensar, é calmante mesmo e seja o q Deus quiser...boa sorte..

Anônimo disse...

Tenho uma viagem em abril e também estou muito anciosa, e com medo, gostaria de saber algum remédio que faça dormir pelo menos 07 horas, estou rezando muito pra que até lá Deus mude meus pensamentos, tudo de bom pra vocês!!!
e-mail: carlamensagem@yahoo.com.br

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Carla, os efeitos de remedios mudam muito de uma pessoa para outra. Para saber isso direitinho, faca essa pergunta diretamente para seu medico, ok? E otima viagem!

Andreza disse...

Olá!!!
Estou um pouco aliviada por ter lido todos estes comentários e saber que muita gente sofre como eu. Tenho muito pânico de avião, dias antes começo a ter pesadelos, tenho dor de barriga, meus pés e mãos suam muito, minha boca fica seca e meu coração parece que vai sair pela boca. Janela então, tem que está fechada. Mas apesar disso tudo, eu já viajei algumas vezes (só nacionalmente), mas é tenso. Fico muito triste por sentir isso pois já perdi várias oportunidades boas de viagem. Dia 19/2 vou para Buenos Aires com meu marido mais um casal de amigos, e já estou passando mal, estou tendo pesadelos. Estou pensando em ir a um médico ainda esta semana para que ele possa me receitar um tranquilizante. Só me resta rezar muito e ter muita fé em Deus, não posso deixar que o medo seja maior que eu.
Abraços

lu e nando europa 2009 disse...

oi gente. voei!!! tomei remedinho, mas nao adiantou nada!!!!!!!!!!!!!!!!11
sorte que o voo pela air france foi excelente!!!! recomendo a todos!! ja voei de tap, mas muita turbulencia.
beijos a todos

Andreza disse...

Ei Luciana,
Graças a Deus que deu tudo certo no seu vôo...você ficou com muito medo? Conseguiu relaxar? Qual remédio você tomou??
Abraços

phamela disse...

Phamela!
legal encontrar pessoas com mesmo medo q eu (94795956) rsrs, bom, 1 mês e eu viajo pra Manaus, saio de FORTALEZA e 4 hrs de viajem pra quem tem esse PaVor e muiito! ja to atrás do remédio e ao mesmo tempo medo de não fazer efeito. Rivotril, Lexotan, somaliun... qual o melhor?
ps: sou difícil na queda, rsrs
insônia e muita, e pior, viajar anoite...
o jeito é acordar cedo no dia, praticar muitas atividades e ainda tomar o remédio... acho q ai ajudaa!
quem poder me dizer o melhor, agradeço
;D

Camila disse...

Gente os comentários de vcs deviam me tranquilizar...mas, cada vez que eu leio um mais em pânico fico. Eu lembro que é exatamente desse jeito q eu me sinto em cada vôo: presto atenção em tudo, nos comissarios, nos barulhos, nas luzes, trepidações...é uma tortura...nunca usei remedio..vou aguentando o medo a viagem toda. Esse ano tenho uma viagem marcada pra daqui a 1 mês e já estou apavorada. Eu viajo desde criança e nunca tive problemas, mas meu medo começou depois daquele acidente da TAM em 2007. Eu tava voltando do casamento de minha prima que foi em Maceió..e o avião passou por uma turbulência, eu que já estava impressionada com o acidente tão recente na epoca me assustei mais ainda quando vi o avião tremendo...desde então viajar tem sido uma tortura pra mim. Estou quase desistindo de ir pra São Paulo.

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Camila, nao fique assustada com os comments aqui no post, nao! O pessoal acaba usando esse espaco como um desabafo, ja que "encontra" varias pessoas com o mesmo problema, os mesmos medos. Eu tambem tenho medo de voar, e voo muito, todos os anos, seja pelo trabalho ou pela minha propria paixao em viajar - e, felizmente, sempre chego sa e salva. Avioes estao suspensos no ar, entao trata-se de um processo natural que balancem e enfrentem turbulencias, por mais que isso nos incomode. Procure, durante o voo (te sugiro por experiencia propria), pensar em coisas agradaveis, pessoas queridas, atividades prazeirosas, que o medo vai perdendo a intensidade. Levar um ipod ou MP4 com suas musicas prediletas tambem ajuda muito. E nao deixe o medo te impedir de viajar, nao - aposto que vc vai adorar a viagem ;-)

lu e nando europa 2009 disse...

