26 de set. de 2007

Cervejarias artesanais no sul do país

A Carmen comentou que precisávamos de um roteiro de cervejas para atrair alemães para o Brasil. E não é que esse roteiro já existe e faz o maior sucesso entre brasileiros e gringos? As cervejarias artesanais se multiplicaram na região do Vale do Itajaí (terra da Oktoberfest tupiniquim, lembram?) nos últimos anos e atraem uma verdadeira legião de apreciadores de loiras geladas, o ano todo.
Reza a lenda que todas as cervejas produzidas pelas fábricas artesanais do vale respeitam a Lei da Pureza, proclamada em idos de 1500 e alguma coisa na Bavária, que diz que apenas e tão somente malte, água, fermento e lúpulo podem ser usados como ingredientes de uma autêntica cerveja.
Agende as visitas antes pela Internet para garantir sossego e mais tempo para desfrutar das loirinhas (ou ruivinhas). Confira as melhores:
Bierland (http://www.bierland.com.br/) e Eisenbahn (http://www.eisenbahn.com.br/) em Blumenau
Cervejaria Borck (http://www.borck.com.br/) em Timbó
Cervejaria Heimat (http://www.choppheimat.com.br/) em Indaial
Shornstein (http://www.schornstein.com.br/) em Pomerode
Das Bier (http://www.dasbier.com.br/) em Gaspar
ZeHn Bier (http://www.zehnbier.com.br/) em Brusque

Na hora de escolher a hospedagem, a melhor relação custo-benefício é do Blue Tree Premium Colina Monthez (http://www.bluetree.com.br/, rod. Antônio Heil, km 29, (47) 3251-3700), que tem pacote especial para quem quer fazer a rota da cerveja - 2 noites com café da manhã custam 395 reais para duas pessoas e incluem um chope da ZeHn Bier, 2 long neck da ZeHn no quarto e visita à BierLand, Schorstein, ZeHn Bier, Eisenbahn e Das Bier com traslados.

5 comentários:

Diogo disse...

Marizinhaaa, sente só esse então que eu acabei de postar.

Lu-xo!!!

Bjão

Diogo disse...

Me dá uma cervejinha então. Mas tem que estar beeeeeem gelada :-)

Bjos

FILIGRANA disse...

Mari, seus posts como sempre têm temas únicos e inexplorados pelos blogueiros. Além disto, você é objetiva, detalhada, tirando o "caldo" certo de cada assunto. Me sinto muito bem informada quando passo aqui. beijinhos,

Mari Campos disse...

ô, Majozinha, assim vc me encabula... (pena que aqui não funciona o :oops: rsrsrs)
Dioguito, vou pensar no seu caso...

Unknown disse...

Cara Mari, moramos neste abençoado vale e recomendamos o turismo por aqui e outubro é a época certa para quem gosta de muita festa e agito, quase todas as cidades da região tem sua versão da Oktoberfest ( marejada em Itajaí ( tipicamente açoariana), fenareco em Brusque, schutezenfest em timbó , etc).
Espero que gostem da sugestão. Mari, parabéns pelo seu espaço virtual e pelo seu grande e viajado coração...