24 de jun. de 2007

Madri ou Barcelona? Escolha difícil...

Madri e Barcelona são quase rivais na preferência de todo viajante que pisa na Espanha. Madri é a capital, residência da monarquia espanhola, e frenética dia e noite, seja pela movimentação financeira ou pelos muitos locais de comércio, como a repaginada Gran Via e seus prédios deslumbrantes. É lá também que os torcedores do Real Madrid comemoram suas vitórias com uma caña na histórica Plaza Mayor, na Puerta de Alcalá ou frente a fonte Las Cibeles. Seus museus conquistam qualquer visitante: impossível não se apaixonar à primeira visita pelas obras do museo Del Prado, o Reina Sofía e o Thyssen-Bornemisza.
Já Barcelona tem até outra língua: o catalão, já que é capital da Catalunha. Suas Ramblas fervem dia e noite, assim como o comércio do Passeig de Gràcia. Seus moradores torcem pelo Barcelona, e comemoram suas vitórias com cañas e cervezas em muitos bares em seqüência e é destino queridinho dos estrangeiros que estudam espanhol. Lá você se descobre apaixonado por Gaudi, seja pela interminável Sagrada Família, pela tresloucada La Pedrera ou pelo encantadoramente infantil Parc Güel. O mercado La Boqueria (ou Sant Josep) também faz sucesso entre turistas – e faz parte do dia-a-dia dos moradores. A maioria das pessoas se hospeda no incomparável bairro Gótico, de ruelas meio desertas e aparentemente sem rumo.
Madri sempre foi mais clássica, Barcelona mais arrojada, de cores mais excêntricas. Mas nos últimos anos é tarefa difícil não morrer de amores por Madri, que está ainda mais fulgurante em sua movida Madrileña. Não que Barcelona não seja encantadora, pelo contrário; mas a capital espanhola tinha enfrentado um período de decadência nos anos 90 e agora ressurge muito melhor que a encomenda – e ainda por cima fala espanhol, e não o complexo catalão. Mas seja qual for sua preferência, é sempre bom visitar uma e outra: ambas têm restaurantes de primeira, ótimos museus e atrações turísticas e noites de animar até o mais caído dos mortais.

17 comentários:

Anônimo disse...

Putz, eu sou Barcelona sem sombra de dúvida. Madri é mesmo mais clássica, pesadona, como se fosse pra gente um pouco mais velha e mais rica. Barcelona é leve, colorida, cheia de gente jovem e mochileiros por toda parte, com uma noite inesquecível.

Anônimo disse...

Estive em Madri e gostei muito da cidade, tanto para passear, quanto para comer, comprar e sair a noite. É democrática, com opções para todo mundo, de toda parte e todas classes. Barcelona nao conheço, mas o catalão me assusta um pouco e tenho amigos que reclamaram dos altos preços de lá.

Anônimo disse...

Barcelona, Barcelona, Barcelona!!!

Anônimo disse...

sou Madri, totalmente. Barcelona é linda, mas muito doida - e muito cara. Madri é boa de se perder, andar sem rumo, e descobrir um bar novo a cada noite.

Anônimo disse...

Eu vou fazer coro com a Erika: Barcelona, Barcelona, Barcelona! A Espanha toda é encantadora, mas essa cidade é tudo de bom, diferente de tudo que já vi. Língua, povo, costumes, bares... nunca vi nada igual.

Anônimo disse...

Entrando mais um pro time de amantes de Barcelona... é verdade que Madri ficou muito mais moderna nos últimos anos, mas Barcelona ainda é gostosa que só ela!

Anônimo disse...

Barcelona é como um sonho, nada parece muito real lá. Por isso todo mundo diz que nunca viu nada igual... como se nao bastasse Gaudi e as paisagens maravilhosas, ainda por cima tem praia!!!

Anônimo disse...

Faço coro com a maioria: adooooro Madri, mas que nem Barcelona não existe. A noite catalã é diferente, a comida melhor e até a língua, que muitos reclama, é interessantíssima.

Marcio Nel Cimatti disse...

Mari, Voltei de Madri agora. Acho essa escolha bem difícil. Depende muito do que cada um gosta. Mas acho que se somar tudo Barcelona é mais simpática e hospitaleira.

Ah, estou colocando um link do seu blog lá no A Janela Laranja, tá!

Bjo!

Anônimo disse...

Vi o comentário do Marcio aqui acima e iria falar justamente isso, que eu conheço Barcelona e amei a cidade é um encanto, mas depois das fotos do Marcio fiquei com vontade de conhecer Mardrid também!!!! :)

Mari Campos disse...

Patsy, faz tempo que tento deixar um comentariozinho lá no seu blog, mas nunca consigo... bjs e obrigada pelas visitas!

Anônimo disse...

Ihh Mari, será que tem problema e é por isso que não sai do zero...hehehe.

Vou tentar ver no wordpress se há problemas ou se apertei coisa errada.

Bjs e obrigada !!! Estou me inspirando em você aqui também. É muito bom seu blog!

Mari Campos disse...

Patsy, acho que descobri o probleminha no seu blog: ele só permite comentários de quem tem login no wordpress. Agora não sei como resolver... dá uma olhada na sua configuração e veja se há opção tipo "liberar comentários para qualquer leitor". bjs

Anônimo disse...

Madrid-Barcelona: as dois.
Por qué não???
Ate logo
Carmen

Mari Campos disse...

Carmen, tô com vc: as duas!!! Cada uma do seu jeito, no seu ritmo, e lindas!

Anônimo disse...

Barcelona, sem dúvida. Madri é ótima, linda, mas Barcelona é única.

Unknown disse...

Sem margem para duvida Barcelona é um Mundo, ja estive nas 2 cidades, mas Barecelona é reaolmente oiutra coisa!