23 de jun. de 2007

Florença


A cidade de Florença - Firenze, para os italianos - é um verdadeiro museu a ceu aberto. Caminhar a esmo pelas charmosas ruas da cidade, encravada na região da Toscana, é ter a certeza de deparar-se com belezas renascentistas durante todo o trajeto. A cidade abriga simplesmente 40% de todos os tesouros artísticos da Itália.
Seja beirando o rio Arno ou cruzando as ruelas da cidade, é possível receber rapidamente porque essa cidade passa sempre a figurar entre as prediletas daqueles que a visitam, com sua aura romântica e bucólica que convive em paz com hotéis, restaurantes e lojas grifados.
A ponte Vecchio é um dos famosos cartões postais de Florença: agitada, cheia de lojas e turistas encantados com suas muitas joalherias - bem diferente da Santa Trinitá, projetada pelo próprio Michelangelo e quase destruída pelos nazistas durante a segunda guerra.
A Piazza del Duomo, onde está a Catedral de Santa Maria del Fiore, é o centro de todo passeio. Sua fachada de mármore verde e rosa é inesquecível, e visível de vários pontos da cidade. Demorou mais de 150 anos para concluírem sua construção, cujo interior abriga obras de famosos artistas italianos, como Donatello, Uccello e Zuccari. Quem tiver fôlego para subir até sua cúpula terá uma das vistas mais bonitas da região. A belíssima Piazza della Signoria, sempre cheia de turistas, é repleta de arte e de história. Abriga o Palácio Vecchio e a Uffizi, onde você verá algumas das mais bonitas obras de Botticelli, Rafael, Rubens, Caravaggio e Rembrand. Ali pertinho, dá pra fazer uma pausa no Giardino di Boboli, enorme, justo ao lado do Palácio Pitti. Após descansar entre flores e fontes, impossível não visitar a Galleria dell' Accademia e espantar-se diante do majestoso Davi, de Michelangelo, em sua versão original, e de várias obras (muitas delas inacabadas) do gênio italiano. Do lado de fora, há versões menores das obras para você se deixar fotografar ao lado delas. E, é claro, um dia perfeito em Florença não poderia deixar de ter um delicioso gelatto - o sorvete da cidade é considerado o melhor do mundo. Minha sugestão: ciocolatto e frutas silvestres.

2 comentários:

Anônimo disse...

Firenze é, para mim, a cidade mais bonita da Itália. Me apaixonei de tal modo por ela que já estive lá quatro vezes e estou programando a próxima. Roma, Veneza, Pisa, Positano, são todas lindíssimas também, mas Firenze me conquistou definitivamente.

Anônimo disse...

Com certeza Firenze e maravilhosa, me apaixonei pela cidade mesmo indo sem muitas expectativas... nao pode deixar de tomar o famoso sorvete !!!!