oi gente
olha, meu panico melhorou um pouco desde o último voo. tinha tomado um remedinho, mas tomei em excesso e fiquei totalmente louca quando cheguei em terra. desta última vez, fui pra lisboa de tap e foi excelente tanto na ida quanto na volta. admito que a ida foi pior, pois como o voo foi noturno e mesmo com remedio eu nao durmo, quando chego no destino estou morta de sono e drogada!!!!!!! na volta foi uma beleza. o voo foi diurmo, dia lindo em lisboa, atravessei o oceano com sol, o aviao estava vazio e pude relaxar nas poltronas do meio e tirar um mini cochilo. quando chegou em natal que olhei pela janelinha e vi terra firme, relaxei tanto que vi até avatar até o rio de janeiro.
acho que estou melhorando um pouco, maa as horas antes do embarque pra mim sao as piores. passo mal mesmo!!!
dicas: no meu caso, ja que mesmo com remedio eu nao durmo, só relaxo, o voo diurno foi melhor. é lindo voar com céu azul e as janelas do aviao abertas. atravessar o oceano a noite nao é uma coisa muito agradavel.
falei demais ja.
beijos a todos os medrosos como eu

Adial Júnior disse...

Entendo o que passam mas estou superando o meu. Eu também tinha medo mas não tão intenso quanto o de vocês. No meu primeiro vôo de Campinas a Curitiba pela TAM, momentos antes estava tenso e quando encostou o ônibus que nos levaria à aeronave parecia estarmos indo para o matadouro. Lembrei-me dos acidentes com a TAM. Ao mesmo tempo estava fascinado pela organização e limpeza do aeroporto e quando as simpáticas aeromoças me deram as boas vindas comecei ainda mais a ser cativado por aquela aventura. Foi pura adrenalina quando aquele jato decolou mas passei um pouco mal na curva ao ver a terra como que de lado e minha cabeça pesando para o lado. Depois uma delas me perguntou se eu estava passando bem e disse que poderia chamá-la caso ocorresse algum problema (ela notou meu nervosismo ao ver a asa balançando e a turbina diminuindo o barulho, parecia que os motores pararam). Que maravilhoso atendimento, tinha até lanche com sucos e refrigerantes e não era primeira classe não! Pousamos debaixo de uma chuvarada daquelas e fiquei com medo de derraparmos. Os músculos das minhas pernas ficaram doendo até o dia seguinte devido a tensão. Mas vi que isso é psicológico!

Estatísticas confirmam que os acidentes são raros, muito mais incomuns que os de carro, moto ou ônibus e caminhões. Devido à várias razões: não há muitos amadores no volante como nos carros, mas profissionais rigorosamente treinados, toda aeronave passa por exaustivos testes antes de ser aprovada, há mais de uma turbina e sistemas de segurança, são monitorados por torres etc. Meu pai viu uma reportagem que se acabar o combustível de um desses grandes aviões eles podem planar por uns 80 km e pousar. Além disso não tem a possibilidade de você ser assaltado(a) como tem na estrada e no semáforo das cidades, não tem um louco dirigindo bêbado para te colher no sinal vermelho. O avião cair? Pensem bem: se fosse assim vocês veriam aviões caindo em cima de casas. Quantas vezes se teve notícia disso? Pode haver falha humana? Sim, segurança absoluta não existe nem no chão! Quem te garante que o carro, ônibus ou caminhão em que você viaja não vai bater em outro? Ainda mais com esses motoristas e essas estradas que temos no Brasil.

Bom, quanto ao medo existem cursos e tratamentos até por companhias aéreas. Se mesmo assim não adianta não dá para ir para outro país de navio quem precisa mesmo?

LU disse...

Vocês com medo do avião cair e eu morrendo de inveja, porque acho que a fobia de vocês é "melhor" do que a minha: CLAUSTROFOBIA. Só de pensar que não posso abrir a porta do avião e sair correndo, passo mal. Quem tem a claustro às vezes nem perceberia se o avião tivesse caindo mesmo, a preocupação é que o ar vai acabar, e você não vai conseguir sair dali... Um horror!!!

Anônimo disse...

Gente
o meu medo tb de avião é a claustrofobia,o não poder abrir a porta aquilo que não esta no meu controle mas estou trabalhando isso pois preciso fazer uma viagem de 12 horas em dezembro e vou precisar com certeza de um remedio derruba leão.

Hugo disse...

Pessoal, compartilho esta senssação com vocês. Também sinto medo de voar. Muito medo. O interessante é que a 06 anos atrás quando comecei a voar eu não tinha medo nenhum. Literalmente nenhum. Achava até legal quando o avião balançava numa turbulência. Já voei muito. Porém, nos meus últimos vôos especificamente neste ano de 2011 o medo surgiu. Porém, estou morando longe da minha noiva e da minha família. A vontade de vê-los e matar a saudade me dá coragem para enfrentar o medo. Apesar que um dia antes do vôo minhas pernas já estão tremendo. Mas eu amo eles e tenho que vê-los.

Isabel disse...

Olá pessoal, não sei se fico rindo ou se choro quando leio as mensagens, como todos vcs, tenho uma fobia de avião, o nome certo seria caustrofobia. Queri fazer umas compras em Miami em novembro, porém (acho) que deixarei de viajar por causa do meu pânico, tenho medo de passar muito mal na ida e não ter coragem de pegar o voo na volta.

