1 de ago. de 2007

Festival Gastronômico de Tiradentes

Não são apenas os estudantes universitários que se encantam com a Tiradentes. A cidade mineira costuma deixar ótimas recordações em seus visitantes, não apenas por seu casario colonial mas também pelas experiências gastronômicas lá vividas. Não foi à toa que a cidade virou sede do Festival de Gastronomia e Cultura, que acontece este mês em sua décima edição. De 17 a 26 de agosto, serão almoços e jantares para lá de especiais, além de uma infinidade de mostras, cursos e shows.
O tema do Festival deste ano é justamente “A História da Gastronomia” e terá como ponto forte a interação entre as cozinhas mineira e catalã. Ainda assim, um dos convidados especiais será o francês Yves Pinard, chef mundialmente famoso por seus pratos inspirados nas principais obras do Louvre.
Tradição também do festival são os chamados “festins”, quando as pousadas da cidade ficam abertas para banquetes voltados mesmo para os turistas (tanto que os preços na maioria deles vão de 125 a 175 reais) . O mais tradicional dos festins é o “A oito mãos”, no qual quatro chefs renomados fazem almoços e jantares especiais com preços a partir de 10 reais. O tema “Comida di Buteco” também faz parte novamente do festival e os oito bares eleitos estarão presentes no Largo das Forras, apresentando suas especialidades.
Mas não é só de comida que vive o festival: os shows são item essencial na opinião de quem visita a cidade nesta época: jazz e MPB fazem parte da agenda. Para quem quer aprender e não apenas comer, são inúmeras as opções de cursos e palestras na “Escola do Sabor”.
Aproveitando a curta distância (apenas 12km), aproveite sua viagem para visitar também a visita São João Del Rey.

5 comentários:

Diogo disse...

Pena que pra ir pra lá, temos que passar antes por BH, fazendo conexão em Congonhas. Não rola...

Fica pro ano que vem, depois da reestruturação.

Bjos

Anônimo disse...

O problema, é q as opções são cras demais. os hotéis, pousadas e restaurantes se aproveitam da ocasião para cobrar ainda mais! E a cidade nem tem tantos atrativos assim para se cobrar tão caro!!

Anônimo disse...

A cidade é linda, um paraiso para quem possui filhos. A comida é inacreditavel com variedades gastronomicas, e quem gosta da comida mineira, em Tiradentes ira encontrar o que tem de melhor. A noite é sem explicação,quem busca segurança fique a vontade, curta os passeios historicos em cavalos, carroças, trilhas e muito mais.

Horacio Costa Pinto Neto

Anônimo disse...

Estive em Tiradentes neste final de semana,sempre me surpriendo cada vez mais,passei na cidade de Prados outro lugar muito gostoso,estive também em Bichinhos nossa!!! que lugar encantador...vou estar de volta no feriodo de 15 de Agosto,que chegue logo.

Anônimo disse...

Sem dúvida é uma época cara estar em Tiradentes durante o festival Gastronômico porém, vale muito a pena. Talvez não exista um outro lugar tão exuberante quanto Tiradentes no Brasil, quem sabe Ouro Preto que perde pela bagunça das suas repúblicas estudantis e seu desleixo público com relação as Igrejas.Quem não conhece Tiradentes perde por não conhecer o melhor do Brasil com sua riqueza arquitetural.