A respeito dos remédios, eu acho um grande problema o medicamento, pois tomei tres comprimidos e não consegui dormir, resumindo, sofri muito mais que o normal, pois o remédio fez uma parte do corpo adormecer, me senti muito mal. se quiserem tomar o remédio, faça um teste por uns tres dias antes da viagem, veja se ele te derruma mesmo...

Vou procurar um psiquiatra e resolver meu problema, aconselho vcs a fazer o mesmo...

Grande abraço a todos...Boa sorte a todos nós...

Enyya disse...

Muito legal saber q nao sou a unica a ter pavor de viajar de aviao. Moro na Dinamarca e todo ano tenho q viajar para o Brasil é um sofoco as vezes minha mae precisa vir pra ca pq sou incapaz de enfrentar a viajar e pra piorar minha situacao os medicos aqui nao mesmo nenhum remedinho pra dormir.Li uma vez um escritor da Noruega falando sobre isso ...ele disse q a unica coisa q se deve pensar numa situacao dessas se o aviao estiver caindo sao apenas 3 palavras life is over. Mas quem souber de um bom remedio por favor me passem ok agora tomar uns drinks eu nao bebo :( entao fica complicado mt luz pra vcs q estao viajando e coragem para enfrentar os medos.

Enyya disse...

Ai gente morro de medo de aviao tb todo ano tenho q ir para o Brasil e é um tormento nao adianta remedinho eu nao durmo mesmo chego no outro dia com cara de quem passou a noite no velorio. Se alguem souber de um remedio por favor me fale. Esse sentimento é mt angustiante só quem tem isso sabe como é dificil superar. As vezes minha mae de idade precisa vir aqui para a Dinamarca pq eu nao consigo encarar o voo :(
Me ajudem com algum remedio que, souber.

Anônimo disse...

NOSSA COMO ME IDENTIFICO COM VCS ,MORRO DE MEDO TB ,UNS 4 ANOS ATRAS ESTAVA INDO DO RIO PARA SALVADOR,COM MINHAS FILHAS ,O AVIAO JA ESTAVA PRONTO PARA SAIR ,EU TIVE UMA CRISE DE CHORO E PANICO ,E PEDI PARA SAIR DO AVIAO ,QUE JA ESTAVA C A PORTA FECHADA ,FICO MUITO TRISTE ,AGORA ESTOU ME PREPARANDO ,EM 2012 ,VOU FAZER DUAS VIAGENS ,PARA ORLANDO E BARILOCHE ,E A UNICA COISA Q PENSO É NA DECOLAGEM ,NO POUSO ,NAS TURBULENCIAS ,VOU VIAJAR DE TACA ,AIAI ,JA ESTOU MUITO ANCIOSA ,E AINDA FALTAM UNS 5 MESES PARA A PRIMEIRA VIAGEM,VOU PROCURAR UM MEDICO ,DESTA VEZ NAO POSSO PERDER.

Anônimo disse...

Vou fazer uma viajem de avião... a sensação que tenho é que qdo eu chegar perto do avião, não vou conseguir entrar, vou sair correndo... vou gritar, sei lá, estou desesperada. Sofro de pânico, e é a primeira vez que vou voar!!! O pior, ganhei a viajem de presente de lua de mal... to sofrendo a dias...

luciana paes disse...

Oi gente
Ainda sou apavorada, mas melhorei muito!!!!! Fui ate para Lisboa sozinha em uma lata velha da TAP!!!!
Admito q ainda passo mal, quero vomitar, dor de barriga, choro quando decola, rezo o tempo todo...
Solução??? Voar durante o dia!!! Incrível, mas para mim o medo é muito menor! A sensação q tenho é q de dia tudo é mais calmo. A noite, no meio daquela escuridão...tenho pavor!!!!
E Nao deixo de lado o rivotril! Nao adianta muito, mas me acalma. Hj tomo pouco, mas Ja tomei tanto q ficava doida demais!

Thais disse...

Bruna, tbm já tomei tudo qto eh remédio. Qual foi essa sua descoberta que te derruba?
Bjso

Luis Moreira Albuquerque disse...

Olha eu também tenho pavor de avião, mas a melhor coisa para voar é tomar bastante wisque, de preferência quando chegar ao aeroporto e na hora de embarcar tome um copo cheio, "cawboy", é batata dorme a viagem inteira. Abraços e boa viagem.

meu blog www.citymore.blogspot.com

Anônimo disse...

Engraçado, muita gente com medo de voar, inclusive eu. Sinto saudade da época que amava voar, ir ao aeroporto, etc. Será que foram os acidentes aéreos? Será que é uma ansiedade de todos nós que não está relacionada diretamente com a viagem de avião?
Abraços!